CBLOL 2021: Riot explica contagem de hashtag e se reunirá com equipes para debater assunto

League of Legends
De:Vitor Ventura-
June 8, 2021

Em resposta ao portal The Enemy nesta terça-feira (8), a Riot Games Brasil explicou como funciona a contagem de hashtags utilizadas no torcidômetro, um momento da transmissão do campeonato onde o “nível” das torcidas é medido.

De acordo com a resposta da publisher, a apuração é feita por uma plataforma que se conecta às redes sociais e à transmissão, com o objetivo de dar mais precisão nos números finais que aparecem na tela para o público e casters. A apuração começa, de fato, às 20h do dia anterior à partida.

Urubarons
Torcida da Urubarons deixou de utilizar a hashtag oficial do Flamengo no CBLOL (Foto: Riot Games/Reprodução)

A Riot Brasil ainda disse ao portal que se reunirá com as organizações nesta semana para discutir possíveis ajustes ao algoritmo, e esclarece que o objetivo do “torcidômetro” é meramente o entretenimento, não acarretando em nenhuma bonificação às equipes, nem mesmo financeira.

Vale ressaltar que, como parte do sistema de Franquias, a Riot não possui somente a premiação pelos resultados das equipes como uma bonificação financeira às organizações. Através do Fundo de Receitas da Liga, a publisher também tem uma premiação baseada nos números de audiência ao longo da temporada.

Segundo a resposta ao The Enemy, a Riot Games garante que por “audiência”, nesse caso, somente os números de espectadores assistindo às transmissões entram na conta.

Polêmica e boicote no CBLOL

Após a estreia do Flamengo no 2º split do CBLOL 2021 no último sábado (5), contra a paiN Gaming, parte da torcida rubro-negra protestou o resultado do torcidômetro, alegando que sua campanha com a hashtag GoFla deveria ter vencido.

Em protesto contra a “falta de transparência” da Riot Games, a torcida Urubarons se posicionou declarando que não mais iriam usar a hashtag oficial do Flamengo no CBLOL.

Com a resposta da Riot nesta terça (8), porém, a torcida publicou uma nova nota, onde afirma que conversou com a empresa e descobriu a presença de um filtro que poderia estar prejudicando esta apuração. Assim, a Urubarons declara que voltará a usar a tag oficial.

Em Summoner’s Rift, o Flamengo começou bem o CBLOL vencendo seus dois jogos válidos pela Semana 1, contra paiN e RED Canids Kalunga. No Academy, porém, a estreia foi com derrota para os tradicionais.

Você confere a cobertura completa do CBLOL e Academy aqui no Mais Esports.

Veja também: Goku é movido para posição de suporte no Flamengo