Após reclamação de times, Riot diz que está de olho em mudanças no sistema competitivo

Após reclamação de times, Riot diz que está de olho em mudanças no sistema competitivo

Após duas equipes de região Major reclamarem sobre o sistema de competições da Riot Games no League of Legends, no caso a Cloud9 e a MAD Lions (NA e EU, respectivamente), o Head de Esports Global da publisher, John Needham declarou que a empresa está de olho nessa situação e que constantemente busca maneiras de melhoras o cenário.


Continue depois da publicidade

Sistema competitivo da Riot é o mesmo há anos e gera insatisfação de times Ocidentais (Foto: Riot Games)

Integridade esportiva é fundamental para o nosso esporte, queremos que seja justo para todos os times do torneio. Com certeza olhamos as scrims e uma das coisas incríveis do Worlds é isso, os melhores times do mundo se enfrentando em scrims, na SoloQ, isso é bem grande. Não queremos desfavorecer nenhuma equipe, então estamos constantemente vendo maneiras de melhorar e dar melhores condições para as equipes se prepararem  e com certeza vamos dar uma olhada nisso.

A Head de Esports Global de League of Legends, Naz Aletaha, complementa o raciocínio de John: “Sim, nós absolutamente estamos procurando maneiras de deixar as regiões mais próximas. Definitivamente estamos olhando para isso e fico feliz que isso está em demanda, porque eu mesma, como fã, espero isso também.”

O que as equipes dizem?

Em linhas gerais, tanto Cloud9 quanto MAD Lions argumentaram o mesmo, que a falta de jogos internacionais, ou “oportunidades de intercâmbio” prejudica a evolução de regiões isoladas, como a própria América do Norte.


Continue depois da publicidade

Coach da MAD Lions, Mac falou que a Europa precisa evoluir como um todo (Foto: Riot Games)

Mac, treinador da MAD Lions, afirma que o sistema atual favorece bastante equipes da Coreia, China e Japão, já que, pela proximidade geográfica, podem treinar uns com os outros durante todo o ano. Mithy, coach da C9, segue a mesma linha: “Nós temos muitos jogos inúteis no 1º split.”

Acredito que toda a forma que o sistema foi feito, é bastante injusto. […] Nós estamos presos no NA ou na Europa, e para um time ocidental ir bem, precisaríamos fazer um bootcamp na Coreia por um tempo. De forma geral, será bem difícil um time do ocidente ser campeão, porque o sistema precisa mudar para que possamos viajar pelo mundo, para treinarmos com mais times e por mais tempo, criando assim torneios internacionais mais disputados.


Continue depois da publicidade

Mithy, treinador da Cloud9, alegou que faltam experiências internacionais no calendário (Foto: Riot Games)

Na mesma coletiva, quando questionado sobre o formato do Mundial em si, John Needham declarou que a Riot está de olho no sucesso da LPL em adotar o formato de “Double Elimination”, ou eliminação dupla, em tradução livre. Os defensores deste modo de disputa afirmam que uma quantidade maior de jogos e séries Md5 deixaria o campeonato mais disputado e com narrativas mais emocionantes.

Enquanto os formatos e sistemas são discutidos para o próximo ano, a temporada 2021 de League of Legends competitivo chegará ao fim neste sábado (6), quando DAMWON Kia e EDG decidem o grande campeão do Worlds 2021. A série será disputada a partir das 9h, no horário de Brasília.

Veja também: EDG pode se tornar o segundo time a vencer um MSI e Mundial


Continue depois da publicidade

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias