O ano de 2022 marcou uma evolução importante no cenário feminino do CS:GO e VALORANT. Cada um dos jogos teve um campeonato mundial, o que fortaleceu o cenário e incentivou a entrada de organizações com times femininos.
Sabemos que o Brasil é o país do FPS, e nossas jogadoras não fizeram feio! No VALORANT, a Team Liquid dominou as competições no Brasil e no Mundial brigou em alto nível. A FURIA foi dominante e conseguiu chegar em todas as decisões internacionais do CS:GO.
CS:GO
No CS:GO, as mulheres finalmente tiveram um Campeonato Mundial para disputar em alto nível. A ESL Impact, assim como o Major, foi disputada em duas edições ao longo de 2022 com a mesma campeã e vice: Nigma Galaxy e FURIA, respectivamente.
As equipes atuaram ao seu máximo em um duelo que durou toda a temporada, mas que terminou melhor para as russas. Na primeira temporada, realizada em Dallas, as brasileiras foram derrotadas por dois a um; em Jönköping, palco da segunda edição, a Nigma Galaxy levou a melhor por dois a zero.
A ESL Impact Season 1 contou com um pico de 110.679 de audiência na partida entre CLG e FURIA, válida pela semifinal. Ao todo, a ESL Impact Season 1 contou com 1.002.312 de horas assistidas em 35h10m no ar. 29.071 foi a média de espectadores.
Além disso, Nigma Galaxy e FURIA também duelaram na ESL Impact Valencia 2022, torneio Tier 2 que teve quatro equipes convidadas e quatro oriundas de qualificatórios.
Brasil
A FURIA foi a equipe de destaque no cenário nacional e também internacional. Duas vezes vice-campeãs, o elenco elevou o nível de jogo feminino dentro do Brasil, vencendo a maioria das competições que disputou.
Somente em quatro oportunidades a FURIA não ficou entre os três primeiros colocados de um torneio, dois deles os qualificatórios para a disputa do Circuito Brasileiro de Counter-Strike (CBCS).
Outras equipes destaques foram a Black Dragons, MIBR e B4. Os dois quintetos também representaram o Brasil nas três edições da ESL Impact
VALORANT
O VALORANT Game Changers Championship 2022, ou Mundial Feminino de VALORANT, foi o principal torneio do gênero no cenário internacional. As ligas regionais garantiram a presença de oito equipes em Berlim para a disputa do troféu.
As primeiras campeãs mundiais foram as jogadoras europeias da G2, que venceram a Shopify na decisão por três a dois para levar o título para casa. No caminho até a glória, a equipe passou por X10, Cloud9, Team Liquid, além da própria Shopify.
O campeonato foi sucesso de público com uma média de 114.914 pessoas conectadas nas partidas, com o pico de audiência de 239.334 na final entre G2 e Shopify. Com 47h25m no ar, o campeonato contou com 5.448.830 de horas assistidas. Os números são do portal Esports Charts.
Domínio da Team Liquid
Não há como falar do competitivo de VALORANT sem falar da Team Liquid. A organização chegou no Brasil ao contratar o elenco que atuava pela Gamelanders Purple no início de 2022.
As jogadoras não tiveram sucesso somente em solo brasileiro, mas se destacaram no cenário internacional com a campanha feita no Mundial de VALORANT. A equipe de daiki ficou no terceiro lugar, sendo eliminada pela Shopify.
No Brasil ninguém teve chance de vencer. A Team Liquid fez um ano perfeito no circuito oficial de VALORANT. Tanto nos qualificatórios ao Game Changers Brazil como no próprio evento principal, daiki e companhia alcançaram o primeiro lugar e foram soberanas nos campeonatos brasileiros.
O único campeonato no qual a Cavalaria não desempenhou bem foi na Gamers Club Elite Cup, quando caiu na segunda fase do torneio. Neste torneio, a Team Liquid ficou na 14ª colocação.