A paiN venceu a Keyd na final do CBLOL 2024 2°, mas poucos dias depois da grande decisão, uma polêmica começou a se instaurar no cenário. TitaN, ADC da paiN, acusou a Keyd de ter se aproveitado de um bug em uma das partidas da série. A fala do jogador acabou repercutindo no cenário e gerando várias reações.
Entenda o “Bug do Arauto”
O famoso bug do Arauto é bem simples de executar: um jogador tem que entrar no Arauto quando uma torre estiver com pouca vida, se no momento que você estiver entrando no monstro, a torre alvo cair, a próxima torre vai levar duas cabeçadas. Isto derruba uma torre tier 2 direto, sem chance de defesa para o time adversário!
A Keyd usou o bug em questão no segundo jogo da série. Veja abaixo o momento:
A Keyd se aproveitou de bug na final do CBLOL? Entenda a polêmica
Antes de tudo vale informar: o bug do Arauto é permitido pela Riot! Isso foi dito por diversas pessoas, incluindo o treinador SeeEl, da Keyd, e até pelo MVP da final, Dynquedo, que aproveitou para dar uma alfinetada na Keyd:
Eu achei suave, os caras tinham que usar as armas que tinham, fazer o quê? Estão usando mesmo… mas é permitido mesmo. Se a Riot gosta de deixar o jogo dela esquisitinho, a culpa não é minha, e nem da Keyd.
SeeEl cita o caso da LCK para justificar o uso na final
Em uma live junto do streamer Surkisty, o SeeEl contou um pouco sobre o uso deste recurso, confira a fala:
O bug do Arauto não é um bug, eles estão usando na LCK. Perguntamos a Riot e o TitaN chorou sem razão, […] não é minha culpa que eles sejam estúpidos e não pesquisam. E a pior parte é que os jogadores da paiN usaram o Arauto assim em treino, eles fazem o bug e depois reclamam. Eles ganham 3 vezes nosso salário e ainda choram?
Em relação à reclamação do TitaN, o jogador de fato mostrou muito descontentamento com o bug, confira a fala do jogador no Podcast Flow MD3:
Chegou para nós como um bug, mas ele foi habilitado, não deixa de ser bug. Contra gringo eu vou usar trinta mil vezes, mas o cara usou na sujeira, me desculpa, e ele perdeu ainda, é questão de ética.
No mesmo Podcast, Cariok, jungler da paiN, contou que chegou a jogar contra Disamis, jungler da Keyd, na soloQ, e na ocasião ele também usou o Bug. Ele ainda falou que também acha errado o uso do Bug, e que mesmo sendo permitido, “é uma questão de “ética”, completou.
Para contextualizar este “chegou para nós”, todos os jogadores de cenário profissionais e as staffs recebem uma lista de bugs. Recentemente o Gala, ADC da LPL, recebeu uma punição dentro do jogo por comprar uma Lâmina Fantasma de Yoummu, porque na época o buff de item do Ornn estava bugando o item e dava muito mais Letalidade que o normal. Ou seja, a Riot deixou claro que não podia e colocou isso na lista.
No caso do bug do arauto, foi o contrário. Apesar da empresa relatar o erro, resolveu permitir o uso, por isso não há nenhuma punição para os jogadores e times que o usam.
O Bug do Arauto será corrigido?
O Worlds 2024, previsto para começar no dia 24 de setembro, será jogado no patch 14.18, e nas notas de atualização não há nenhuma menção à correção do Bug do Arauto. No entanto, nada impede que a Riot faça uma correção pouco antes do campeonato, durante ele ou mesmo que adicione isso na famosa “Lista de bugs”, proibindo os jogadores de usá-lo.