Neste sábado (24), durante o confronto entre RED Canids e Vivo Keyd Stars (VKS) no CBLOL 2024, aconteceu uma confusão entre torcedores na torcida da Arena CBLOL. O incidente foi resolvido na expulsão de um torcedor da VKS por parte da equipe de segurança da Arena CBLOL.
Confusão na Arena resulta em expulsão de um torcedor
O caso não teve a exposição de provas concretas, e relatos mostram uma ambiguidade dos fatos. O início da exposição da confusão veio por um torcedor da RED, que disse que sua amiga torcedora teria sofrido um soco no braço:
uma torcida gritando pra outra ( até ai normal) ai o doidao foi la e socou uma mina da red
— RED pino (@AllHailPino) August 24, 2024
já ate falaram com segurança ( ent aparentemente foi tapa, mas da no mesmo, nenhuma agressao fisica deveria ser tolerada) pic.twitter.com/Y8FKvzAL6Z
— RED pino (@AllHailPino) August 24, 2024
não foi tapa, ele me deu um murro no braço.
— gabirela (@gabrielazxt) August 24, 2024
A torcedora que relatou a agressão ainda se estendeu sobre o relato:
Só pra encerrar agora:
Vai ficar um lado defendendo o outro e tá tudo bem, o lado de lá tá dizendo que não bateu e eu to dizendo que bateu pq fui EU quem senti.
Se ele só estivesse colocando o braço pra não bater no rosto dele, eu não teria sentido o impacto da parte +
— gabirela (@gabrielazxt) August 24, 2024
apontado o dedo na minha cara e isso todo mundo viu. Enfim, são muitos pontos que eu poderia rebater…
— gabirela (@gabrielazxt) August 24, 2024
A equipe do Mais Esports tentou contato com o suposto agressor na própria Arena, mas não houve sucesso. O jornalista Luís Santana conseguiu ouvir o torcedor da VKS acusado por torcedores da RED, confira o relato:
O menino envolvido na situação finalmente me respondeu e me mandou a declaração dele sobre o ocorrido.
Obviamente não vou citar o perfil e nem o nome dele.
“Eu estava sentado ao lado de outra torcedora da keyd na segunda fileira. Tinha uma torcedora da Red gritando e…
— Showtana (@luisshowtana) August 24, 2024
O envolvido que foi expulso da Arena CBLOL me mandou outra declaração após ter sido retirado do local.
“Assim que aconteceu os fatos o Igor e o pessoal da riot me chamou pra conversar, eu contei minha versão e eles disseram para acalmar. Então voltei pra arquibancada, mudei de…
— Showtana (@luisshowtana) August 24, 2024
O acusado tem direito a ver as imagens para comprovar sua inocência?
Torcedores alegaram ao Mais Esports que Riot expulsou o acusado antes mesmo de fazer a avaliação das gravações, e isso teria acontecido devido à ameaça dos próprios torcedores de levar o caso para a polícia. No entanto, em resposta ao Mais Esports, a empresa disse ter feito uma “análise interna” do caso antes de tomar providências.
Após analise interna a Riot tomou providências e retirou a pessoa envolvida acusada de agressão da Arena.
É valido destacar que a Riot não é obrigada a mostrar as imagens aos envolvidos, conforme diz a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso X:
É valido destacar que a Riot não é obrigada a mostrar as imagens aos envolvidos, conforme é dito na Constituição Federal, em seu 5º artigo, inciso X que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
Ou seja: as filmagens não mostram apenas imagens de quem está solicitando, logo é dever da empresa (Riot) proteger o direito de imagem de outros envolvidos e privar as filmagens. Caso esta seja exibida para suposta vítima, agressor ou público, a empresa pode ser processada.
Com isso, o fornecimento das imagens captadas pelas câmeras de segurança só podem ter seu sigilo quebrado via ordem judicial, ou se for para colaborar com alguma investigação criminal ou instrução processual penal.
