Lançado há exatamente um ano, VALORANT trouxe um cenário competitivo completamente novo. Desde o beta, diversas competições profissionais aconteceram e vários recordes foram quebrados, Além disso, assim como em qualquer jogo, alguns personagens e mapas acabaram sendo os preferidos dos atletas e foram escolhidos e jogados mais do que os outros.
Em comemoração ao aniversário de um ano de VALORANT, o Mais Esports separou alguns dos recordes, principais marcas atingidas por jogadores profissionais e estatísticas relacionadas aos agentes e mapas do jogo após um ano do lançamento oficial do FPS da Riot Games. Confira:
JOGADOR COM MAIS ABATES: WINSUM (4313)
Contando todas as competições profissionais deste o beta de VALORANT, o jogador que obteve mais abates foi o norte-americano Ryan “Winsum” Johns. Durante esse período, o atleta da Renegades conseguiu alcançar 4313 eliminações em 5172 rodadas disputadas, uma média de 0,83 kill por round.
Logo atrás dele estão Hunter “SicK” Mims, da Sentinels, com 4034 abates e Matthew “Wardell” Yu, jogador da TSM que obteve 3917 eliminações. Leonardo “mwzera” Serrati, que atua pela Gamelanders, é o atleta brasileiro com mais kills, com um total de 2525.
PARTIDA MAIS LONGA: 40 RODADAS
A partida entre GodSquad e Velocity Gaming foi uma verdadeira maratona. O jogo, que aconteceu em setembro de 2020 em série válida pela LG Ultragear TEC Challenger Series, teve uma duração de 40 rodadas.
O confronto foi no mapa Haven e terminou com uma vitória da Velocity Gaming por 21-19, em um jogo que contou com oito prorrogações. O triunfo colocou a equipe indiana na decisão da competição, que seria vencida pelo próprio time dias depois.
MAIS ABATES EM UM ÚNICO JOGO PROFISSIONAL: 49
O jogo entre GodSquad e Velocity Gaming não ficou marcado somente por ter sido o mais longo da história do competitivo. Durante o confronto de 40 rodadas, o indiano Debanjan “DEATHMAKER” Das quase conseguiu alcançar 50 abates com sua Jett, tendo terminado a partida finalizando incríveis 49 adversários.
AGENTE MAIS JOGADO: SOVA
No cenário profissional, nenhum agente foi mais escolhido do que o Sova. Com habilidades excelentes focadas em coletar informações para o seu time, não é estranho que o russo tenha um porcentagem de seleção de 73.39%. Omen, com 70.61% e Jett, com 66.88%, completam o pódio.
Por ter sido o último agente a ser lançado e por ser considerado um personagem abaixo da média, Yoru foi o menos escolhido no profissional, com apenas 0,5%, seguido por Skye ( 7.6%) e Viper (7.99%).
MAPA MAIS JOGADO: ASCENT
Mesmo não sendo um dos três mapas originais de VALORANT, Ascent é o preferido dos profissionais. Um dos cenários mais equilibrados no ataque e na defesa, Ascent foi jogada 9178 vezes no mais alto nível, o que corresponde a 30.39% de todas as partidas.
O segundo lugar é ocupado pela Bind, com 7855 partidas (26.01%), enquanto Haven está em terceiro com 6772 jogos (22.42%). O mapa que menos apareceu no profissional após pouco mais de um ano de VALORANT é a Icebox, selecionada apenas 2038 (6.75%) vezes.
MAIOR SÉRIE INVICTA (107 JOGOS) E MAIS TORNEIOS CONQUISTADOS (17): VISION STRIKERS
A maior série invicta no cenário profissional pertence a Vision Strikers. Com 107 jogos sem perder, a dinastia sul-coreana começou logo no primeiro torneio de VALORANT da região e durou até o VCT Challengers 2, quando a VS foi derrotada pela F4Q.
O quinteto composto por Kim “glow”, Lee “k1Ng”, Goo “Rb”, Kim “stax” e Kim “Zest” ficou invicto por nove meses e conquistou 17 torneios durante este período – mais um recorde que está longe de ser batido – entre eles o First Strike e Masters 1 da Coreia. Apesar do sucesso, o time não conseguiu se classificar para o Masters Reykjavik e ficou de fora do primeiro torneio internacional da história do VALORANT.
JOGADOR QUE GANHOU MAIS DINHEIRO EM PREMIAÇÕES: ZOMBS ($89,050)
Um dos melhores jogadores do mundo, Jared “zombs”, da Sentinels, também foi o que mais recebeu em dinheiro com premiações no VALORANT. Disputando diversos campeonatos e conquistando vários deles, o norte-americano á levou para casa 89,050 dólares.
PRIMEIRO CAMPEÃO INTERNACIONAL: SENTINELS
No final de semana anterior ao aniversário de um ano de VALORANT, o FPS da Riot conheceu seu primeiro campeão internacional. A norte-americana Sentinels, de forma invicta, conquistou o Masters Reykjavik após vencer a europeia Fnatic na decisão e mostrou ser o melhor time do mundo.
Com a vitória, além de entrar para a história do FPS da Riot como primeiro campeão internacional do jogo, a Sentinels também levou para casa 200 mil dólares de premiação e pontos o suficiente para garantir sua presença no VALORANT Champions, mundial do jogo que acontece em dezembro.
Veja também: B4 contrata ex-INTZ Angels e VALORANT, composta por Tayhuhu e mais