×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

5 carreiras para seguir no mundo do poker

Geral

Considerado o quinto esporte da mente, o poker é uma modalidade que oferece diversas oportunidades para quem busca trilhar uma carreira profissional. Afinal, no universo dinâmico que o envolve, há muito mais em jogo do que simplesmente as cartas na mesa, com espaço para vários perfis de profissão.

Desde os talentosos jogadores até especialistas em outras áreas, é possível construir uma trajetória de sucesso utilizando conhecimentos técnicos e unindo a paixão pelas mesas de feltro verde. Seja diante das câmeras ou nos bastidores do esporte, há pelo menos cinco carreiras com grande potencial relacionadas ao poker.

(Imagem: Divulgação/FreePic)

Atleta profissional

O sonho de consumo de qualquer apaixonado pelo mundo das cartas é se tornar um atleta profissional. No entanto, nem todo bom jogador de poker acaba chegando lá, já que essa carreira exige muita dedicação, estudo e disciplina para se destacar em um mercado bastante competitivo. Mais do que tudo, é importante ter um bom gerenciamento de bankroll, controle emocional e aprimorar suas habilidades constantemente.

Para aqueles que sonham em disputar os maiores eventos do mundo, existem quatro sinais de que você está pronto para se tornar um profissional, e todos eles exigem resiliência, dedicação e resultados constantes. Importante frisar que se trata de um caminho longo e todas as etapas de evolução devem ser respeitadas para vir a ser um competidor completo.

Treinador

Uma alternativa para ex-atletas profissionais ou jogadores aspirantes com bastante experiência é a função de técnico. Trata-se de uma carreira que exige habilidades sólidas de ensino, conhecimento aprofundado sobre a modalidade e capacidades estratégicas para formar os melhores competidores. Ou seja, não é uma profissão para qualquer um.

Nesse campo, há diversas oportunidades, seja atuando diretamente com grandes estrelas do esporte, liderando equipes de alto rendimento ou até na formação de novos jogadores. Além disso, também é possível oferecer aulas particulares, cursos online ou criar conteúdo educativo para ajudar outras pessoas a evoluírem no jogo.

Streaming

Atividade que ganhou bastante destaque com a consolidação da internet, o streaming é uma alternativa muito interessante para criadores de conteúdo. No caso do poker, os streamers podem transmitir suas próprias partidas ao vivo em plataformas como Twitch ou YouTube ou até fazer a cobertura de eventos de terceiros.

Esse é o caso do paulista André Akkari, multicampeão nas mesas de feltro e também um dos sócios da equipe FURIA, de eSports. Segundo brasileiro a conquistar um bracelete de ouro na WSOP, a Copa do Mundo de Poker, em 2011, Akkari possui quase 15 mil seguidores em sua página na Twitch, sendo o streamer de maior prestígio no país nesse segmento.

Mais do que tudo, a carreira no streaming é uma ótima forma de interagir com fãs, construir uma comunidade e gerar renda através de doações, anúncios e patrocinadores. Com a evolução da profissão, foram surgindo narradores e comentaristas de poker que analisam torneios e grandes eventos. Para desempenhar essa função, é necessário ter um bom conhecimento do jogo, capacidade de comunicação clara e objetiva, além de uma voz agradável.

Desenvolvimento de software

(Imagem: Divulgação/FreePic)

Já mais distante do prestígio das mesas de feltro, existem possibilidades de carreira por trás das cortinas dos grandes salões ou das telas de partidas virtuais. Para quem tem habilidades em programação e um interesse pelo poker, pode-se considerar entrar na indústria de desenvolvimento de software.

Trata-se de uma profissão que exige conhecimentos aprofundados em linguagens populares e programas específicos, já que inclui a criação de aplicativos móveis, softwares de análise estatística, ferramentas de treinamento e até mesmo plataformas de poker online. Ou seja, é primordial ser bastante criativo e dominar os conceitos de programação para se destacar no mercado.

Consultoria de marketing

Assim como em diferentes profissões que implicam em relações-públicas, muitos jogadores profissionais de poker precisam de assistência na gestão de suas marcas pessoais e na promoção de si mesmos. Como consultor de marketing, assessor de imprensa ou empresário de um atleta, é possível ajudá-los a desenvolver estratégias de rede social, encontrar oportunidades de patrocínio e construir relacionamentos com os veículos de mídia.

Para trabalhar nesse segmento é preciso, portanto, ter alguma formação relacionada à área de Comunicação, com Marketing, Publicidade, Jornalismo e afins. Ter conhecimentos de poker é um diferencial para explorar o mercado da modalidade e traçar planos de maneira mais eficiente.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 26 de abril de 2024 • Editado há 3 meses

Matérias Relacionadas
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 9 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 10 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 12 dias
Geral
LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido
Geral

LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido

Neste sábado, em partida contra a T1, o Deft alcançou uma marca que até então só Faker, o maior da história, havia conseguido.

Há 23 dias
Geral
LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização
Geral

LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização

A LOUD anunciou na noite desta quinta-feira (27) através das redes sociais, que Coringa se tornou o novo sócio da organização.

Há 25 dias
Geral
Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024
Geral

Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024

O Esports Awards, premiação internacional de esports, anunciou os primeiros finalistas de algumas categorias presentes no evento.

Há 25 dias

















































Campeonatos Atuais