×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CBLOL 2024: paiN fala sobre expectativas para o mundial, torcida e mais!

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

A paiN Gaming venceu a Vivo Keyd Stars na grande final do CBLOL 2024 2° split e conquistou o seu quarto título da competição. Em coletiva de imprensa, os jogadores falaram sobre o que essa conquista representa, preparação para a final, expectativas para o Worlds 2024, apoio da torcida e mais!

Assista a coletiva completa da paiN Gaming logo abaixo, ou, se preferir, leia as perguntas na íntegra!

Como será a reparação para o Worlds 2024?

TitaN: 

Sobre a preparação, acho que será um pouco complicado, pois realmente estamos com pouco tempo. Ainda não sei se vamos para o bootcamp ou em que dia chegaremos lá. Mas, independentemente do que fizermos, vamos tentar fazer da melhor forma possível.

Sobre o confronto contra o PSG, a última vez que ganhei deles foi contra outra line-up. Agora, eles têm o Maple e o Junjia, que são jogadores muito bons. Espero que vai ser um confronto difícil, mas precisamos nos preparar da melhor maneira possível para enfrentá-los. Mesmo que eles tenham uma line-up melhor, não é impossível ganhar dos caras.

Sarkis: 

Igual o TitaN falou, nosso tempo é um pouco menor do que gostaríamos, então com certeza vai muito da nossa preparação. Nas três semanas para o CBLOL, conseguimos trazer novidades e estar com um gás a mais para chegar na final. Acredito que faremos o mesmo para o Worlds.

Precisamos estudar bastante os adversários, já que não acompanhamos muito a liga deles — pelo menos, eu não assisto muito. Vamos chegar bem preparados, pois são times mais fortes, que jogam mais rápido, diferente do estilo do CBLOL. Será essencial a nossa adaptação lá fora, tanto nas scrims quanto nas soloQ. Precisamos aproveitar ao máximo esse tempo. Se conseguirmos isso, temos tudo para fazer uma boa campanha e representar bem o Brasil.

Imagemd o time da paiN na coletiva após o título do cBLOL 2024
(Imagem: Divulgação/Riot)

Sarkis também falou sobre a preparação da paiN para o Worlds, para que eles possam fazer diferente que os últimos times brasileiros:

Acho que a primeira coisa que a gente vai ter que fazer de diferente é adaptar ao meta, que vai mudar bastante em relação ao patch que jogamos hoje, na final. Então, os mid ADs, os jungle APs, têm muita coisa que está bem diferente. Acho que vamos ter que nos reinventar mais uma vez.

Mas eu confio muito no meu time, confio muito no Xero. Acho que temos tudo para ter uma adaptação muito boa e chegar realmente fortes no Mundial. Nosso papel é finalmente passar de uma fase de play-in. É isso que eu almejo, e acho que todos eles almejam isso também. Vamos dar o nosso sangue para poder fazer o melhor para o Brasil e sair bem.

dyNquedo fala sobre a importância dos drafts para a paiN na grande final

Eu sinto que, nesses playoffs em geral, a gente veio muito bem preparado para as séries. Conseguimos bons planos e, o mais importante para mim, é que não nos perdemos ao longo da série, independentemente de ganhar ou perder um jogo. Mantivemos o foco no que realmente queríamos fazer.

Hoje, mostramos isso também. Mesmo após perdermos o terceiro jogo, conseguimos identificar o ponto principal que tornou aquele jogo mais difícil. Fico feliz que conseguimos estar na mesma página durante o draft, e com todo mundo estando na mesma página e se entendendo bem, o draft será mais tranquilo.

Se fizermos bons drafts, pelo menos 50/50, como estamos em um time muito bom, temos bastante confiança para vencer. Acho que foi isso que aconteceu hoje, e estou contente por conseguirmos manter essa constância.

dyNquedo fala sobre motivação para continuar buscando o título e sensação de ter finalmente conseguido

Realmente, a história fez ser de uma forma bem difícil pra gente. Apesar de sempre sermos um time muito forte, não conseguíamos alcançar o objetivo final, que era o título, mas eu tinha algumas motivações-chave, como já mencionei antes. A torcida, por exemplo, era uma grande fonte de motivação. Eu sentia uma conexão muito forte com eles, mas ao mesmo tempo, sentia que não estava entregando o que eles mereciam. Durante esse ano, consegui me entregar mais, tanto individualmente quanto coletivamente.

Outra motivação importante era o desejo de ganhar com esse elenco, já falei isso outras vezes e não é da boca pra fora. Especialmente com os três aqui, que passaram por dois ou três anos de turbulências ao meu lado. Obviamente com a entrada do titaN , meu parceirasso, e do Kuri, com quem criei um vínculo muito forte desde que entrou, e o Sarkis também. Então é um elenco que eu realmente queria muito. Essas foram as duas principais motivações para mim.

TitaN fala sobre dificuldades da paiN na preparação para a final

Cara, nossa preparação foi um pouco complicada, especialmente nos últimos dias. Estava difícil treinar por causa do barulho no palco. Foi bem estressante. A gente estava errando bastante nos treinos, tava dando errado, e a gente meio que estava instaurando uma crise assim que não existia, como o dyNquedo falou, mas hoje chegamos com uma mentalidade totalmente diferente, conseguimos melhorar bastante esse pensamento negativo que estávamos.

Quanto à torcida, é algo que eu nunca vivenciamos, ter tanto apoio ao nosso lado… Acho que a paiN Gaming tem esse bônus, essa força extra quando se fala dela. Eles realmente mereciam esse título, e o show que eles deram foi maravilhoso.

Xero fala da melhora da relação dele com os jogadores e como isso ajudou a equipe

Eu acho que a paiN Gaming era mais passiva (os jogadores) quando jogava sem o TitaN, e não é porque eles eram jogadores passivos, era mais porque eles eram meio desestruturados, ou algo do tipo. Eu concordo que o TitaN abriu mais espaço da parte de jogadores, e não da staff, então ele me impressionou neste ponto. Talvez todos os jogadores tenham tido mais respeito por mim depois que o TitaN veio até mim, acho que mais… Claro, eu sempre amo eles, mas sobre o respeito, acho que passaram a me respeitar mais, e eu acho que isso impactou muito para essa final.

TitaN também respondeu a mesma pergunta, sobre sua relação com Xero:

A minha relação com o Xero foi melhorando muito conforme o tempo foi passando. Eu não conhecia muito bem a forma dele trabalhar e nem era próximo em uma relação pessoal. Isso foi crescendo com o tempo, ele quis se aproximar mais como amigo mesmo, e isso funcionou muito para os dois. A gente não batia tanta cabeça mais, deixávamos o ego de lado e começávamos a trabalhar da forma como devia ser trabalhADO. Eu agradeço demais tudo isso e, como eu já disse, pra mim ele é o MVP disso tudo, pois a forma como ele trabalhou foi muito boa.

Teve vários momentos hoje que eu pedi pra ele confiar que ia dar certo, e ele deu essa liberdade. Até mesmo no jogo de Xayah que eu joguei, ele achava que outro pick era melhor, eu falei que esse ia dar bom, e acabou dando certo, sofremos um pouco para ganhar, mas tudo estava nos nossos padrões, e isso é graças a ele também. A confiança que ele traz para todos do time, não é só minha e dele, é de todo mundo, estão todos de parabéns na questão de acreditar no que vai dar certo para nós.

Xero fala sobre a mudança principal que fez a paiN conseguir alcançar o título

Pra mim esses três, Dynquedo, Caca, Wizer, eles sempre mereceram vencer, pra falar a verdade. E eu não posso dizer pelos outros, mas pra mim neste final foi literalmente sobre o TitaN e Kuri, e não é porque eles jogaram bem, é mais sobre como eles mudaram o nosso humor, ou como eles lidam com o palco, como eles agem no palco, eles nos dão muita energia no palco, então esse foi o fator-chave pra mim.

Imagem do treinador Xero no CBLOL 2024 pela paiN Gaming
(Imagem: Divulgação/riot)

TitaN fala sobre sua entrada na paiN e título com a organização

Cara, quando eu entrei na paiN, ela fez um bem danado para mim, de verdade, em todas as questões pessoais e até mesmo profissionais. Quando falei sobre a questão de finais, eu sou um jogador muito confiante. Tenho uma energia muito boa. Trabalhar com o dyNquedo de novo foi maravilhoso, porque a gente ganhou junto em 2018.

Este ano, para mim, teve uma importância muito grande de evolução. Essa final em si… Todo time que eu entro, eu perco o primeiro split e o segundo sai ganhando tudo. Não sei o que é isso. Eu falei: “A segunda vez vai dar bom, não vai falhar. Vai dar certo.” A primeira pode não ter vindo do jeito que a gente queria, mas a segunda deu certo. E é isso, felicidade máxima.

TitaN fala sobre o pick de Ezreal

Eu acho que é mais sobre a questão de prioridade deles. Acho que não tinham muita escolha; se mudassem algumas coisas, teriam outros problemas, o que poderia ser ruim para eles. Eles podiam ter roubado de nós em alguns momentos, mas não quiseram. Então, treinaram do jeito que se prepararam contra nós.

Obviamente, fico muito feliz de eles darem um campeão que eu tenho o maior winrate  na minha carreira inteira. Sou muito bom com esse campeão, e acho que eles não tinham muita saída. Quando peguei Ezreal, fiquei muito feliz.

TitaN fala sobre “carregar o legado” de brTT e ter vencido o primeiro título da organização sem ele

Esse título representa muita coisa, dar continuidade no trabalho que ele fez pra mim é muito gratificante. Quando ele falou que um dia a minha hora de vencer ia chegar, lá em 2017, foi muito gratificante e me deu uma motivação muito grande, pois ele é o meu ídolo até hoje, eu admiro muito tudo o que ele fez no cenário como um todo. Quando se fala de brTT, se fala de um ícone no cenário brasileiro. Eu vou dar continuidade no trabalho que ele fez, acho que estou fazendo isso de uma forma boa e positiva, então só agradeço muito, pelos conselhos que ele me deu e pela pessoa que ele foi

Imagem de titaN comemorando o título da paiN Gaming na final do CBLOL 2024 2° split
(Imagem: Divulgação/Riot)

Relação de dyNquedo com a torcida da paiN

Cara, acho que, como eu disse algumas vezes, a gente viveu alguns momentos de altos e baixos entre mim e a torcida. Mas acho que nesse momento a gente está no alto. Então vamos aproveitar, vamos curtir juntoS. Fico feliz demais deles terem dado esse apoio aqui. Nessa questão do destaque, não é algo que me afeta muito, porque como eu disse, para mim o mais importante é o título. Estou muito feliz da gente conseguir levantar esse título junto com essa equipe, junto com a torcida. Então é isso, aproveitar, agradecer muito a eles e vamos continuar junto mais um tempinho.

Em que patamar Cariok se coloca como ídolo da paiN ao lado de jogadores como Mylon, brTT, Kami e outros

Eu acho difícil eu me colocar em algum lugar, a torcida consegue dizer melhor do que eu. Eu fico feliz em ter conquistado esse título, acho que faltava esse título com uma line-up diferente. Muito se falava que eu só consegui ganhar aquele título porque eu tinha o brTT, Tinowns, Robo, então estou muito feliz de ganhar o título com esses caras, mostra que eu mereço também.

Eu tive muitas finais, não consegui muitos títulos, mas sempre me mantive constante. Poder ganhar  esse título agora significa tudo para mim, me sinto um pocuo mais completo e quero buscar mais.

paiN representará o CBLOL no Worlds 2024, o mundial de LoL

Com a vitória, a paiN representará o CBLOL no Worlds 2024, o torneio mais importante do ano. Ao todo, 20 times disputarão o torneio, e os tradicionais inclusive já sabem quem enfrentarão na primeira partida: PSG Talon.

O mundial de LoL está marcado para acontecer entre os dias 24 de setembro e 2 de novembro na Europa. Veja todos os times classificados para o Worlds 2024 até então.

Imagem da paiN Gaming levantando o trofeu do CBLOL 2024 2° split
(Imagem: Divulgação/Riot)

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 07 de setembro de 2024 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
Arcane: Série custou mais de R$ 1 bilhão para a Riot
League of Legends

Arcane: Série custou mais de R$ 1 bilhão para a Riot

Há 10 horas
League of Legends
Liga das Américas 2025: FURIA terá treinador campeão da LCS
League of Legends

Liga das Américas 2025: FURIA terá treinador campeão da LCS

A FURIA já tem o seu primeiro reforço para a temporada 2025 da LTA Sul na Liga das Américas de League of Legends.

Há 11 horas
League of Legends
LoL: Aram tem novas missões “Nêmesis” temáticas de Arcane
League of Legends

LoL: Aram tem novas missões “Nêmesis” temáticas de Arcane

O ARAM conta com missões temáticas do Arcane, essas que dão buffs exclusivos dentro do jogo. Veja como completar cada uma no LoL.

Há 14 horas
League of Legends
Liga das Américas 2025: Route deve renovar com a LOUD, diz site
League of Legends

Liga das Américas 2025: Route deve renovar com a LOUD, diz site

De acordo com o site Sheep Esports, a LOUD está em negociações avançadas para renovar o contrato de Route para a temporada 2025.

Há 16 horas
League of Legends
Liga das Américas 2025: LOUD pode optar por Aoshi como técnico, diz jornalista
League of Legends

Liga das Américas 2025: LOUD pode optar por Aoshi como técnico, diz jornalista

Segundo apurações, a LOUD pode estar explorando o mercado para a contratação de um novo técnico para o lugar do Stardust.

Há 1 dia
League of Legends
Liga das Américas 2025: LOUD conversou com Malrang, mas foca no jungler Wiz
League of Legends

Liga das Américas 2025: LOUD conversou com Malrang, mas foca no jungler Wiz

A LOUD conversou com o Malrang para repor o Croc, mas pelo visto a organização vai focar no jungler Wiz para a nova fase das Franquias.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais