Quando se fala sobre estilos de jogos diferentes, não se pode resumir à forma como um draft é elaborado ou mesmo sobre qual será a rota com maior prioridade numa determinada partida, mas sobre uma série de fatores que envolvem tomadas de decisões e o fator comportamento-resposta.
Em League of Legends, cada pequena ação no mapa tem um resultado ou impacto que terá alguma influência sobre ações futuras. A fim de exemplificar isso melhor, vou tomar como exemplo o estilo de macro game que foi bastante recompensado e utilizado como modelo pelo mundo todo, a forma como a LCK e equipes como a SKT dominaram o meta alguns anos atrás, definindo um jeito específico de comportar-se com relação ao macro game.
A SKT de Faker e outros grandes times coreanos fizeram história ao desenvolver um jeito de jogar em que eles criavam situações em que queriam lutar, executavam como queriam e se aproveitavam dos benefícios daquela jogada, minimizando alguns dos eventuais erros e maximizando a vantagem. Era saber aproveitar de uma única oportunidade para direcionar o jogo para o seu time.
Com isso, os jogadores são capazes de se comportar de uma maneira que eles desejam e criar, a partir disso, consequências ou respostas que serão boas para eles de maneira geral, ou seja, eles geram um impacto mais favorável para a sua equipe no mapa, enquanto que o adversário deve lidar com as consequências ruins.
Mas já tem algum tempo que isso tem mudado, já que alguns times começaram a “counterar” esse tipo de macro game tão valorizado. Esse novo estilo é algo como “Não vou deixar que você impacte o mapa como quer, vou fazer com que você se perca nessa forma de organização”. Com isso, surgiu um modo de jogo mais perigoso e instável, rápido e de alto risco. Os jogadores passam a se organizar de uma maneira diferente, andando juntos e forçando lutas (skirmishes) que, por vezes, surpreendem o adversário.
Tanto a liga chinesa (LPL) como a atual G2 (LEC) passaram a construir seus jogos com base nessa essência. Ora, se você força lutas que o adversário não compraria cedo, você o força a tomar uma decisão que não estava nos planos. Esse modo de jogo, que antes era visto como “ruim” e “grosseiro” se provou eficaz, especialmente quando essas equipes começaram a dominar os coreanos. A IG conquistou o último Mundial enquanto a G2 bateu a SKT por 3×2 na semifinal do MSI 2019.
Resolvi abordar esse assunto porque esse estilo mais recente me reteme à maneira como a KaBuM tem conquistado tantas vitórias no CBLoL 2019. Ranger vem abusando bastante da noção do tracking do jungler adversário para criar pequenas lutas, sempre focando o lado mais forte do mapa. Usando da força de seus solo laners, os Ninjas forçam o adversário a lutar, gastar recursos e se aproveitam disso, quando a jogada dá certo. Com isso eles conseguem travar ou parar o macro de side lane do oponente.
Mas é algo tão arriscado que eles já perderam alguns jogos por isso, tanto contra o Flamengo quanto contra a Uppercut, times que souberam punir no momento certo e barraram as tentativas que a KBM teve de voltar para o jogo.
E é nesse ponto que tem consistido as vitórias do Flamengo. É um time bastante sólido com jogadores muito bons, mas eles ainda jogam um macro mais seguro, totalmente diferente do estilo da KaBuM. No último jogo deles contra a Uppercut, bastou uma boa luta para que eles direcionassem a partida a seu favor. É um time mais cauteloso e que espera mais por uma boa oportunidade de resposta.
Entre quem arrisca mais ou arrisca menos, tudo pode acontecer. Ainda assim, vejo os Ninjas com uma carta coringa na mão, que é o fator surpresa. Não acredito que eles joguem de uma maneira tão arriscada contra o Flamengo nos playoffs mas, atualmente, é o que eles têm de melhor. Se a jogada funcionar, eles saberão aproveitar o máximo, mas, se não funcionar, tem grandes chances de tudo ir por água abaixo e o Rubro Negro já provou que sabe punir.
No atual momento não vejo esses dois times fora da final, considerando os resultados da fase de pontos. Ao mesmo tempo, muita coisa pode acontecer durante os playoffs e surpreender. É preciso lembrar que MD5 é um momento totalmente diferente, quem se mostrar mais consistente vence. E é isso que se deve ter em mente para pensar sobre um provável confronto entre KBM e FLA. Qual estilo de jogo será mais constante no final?