Pela terceira vez na história, o CBLOL superou os números da LCS, a liga norte-americana de League of Legends. O campeonato brasileiro teve mais horas assistidas, maior média de espectadores e também mais audiência na final em comparação ao torneio estadunidense.
Os dados foram coletados pelo Esports Charts, plataforma especializada neste tipo de conteúdo que utiliza todas as informações nos canais de streaming em que os campeonatos são transmitidos. O CBLOL superou a LCS em três quesitos.
CBLOL 2023 é um sucesso
Como de costume, as partidas que mais tiveram audiência nas duas ligas foram em momentos decisivos, a final da competição. No Brasil, os números passaram de 327 mil na vitória dominante da LOUD sobre a paiN. Já na LCS, apenas 223 mil espectadores simultâneos viram a final entre NRG e Cloud9.
Já em horas assistidas, mais um ponto para o Brasil. Em uma somatória geral, foram 11.903.485 horas assistidas, enquanto a LCS alcançou a marca de 11.892.142. Além disso, o número médio de espectadores ativos do CBLOL também foi maior, com 82.188 pessoas, contra 76.889 da LCS.
LCS viveu crise no início do 2º Split
Antes mesmos da segunda etapa começar, em meio às mudanças promovidas pela Riot Games, a Associação de jogadores da América do Norte (LCSPA) optou por uma greve que adiou o início do campeonato. Confira a linha do tempo dos acontecimentos abaixo:
- 06/05 – Surge o rumor de que as organizações do NA pediram para que a Riot Games retire a obrigatoriedade dos elencos na Challengers League;
- 12/05 – Riot Games confirma que não haverá obrigação das equipes de ter um elenco na Challengers League;
- 12/05 – LCSPA lança primeiro comunicado com medidas para melhora da NACL;
- 12/05 – 17/05 – Organizações como Golden Guardians, TSM, Immortals, Cloud9, Dignitas, NRG e 100T anunciam que não terão mais elenco na NACL;
- 23/05 – LCSPA marca reunião para moldar reivindicações e votação de uma possível greve;
- 29/05 – Jogadores e Associação confirmam greve;
- 29/05 – Riot supostamente libera contratos temporários, retira obrigatoriedade de elo e também de jogadores estarem presencialmente no estúdio;
- 29/05 – LCSPA lança outra nota em resposta às últimas decisões da Riot Games;
- 30/05 – Riot Games adia a LCS por duas semanas
- 30/05 – LCSPA lança nota se disponibilizando para conversas diárias
- 09/06 – Riot Games e LCSPA entram em um acordo; LCS retorna no dia 14/06
Veja também: LOUD teve 85% de vitórias em treinos