A Vivo Keyd Stars conseguiu se classificar para a Grande Final e seu adversário vai ser a paiN Gaming, o Clássico dos Clássicos que só aconteceu em final no segundo split de 2014 terá uma nova edição na última final da Era das Franquias.
Cinema? A última final das Franquias é o Clássico dos Clássicos
Em 2014, o CBLOL não era do jeito que a gente conhece hoje e a primeira final daquele ano seria entre paiN Gaming e a Keyd Stars, como era chamada na época.
Ironicamente ou não, graças as Mudanças de 2025 no competitivo, esta será a última final do jeito que a gente conhece hoje, e também será um paiN x VKS. Foi em 2014 que tivemos nossa primeira final com o Clássico dos Clássicos e em 2024 teremos a segunda oportunidade de ver este duelo em uma final.
Como chegavam as lines da Keyd e da paiN para a final de 2014?
A Keyd Stars tinha feito uma revolução no ano de 2014: o import de coreanos. Suno, era o sexto jogador da SKT T1 1, equipe irmã da que foi campeã do Mundial de LoL em 2013 e o Winged, era o sexto jogador da Najin Black Sword, uma das melhores equipes coreanas do cenário. Os dois seriam o complemento do Mylon, brTT e Loop, talvez as maiores estrelas brasileiras de suas posições naquela época.
Mas não é como se paiN ficasse pra trás no quesito import: Lactea e Olleh eram os grandes reforços da Tradicional naquele split. O Lactea, na verdade, era um ADC, mas que pela falta de jogadores no topo foi pra lá e sua mecânica foi um diferencial positivo. Olleh, que atua até hoje na LCS, era um jogador extremamente prolífico com sua Nami (que apareceu muito na final) e se destacava muito por ser bem agressivo na lane.
O time também contava com os brasileiros OwN, o ADC, e a dupla lendária de mid e jungle: Kami e SirThulio. OwN e SirThulio eram jogadores mais estratégicos, que costumavam trabalhar para a vantagem do Kami e do Lactea.
O Clássico dos clássicos de 2014: a série
Se é Clássico dos Clássicos, tinha que ser cinco jogos e assim foi feito. O brTT era o cara dos gritos, e já desde o jogo 1, onde a Keyd venceu, teve gritos e farpas do Pai. A partida que iniciou a série durou 21 minutos e foi um stomp dos Guerreiros: 12×4 em abates, destaque para o TT que terminou 4/0/7.
A segunda partida deu paiN Gaming, e muito graças aos coreanos. Olleh e Lactea estavam no seu conforto da época: Nami e Yasuo. Contudo, apesar da vantagem de ouro, a Keyd respondia em abates.
E foi numa solada do Mylon em cima do Lactea que aconteceu um dos momentos mais icônicos do CBLOL: o famoso dedo do meio do Mylon pra câmera, enquanto chamava o import de “lixo” e o que resultou em punição para o jogador. Relembre o momento:
Em 37 minutos e com um lance clutch do Kami, que terminou o jogo 9/2/7 tudo ficou empatado. A terceira partida também começou com um grande destaque para um jogador da paiN, o SirThulio, que acumulou quatro abates muito cedo no jogo.
Contudo, graças a algumas defesas brilhantes da Keyd na sua própria base e até um roubo de dragão do brTT, deu Keyd. O destaque foi para o Kha’Zix do Winged que terminou 9/5/11 em 24 abates dos Guerreiros em 39 minutos, 2×1 Keyd Stars!
No jogo 4, a paiN volta a escolher o Ziggs no mid e o SirThulio que cresceu no jogo 3 volta a brilhar nesta partida junto do seu top-laner. A dominância do Lactea foi tanta, que a paiN estava 9×0 aos 20 minutos (quatro destes abates, sendo do top-laner). Em 25 minutos, com o placar de 14×1 (o Kami morreu no último segundo) a paiN leva tudo para o jogo 5!
Na última partida, o Mylon topa repetir o match-up onde tanto sofreu no jogo anterior: ele de Renekton contra o Jax do Lactea, mas dessa vez, ao invés dele tentar um dive level 3 sozinho… ele chama o Winged (várias vezes). Isso faz com que ele fique 2/0 cedo, e chama até mesmo o Suno, que estava de Kassadin, pra pegar um abate.
A partir deste abate, o Suno fez história: 13/1/3, 16 participações dos 23 abates daquela final. A paiN, com apenas três abates, viu a história ser feita também: a Keyd é campeã na única final com Clássico dos Clássicos. Será que a Tradicional terá sua revanche neste sábado?
Clássico dos Clássicos: 10 anos depois, na Grande Final do CBLOL
Vivo Keyd Stars e paiN Gaming vão repetir a final do CBLOL 2014. 10 anos depois, veremos este clássico em uma final, ou melhor: o Clássico dos Clássicos!
A final do CBLOL 2024 2° split acontecerá no Belo Horizonte no Ginásio do Mineirinho. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Belo Horizonte recebe uma final. A decisão do segundo split de 2017 também foi no Mineirinho. Na ocasião, a paiN perdeu para a Team oNe por 3-1.
Acompanhe a cobertura completa da CBLOL 2024 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!