×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2023: INTZ participa em média de um programa oficial a cada seis meses

League of Legends

É possível notar que, nos últimos dias, uma parcela da comunidade de League of Legends e especialmente torcedores da INTZ passaram a cobrar avidamente a Riot Games em publicações da empresa nas redes sociais do CBLOL. O motivo? A falta de representantes da organização Intrépida em programas oficiais da grade, como o Depois do Nexus e o Tropas Liberadas.

Com base nesta dúvida, o Mais Esports fez um levantamento desde o início da era das franquias sobre quantas vezes cada organização enviou representantes para programas oficiais da Riot Games. É válido ressaltar que estão excluídos conteúdos em texto publicados no LoL Esports BR e outros que não sejam relacionados à produção audiovisual.

De antemão, procuramos a Riot Games e questionamos sobre como funciona o processo de escolha dos times para a participação nestes tipos de programa. Além disso, também foi perguntado se a participação dos membros das franquias é obrigatório, e se o desempenho das equipes influencia nesse tipo de decisão. A desenvolvedora optou por não responder as perguntas.

Imagem da logo da INTZ em um computador do CBLOL
Reprodução/Riot Games

Tropas Liberadas

O podcast oficial da Riot Games foi criado em 2019. De lá para cá foram publicados 102 programas.

Na nossa análise, estão incluídos apenas os programas que aconteceram desde a implementação do sistema de franquias, onde as equipes são parceiras do CBLOL. Nesse sentido, o primeiro Tropas Liberadas desta nova era foi o 42, que não contava com representantes de times e sim personalidades convidadas pela Riot Games, como Dioud, Brucer, Ericat e muitos outros.

O formato do Tropas Liberadas começou a mudar a partir do episódio 69, quando se tornou um “mesacast” presencial com um convidado e um representante de time. O primeiro contou com Grevthar, então na RED Canids, e Brucer, ex-jogador profissional de LoL.

Veja o levantamento nos gráficos abaixo:

Gráfico Tropas Liberadas
Reprodução/Mais Esports

Os dados de 2022

Em 2022, é interessante notar a disparidade entre as participações de LOUD e paiN no programa comparado com a Rensga, que não participou em nenhuma ocasião, Flamengo, apenas uma vez em uma edição especial do Academy, e INTZ e Miners, com duas aparições.

É bem verdade que INTZ e Flamengo não passaram por bons momentos durante a temporada 2022 do CBLOL. Entretanto, a Miners disputou a classificação para os playoffs nas duas Etapas. Sem uma resposta da Riot, é importante notar a proximidade entre os jogadores e times convidados e o desempenho deles no campeonato, além do engajamento do público.

Porém, em um sistema de franquias, é esperado equidade de ações e participações de equipes em conteúdos relacionados ao campeonato. Afinal, as organizações pagaram os mesmos valores para estarem nas posições que estão e podem esperar oportunidades iguais para conversar com o público e divulgar a sua marca.

Primeiras impressões em 2023

Até o momento, em 2023, foram sete programas e onze representantes de times convidados. Dos dez times da franquia, oito já tiveram participantes no Tropas Liberadas, enquanto apenas dois ainda não haviam sido convidados: INTZ e LOUD. Yampi, da organização Intrépida, participará do programa nesta sexta-feira (10).

— #CBLOLDiff (@CBLOL) March 1, 2023

Depois do Nexus

O DDN é um dos produtos mais antigos da Riot Games. A primeira edição do programa aconteceu em 2016 e se mantém até os dias atuais, com poucas mudanças de formato e já no sistema de franquias. Dito isso, a análise é em cima do período que se inicia em 2021. Veja os números no gráfico abaixo:

Gráfico Depois do Nexus
Reprodução/Mais Esports

No total, foram 46 programas entre 2021 e 2022. Os times que menos participaram de conteúdos relacionados ao Depois do Nexus foram Miners e Rensga, ambos com três representantes. Em seguida, vem LOUD, INTZ, KaBuM e FURIA, representadas quatro vezes.

Em 2023, até o momento, são sete programas. Dos dez integrantes do CBLOL, seis já participaram de alguma edição do DDN. São eles paiN (3), INTZ (1), Keyd (1), RED Canids (1), Liberty (2) e Kabum (1).

É válido ressaltar que nessa soma geral estão excluídos os programas relacionados aos playoffs, visto que a Riot Games chama sempre um representante de cada equipe para falar dos confrontos.

Opinião

Dado todos os números acima, a INTZ, equipe dos torcedores que levantaram a questão da participação Intrépida nos conteúdos oficiais, é sim um dos times menos favorecidos. Hoje, sem Miners (5) e Rensga (3), como também excluindo, Keyd (2), Fluxo (2) e Los Grandes (2), que entraram apenas este ano, a INTZ é a organização que menos aparece, com apenas seis participações em dois anos e meio de franquias – média de uma participação a cada seis meses.

Sem uma resposta da Riot, é complicado pontuar sobre os motivos da organização não ser contemplada nesse tipo de conteúdo. Também entramos em contato com a INTZ e a organização comunicou que não recusa oportunidades de aparecer em conteúdos, e que essa é uma diretriz da organização desde 2014. Confira o comunicado abaixo:

Nunca recusamos convites para geração de conteúdo, é nosso método de trabalho desde 2014. Somos sempre super disponíveis no geral. Ao mesmo tempo, entendemos que, como comentou, se há uma disparidade na quantidade de conteúdo entre os times da liga, é algo que a produção deve endereçar em breve. Confiamos muito no trabalho e imparcialidade no CBLOL e acreditamos que isso deva sofrer um ajuste no curto prazo

O argumento que pode ser usado para a pouca criação de conteúdo com a INTZ talvez seja a péssima fase que a organização viveu nos últimos anos, e é justo. Mas, olhando por uma ótica geral, a paiN também viveu uma péssima fase no 1º Split de 2022 e seguiu sendo uma das prioridades nos programas da Riot Games.

A pressão popular dos torcedores da INTZ pode ser um caminho para que a desenvolvedora reveja a sua forma de convite e criação de conteúdo com as organizações. Em 2022, em meio a polêmicas, a Riot revisou a batalha de hashtags após pressão de torcedores do Flamengo e constatou uso de bots para inflar os números.

De qualquer maneira, independente da mudança ou não da participação Intrépida em conteúdos oficiais, é claro que a teve uma melhora no desempenho do CBLOL, o que só tende a ajudar nesse aspecto quando falamos em participar mais ativamente de conteúdos do cenário, sejam eles oficiais ou não.

Yampi e Zzzk, jogadores da INTZ no CBLOL
Reprodução/Riot Games
Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 08 de março de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
Modo Enxame PVE no LoL: como jogar, aprimoramentos, desafios e mais!
League of Legends

Modo Enxame PVE no LoL: como jogar, aprimoramentos, desafios e mais!

Saiba tudo sobre o novo modo Enxame PVE do LoL. Veja os campeões, boss, aprimoramentos, desafios, mapa, mecânica e muito mais!

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Esse buff indireto no Warwick pode se tornar o pesadelo na soloqueue
League of Legends

LoL: Esse buff indireto no Warwick pode se tornar o pesadelo na soloqueue

Um buff no início da temporada que visava os ADC's pode ter se tornado um dos melhores buffs pro Warwick! Acessa!

Há 10 horas
League of Legends
CBLOL Academy 2024: Na 5ª posição, IDL está classificada nos playoffs
League of Legends

CBLOL Academy 2024: Na 5ª posição, IDL está classificada nos playoffs

A IDL Academy está nos playoffs, apesar de ser um time altamente estrelado, terminou na quinta posição do CBLOL Academy 2024.

Há 11 horas
League of Legends
LCK 2024: Lehends deixa vazar stomp em treino entre Gen.G e T1
League of Legends

LCK 2024: Lehends deixa vazar stomp em treino entre Gen.G e T1

Lehends, o atual suporte campeão do 1º split da LCK 2024, deixou vazar os treinos entre Gen.G contra T1 e foi um stomp.

Há 16 horas
League of Legends
LPL 2024: Foi de CBLOL? NIP faz feito inacreditável contra FPX
League of Legends

LPL 2024: Foi de CBLOL? NIP faz feito inacreditável contra FPX

A LPL foi de CBLOL na série de hoje de NIP contra FPX. Um resultado bizarramente inesperado aconteceu no jogo 2 dessa série. Acessa!

Há 16 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 16 de julho: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 16 de julho: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 16 de julho. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 22 horas

















































Campeonatos Atuais