×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2023: Von e Hypno falam sobre saída “surpresa” da LOUD e entrada na Keyd: “muito felizes”

League of Legends

O CBLOL 2023 está prestes a começar e o Mais Esports conversou com Hypno e Von, os dois novos contratados para a comissão técnica da Vivo Keyd Stars e que comandavam a equipe campeã da LOUD no ano passado.

Em entrevista, a dupla comentou sobre a chegada em um novo time e o choque com jogadores diferentes dos que tinham na antiga equipe, que era mais recheada de medalhões e experiência.

A princípio sim, há essa diferença, mas também porque o LoL é um jogo muito coletivo. Então assim, eu vejo que a parte do seu conhecimento individual, a parte da sua mecânica, mas também tem o quanto você está se entendendo em conjunto. Então vai haver essa diferença, baseado em experiências passadas, mas esse é o nosso trabalho. No fim, nós vivemos para isso e é algo que eu gosto

Hypno concorda e acrescenta mais coisas sobre o pensamento de Von a respeito da chegada no novo time.

No meu caso não foi nem uma questão de choque em si, eu acho que o choque eu tive foi com o quão aberto eles são para receber informações sobre dados. Isso para mim foi um choque. Acho que é o time mais aberto até então a ouvir sobre estatísticas e aplicar isso dentro de jogo

Sobre o trabalho de dados com dois atletas mais novos e sem tanta experiência profissional, Hypno comenta que faz um trabalho mais diferente e focado no individual dos atletas.

Além das análises de drafts e adversários, eu faço um trabalho diferente individual de atividades micro dos jogadores, então são com esses feedbacks dessas análises que eu consigo trabalhar alguns pontos com eles e evoluir eles pro futuro

Imagem do time de LoL da Vivo Keyd Stars para o CBLOL 2023
(Foto: Divulgação/Keyd)

Von como Assistant Coach

Desde o Flamengo em 2019, o treinador estava atuando como Head Coach em todas as equipes que passou. Foi assim na Infinity e, por fim, na LOUD, mas agora ele será parte da comissão técnica encabeçada por Kalec.

Eu não diria que essa diferença de responsabilidades seja definida por cargos, eu acho na verdade que vai muito do que você consegue aportar na sua equipe. Hoje, eu sinto que nós conseguimos atuar em diversas áreas para dar suporte aos meninos. Para mim está sendo uma experiência boa, eu acho que embora eu tenha ficado nessa posição nos últimos dois anos, para mim é muito mais sobre o dia a dia e como o time lida com os treinos. Então eu não tenho problema e estou gostando muito de trabalhar na equipe. Sinto que somos uma staff muito completa e competente. Embora haja essa mudança, acho que ela é benéfica

Na Keyd, Hypno e Von encontram com Kalec, ex-Liberty e que vem de uma filosofia de jogos completamente diferente da dupla. Para eles, é uma troca de ideias boa no geral.

Da minha parte (Von), está sendo muito bom. Eu diria que ninguém pode estar satisfeito com você mesmo, acho que quando você vai dormir, você tem que rever isso pro seu dia. A maneira que você tratou as pessoas, o que você poderia ter feito melhor, o que aprendeu e ensinou, as formas que conversou. Nós somos pessoas com experiências diferentes, trabalhamos com jogadores completamente diferentes, mas eu vejo que nos entendemos bem e como um todo conseguimos estabelecer o que cada um tem feito e precisa fazer

Eu [Hypno] concordo, acho que o Kalec é muito inteligente e ele consegue passar muito dos feedbacks que eu consigo para ele de maneira muito assertiva. Não acho que precisa ficar fazendo rodeios e tá sendo muito bom. Uma maneira diferente, mas uma maneira que me deixa muito confortável de trabalhar também.

A saída da LOUD

Campeões do 2º Split de 2022, Hypno e Von deixaram a LOUD quase no final da janela de transferências, o que pegou a comunidade de surpresa, principalmente com o anúncio do Head Coach. Para a dupla, não era esperado, mas ficaram feliz que aconteceu e agora estão na Vivo Keyd Stars.

Eu vou ser bem sincero [Hypno}, esperar, eu não esperava, mas eu estou muito feliz que aconteceu porque o projeto que me foi apresentado aqui na Keyd é algo que eu viso para a minha carreira e quando eu penso daqui dois, três, quatro anos é muito do que a Keyd me apresentou. Não esperava, mas estou feliz que aconteceu dessa forma

Da minha parte [Von], eu vou na mesma linha do Hypno. Esperar, eu não esperava, mas, honestamente, estou bem feliz com tudo que temos aqui hoje. Nas conversas com o Pedrão e o Edu, que são os donos, cara a visão que eles têm sobre o alto desempenho, rendimento e de que como tratar os atletas, o foco de você ter uma staff forte para trabalhar a longo prazo, eu sinto que é um ponto da visão que eu compartilho. Compartilho de você não só melhorar o jogador, mas também o ser humano por trás das decisões. A pessoa que está ali vivendo em equipe. Hoje estou em um projeto que estou muito feliz e que não esperava que fosse encontrar tão cedo

Experiência no Worlds para a Vivo Keyd

No México, a dupla esteve na campanha histórica da LOUD no Worlds 2022. A equipe brasileira chegou a ir parta o desempate valendo a segunda colocação do grupo contra a Evil Geniuses e também venceram a Fnatic. Para Von, a sensação de que sim, a gente pode é algo que ele com certeza levará consigo.

Já foi o quarto campeonato internacional que eu fui, mas falando especificamente desse último, o que ele traz para nossa região em si, para mim e acho que para todo mundo, é o sentimento de que é possível e que precisamos batalhar por isso. Afinal, antigamente ninguém botava muita fé na nossa região e eu sinto que nós temos jogadores bons, treinadores bons e é uma questão de tempo para conseguirmos uma base boa que vamos conseguir dar seguimento para os próximos cinco, dez anos de LoL. Eu vejo que foi mais isso, a esperança de que é possível

Hypno concorda com Von, mas acrescenta algumas particularidades que trará para o seu trabalho na Vivo Keyd Stars.

Pensando em mim assim, uma coisa que eu aprendi muito nessa minha primeira participação internacional é adaptação. É uma coisa muito importante para quando voc~e vai la fora, porque estamos jogando com brasileiros e chega lá fora você vários estilos diferentes, porque são regiões diferentes e você precisa se adaptar muito rápido. Mal acaba o CBLOL já começa o Worlds e você tem muito pouco tempo de se estruturar e treinar mesmo com pessoas lá de fora para se adaptar. Essa é a parte mais importante que eu consigo trazer

Von com um caderno na mão e no stage do CBLOL pela LOUD
Reprodução: Riot Games/Bruno Alvares

Análise de dados nas equipes do CBLOL

Eu vou puxar um pouco da sardinha para mim [Hypno], mas acho que é um departamento extremamente importante e que as pessoas ainda não conseguem enxergar o quão poderosa a análise de dados pode ser. Falando em termos bem simples, uma análise de patch que mudou e que muda a cada 15 dias que você consegue sair na frente é uma grande vantagem para você treinar e ter bons resultados depois. Acho que muitas pessoas acreditam no vou ler, vou no feeling que eu to jogando e isso já vai cumprir o que eu preciso. Trazer a matemática para o jogo te dá muito mais seguranças na hroa de fazer a escolha.

Veja também: “Já deu puxão de orelha em todo mundo”, brinca micaO sobre Kalec

Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 20 de janeiro de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL 2024: “Eu tinha perdido minha essência, mas ela tá voltando”, diz RED Grevthar
League of Legends

CBLOL 2024: “Eu tinha perdido minha essência, mas ela tá voltando”, diz RED Grevthar

O Mais Esports entrevistou o mid-laner da RED, Grevthar, que contou mais sobre o seu momento no CBLOL, o da RED, Coelho e liderança do FNB. Acessa!

Há 10 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Na 13ª rodada, a PaiN fica top 1 e a INTZ bate a LOUD
League of Legends

CBLOL 2024: Na 13ª rodada, a PaiN fica top 1 e a INTZ bate a LOUD

Ao fim da 13ª rodada, a paiN ficou top 1! E a INTZ está 2x0 em cima da LOUD. Confira todos os resultados desta rodada, acessa!

Há 11 horas
League of Legends
CBLOL 2024: “Foi um jogo bem feio”, diz VKS Bielzera
League of Legends

CBLOL 2024: “Foi um jogo bem feio”, diz VKS Bielzera

A VKS perdeu a liderança para a paiN Gaming em um jogo com mais de 50 abates e 40 minutos. Diferente da comunidade, Bielzera, assistente técnico da VKS criticou bastante o jogo, confira.

Há 12 horas
League of Legends
CBLOL 2024: O confronto dos líderes agita comunidade com final eletrizante
League of Legends

CBLOL 2024: O confronto dos líderes agita comunidade com final eletrizante

paiN Gaming e VKS foi o confronto dos líderes no CBLOL e foi insano! Confira as reações da comunidade após esse jogo eletrizante, acessa!

Há 13 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 13 de julho: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 13 de julho: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 13 de julho. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 22 horas
League of Legends
CBLOL 2024: LOUD Croc e SrVenancio comentam as mudanças na jungle
League of Legends

CBLOL 2024: LOUD Croc e SrVenancio comentam as mudanças na jungle

Será que o próximo patch não vai beneficiar tanto assim a LOUD? É o que perguntamos para o jungler e coach da equipe, confira a fala deles!

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais