No primeiro ato da segunda temporada de Arcane foi lançado e se tornou um verdadeiro sucesso, colocando a série como a mais assistida da Netflix em 64 países diferentes.
O primeiro ato explora ainda mais o confronto entre as cidades de Piltover e Zaun, mas também introduz o público à organização Rosa Negra, que é rodeada de mistérios e magias. Mas afinal, o que é e quem faz parte desta organização? Tem a chance de aparecer um novo campeão?
Vamos te contar tudo sobre a Rosa Negra no universo do League of Legends e o que esperar em Arcane. Ah, e tome cuidado, partes deste texto podem conter spoiler da segunda temporada!
Rosa Negra, a cabala do LoL
Antes de tudo, a Rosa Negra é uma cabala, ou seja: um grupo que usa do oculto para alcançar feitos maiores e/ou vender a promessa de força ou poderes místicos. Na linha do tempo atual do LoL/Arcane, a organização está situada em Noxus, mas na história do jogo ela surgiu antes mesmo de Noxus se consolidar como império.
Para entender a origem da organização, temos que ir para o período pós Darkiin, onde seres apocalípticos que quase dizimaram Runeterra, foram aprisionados em armas, criando campeões como o Aatrox, Naafiri e a foice do Kayn (Rhaast). Após esse período, foram criadas muitas tribos, cada uma com um culto.
Contudo, um ser queria dominar todas as magias, independente do quão obscura ela fosse, e dominar toda Runeterra. Seu nome é Mordekaiser. Ele dominou tantas magias que se tornou um Revenã, aquele que retorna para aterrorizar os vivos, e durante seu plano de absorção de magia, dependia de alguns magos próximos para aprender. Alguns deles são os campeões Veigar (que acabou corrompido pelo Morderkaiser) e a LeBlanc.
Desde essa a época a LeBlanc já influenciava Runeterra, virando uma conselheira de guerra do Mordekaiser, se tornando influente nas tribos bárbaras de Noxi (que viria a se tornar Noxus) e fazendo uma aliança com um mago da hemomancia praticamente imortal, Vladimir. Estas eram peças do seu grande plano.
Para o Mordekaiser retornar dos mortos de qualquer batalha, ele só precisava que sua ossada estivesse reunida, pois com isso ele poderia voltar para o mundo dos vivos e continuar dominando. A fim de assegurar esta ossada, ele criou o Bastião Imortal, uma fortaleza onde só tinha acesso os seres mais confiáveis do Revenã; Leblanc era um desses seres.
Influenciando as tribos bárbaras que temiam ao Revenã, LeBlanc uniu as forças militares destes povos para atacar Mordekaiser, e sua promessa era justamente livrar o povo oprimido da opressão. Durante a distração da batalha entre os povos bárbaros e Mordekaiser, a maga pálida roubou o crânio de seu mestre, impedindo o retorno do Revenã.
A partir disso, surge Noxus, mas sem a mera ambição de dominação. Com o nascimento do império, formaram-se as famílias nobres e uma sede por poder. Dessa ambição, nasceram também as promessas de poder de uma organização: a Rosa Negra, uma cabala criada pela aliança entre Vladimir e Leblanc, destinada a influenciar todos e tudo na nação noxiana.
Atuação nas sombras
Perceberam como a fundação da Rosa Negra acontece de forma sem protagonismo, mas influenciando todo um império? É assim que a organização age em Runeterra e por Noxus, a promessa de poder fez muita gente poderosa (Cassiopeia), manipulada (Briar) e escravizada (Rell).
A Rosa Negra já comandava todas as decisões do império, sem aparecer, e decidindo quais seriam os líderes, quais nobres importavam mais, e o povo mal sabia da existência desta cabala.
Swain e o fim (?) da influência da Rosa Negra
O Bastião Imortal ainda existe, embora inacessível, sob o controle da Rosa Negra, junto com magias ocultas e segredos místicos. Um desses segredos, o demônio primordial Rawn, que devora segredos, revelou a Swain, à beira da morte em uma guerra, como a ‘Mulher Pálida’ (LeBlanc) controlava o imperador e toda Noxus por meio de seus segredos.
O general estava à beira da morte quando um corvo chegou para se alimentar de seu corpo, ao que Swain foi tomado por uma familiar escuridão. […] Swain olhou diretamente nos olhos do corvo e viu o reflexo do mal que estrangulava o coração de Noxus. Uma rosa negra. Uma mulher pálida… e seu imperador fantoche.
Então, Swain foi até a antiga fortaleza de Mordekaiser, onde fez um pacto e se fundiu ao demônio. Em seguida, destruiu o Bastião Imortal, matou o imperador de Noxus e, em um golpe, declarou a nova liderança do reino: o Trifárix!
O Trifárix é o regime que estabeleceu uma liderança tripla no império de Noxus, conhecido como o Conselho dos Três. Cada líder representa um dos Princípios de Força: Swain, como o Grande General e representante da Visão; Darius, a Mão de Noxus, representando a Força; e o misterioso “Sem Rosto,” cuja identidade permanece desconhecida, mas há especulações de que possa ser LeBlanc, manipulando as sombras e a política noxiana em prol da Astúcia.
No entanto, após a revelação demoníaca que recebeu, Swain, como Grande General, passou a caçar implacavelmente qualquer influência da Rosa Negra. Essa postura provocou o ódio das famílias nobres de Noxus, que, influenciadas pela organização, rejeitam o golpe de estado liderado por Swain.
Você pode se perguntar: “Mas como a líder da Rosa Negra poderia ser o Sem Rosto? Não seria contraditório?” A resposta talvez esteja em outra pergunta: será que, como LeBlanc sugere, tudo isso não faz parte de um plano dela?
Quais campeões já foram afetados pelos feitos da Rosa Negra?
Lembra que mencionamos que LeBlanc pegou o crânio de Mordekaiser? Pois bem, este crânio foi levado para a Ilha das Bênçãos e utilizado em um ritual sombrio por Viego, dando origem à Ilha das Sombras. Isso significa que todos os afetados pelas Névoas da Ilha das Sombras foram, indiretamente, influenciados pela Rosa Negra.
Mesmo campeões focados em outras regiões, como Riven, em Ionia, e Samira, em Shurima, também foram impactados pela organização.
Na verdade, todos os noxianos podem ser considerados reféns das manipulações de LeBlanc e seus feiticeiros. Entre os campeões ligados diretamente à Rosa Negra estão Vladimir, que fundou a organização ao lado da “matrona pálida”; Cassiopeia, uma das representantes da família mais nobre de Noxus; e Elise, uma ex-aprendiz de LeBlanc, que se voltou contra sua mestra após adquirir poderes nas Ilhas das Sombras.
Será que vamos ver a Leblanc em Arcane?
Embora saibamos de sua existência, poucos em Runeterra já viram LeBlanc pessoalmente, então é improvável que tenhamos um vislumbre direto dela em Arcane. Talvez escutemos sua voz ou recebamos alguma menção mais explícita.
A história de Arcane, no entanto, parece acompanhar todos os eventos importantes, especialmente a expansão motivada pelos interesses pessoais de Ambessa Medarda, que não agradam à Rosa Negra.
Vale lembrar que a Rosa Negra está por trás do assassinato de Kino, filho de Ambessa, então agora a general noxiana busca proteger o restante da sua família a qualquer custo.