Logo MaisEsports
HomeAssistaRecallAnuncie
Logo MaisEsports

CBLOL 2022: Miners terá que encerrar patrocínio da Netshoes do seu time de LoL

Bruno Rodrigues
publicado em 13 de dezembro de 2021
League of Legends

A Riot se posicionou nesta segunda-feira (13) sobre a situação da Netshoes Miners e KaBuM! no CBLOL 2022. As duas organizações estão sob a regra de conflito de interesses no campeonato, já que o Magazine Luiza, que agora é dono da KaBuM Informática, também é dona da Netshoes.

Dessa forma, a Miners, comandada pela empresa E-Flix, será obrigada a desvincular sua marca da Netshoes, e terá como prazo o primeiro split do próximo ano. É válido ressaltar que a decisão vale apenas para o time de LoL da organização.

Entendendo o caso entre KaBuM! e Netshoes Miners

Nos últimos meses foi noticiado o processo de compra da loja KaBuM pela Magazine Luiza, que foi finalizado com sucesso em dezembro. A compra também envolve o time do CBLOL da KaBuM, e de acordo com a Riot, os dirigentes da organização têm interesse em manter o time no torneio.

O Magazine Luiza também é dono da Netshoes, a principal patrocinadora da Miners, detendo inclusive os direitos de nome da organização. Os representantes do time mineiro também ressaltaram que desejam continuar no campeonato. Isso gera um possível conflito de interesse e vai contra a regra 3.5.1 do CBLOL:

3.5.1 Relação entre Equipes: Nenhum dono de time, gerente ou afiliado de um dono pode controlar, direta ou indiretamente, ou ter interesse financeiro direto (ex.: ser dono) ou indireto (ex.: um acordo contratual), ou ser um funcionário ou membro de mais de uma organização participante de uma liga profissional de League of Legends.

Decisão da Riot para o CBLOL 2022

Por violar uma das principais regras do CBLOL, a Miners terá que encerrar o seu vínculo com a Netshoes, e não poderá ter como patrocinadora nenhuma outra empresa ou marca que pertença a Magazine Luiza. É válido destacar que a empresa dona da vaga é a E-Flix, por isso é possível que eles continuem no campeonato usando o nome “Miners”.

Como a Netshoes é a patrocinadora principal da Miners, a desvinculação das duas marcas traz um grande impacto financeiro para a organização, por isso a Riot deu o prazo de um split para que o processo seja feito, com tempo para que a organização possa encontrar outro patrocinador, se assim desejar.

[…] A Riot autorizou a E-Flix a manter a Equipe de League of Legends sob o Naming Rights da Netshoes, nos moldes atuais, até o dia 31 de Maio de 2022 (que inclui a Primeira Etapa do CBLOL 2022 e o MSI 2022), de forma a dar à organização tempo e recursos para que possa ajustar sua estratégia e seguir com seu planejamento para Esports. Desta forma, durante o primeiro semestre de 2022, KaBuM! Esports e Netshoes Miners poderão jogar o CBLOL, e a partir da Segunda Etapa, a Netshoes Miners apresentará uma nova marca (podendo preservar o nome Miners, que é sua marca primária) e terá a possibilidade de apresentar novos parceiros comerciais.

A Riot ainda ressaltou que confia na conduta profissional de ambas as equipes, e que transações como essas são movimentos naturais do mercado.

Com o crescimento dos Esports, é natural que novos investidores vejam valor em participar do cenário. As organizações oferecem cada vez mais valor a investidores e patrocinadores. A Riot Games sempre agirá no sentido de viabilizar o crescimento do mercado enquanto preserva a integridade competitiva de seus torneios e competições.

Dessa forma, no primeiro split do CBLOL 2022 a Netshoes Miners continuará na competição com esse nome, sendo que as mudanças serão obrigatórias apenas para o segundo split. Até o momento o time mineiro ainda não anunciou sua line-up, ao contrário da KaBuM, que já revelou sua escalação completa.

Veja também: Luskka mira competitivo de Valorant para 2022

netshoes miners - CBLOL 2021
O time de LoL da Miners terá o primeiro split de 2021 para encerrar o seu vínculo com a Netshoes, devido a conflito de interesses (Foto: Divulgação/Miners)

 

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!

Logo MaisEsports© Todos os direitos reservados à maisesports