O ano é 2022. No 1º split, a RED Canids ganhou o CBLOL, recebendo o direito de representar a nossa região no MSI, enquanto a LOUD, no 2º split, venceu e se firmou como a melhor equipe do servidor brasileiro. Jojo levantou o troféu na primeira metade do ano e Brance na segunda metade.
“Quando eu mudei pra suporte, eu achava a bot do Fluxo de Brance e Jojo a melhor do Brasil também. Eles são muito bons juntos.” – Ranger durante o programa “Depois do Crime”.
A partir daí, a história você já sabe. Ambos foram contratados pelo Fluxo já no split seguinte, no começo de 2023, e nos dois splits eles foram eliminados precocemente nos playoffs.
O Fluxo reformulou toda a sua equipe para 2024, mas a dupla continuou junta, dessa vez na RED Canids. Uma casa nova para Brance, mas já conhecida por Jojo, que foi campeão do CBLOL duas vezes com a matilha. É aqui que eles começam a se aprimorar como dupla e viram no campeonato, e é sobre isso que vamos falar neste texto.
Se destacando entre os gigantes
Em um CBLOL de TitaN e Kuri, Netuno e Ceos e Route e Redbert, a dupla Brance e Jojo se destaca. Com integrantes da RED distantes da melhor fase, a botlane guiou a Matilha na campanha rumo aos playoffs, que consolidou o 3º lugar na etapa regular, e na vitória de 3 a 0 contra a LOS.
Até o momento, agiam como uma muralha impenetrável, sendo agressivos na dose certa, sólidos no alto nível e maduros na tomada de decisão, mas essa muralha foi rompida pela LOUD, no último fim de semana, na vitória por 3 a 0 em cima da RED Canids.
“Eu tava achando que a bot da RED era a melhor até ontem, mas talvez o Route só expôs ontem que a bot da RED estava jogando além do limite. Se você não tá esperto, você toma play deles (Brance e Jojo). Eles são muito bons em criar play.” – MicaO durante o programa “Depois do Crime”.
A derrota não elimina a RED da competição, mas dificulta a vida da equipe pela chave inferior e aponta rompimentos na muralha invisível até então. É nítido o conforto de Brance e Jojo dividindo a rota, assim como os números comprovam a qualidade da dupla no CBLOL.
Números comprovam a sinergia de Brance e Jojo
Antes de jogarem juntos, Brance e Jojo tiveram parceiros de respeito no CBLOL, então não é como se fosse uma tarefa fácil ter números melhores agora. Enquanto o Brance tinha Ceos como suporte, considerado o melhor jogador do CBLOL em 2023 e 2024, Jojo jogou ao lado de titaN, um dos melhores ADCs que o cenário já viu em atuação.
No entanto, quando pegamos os números da dupla no momento, até impressiona ver que eles estão ainda melhor, mostrando que a sinergia não é apenas um “achismo” ou “hype” do momento.
Números de Brance
Sem Jojo, Brance jogou 72 jogos oficiais e ficou a frente na rota em 50,8% dos jogos. Sua diferença média de farm aos 15 minutos para os outros ADCs foi exatamente 0, nem a frente, nem atrás, e permanecendo em média 25 de experiência atrás – uma quantidade irrisória. No ano em que foi campeão do CBLOL com Ceos, Brance participou de 69,9% dos abates da equipe.
CBLOL 2022:
- À frente na lane: 50,8%
- Participação em abates: 69,9%
- CS diff @15: 0
- XP diff @15: -25
Com Jojo, o ADC possui 75 jogos, e a vantagem na rota, que era extremamente mediana, mudou de face. No Fluxo, a botlane estava à frente em 54,5% dos casos, enquanto na RED esse número avançou para 58,3%. A diferença de farm médio e de experiência para o outro ADC aos 15 minutos, que eram, respectivamente, 0 e -25 na LOUD, também melhoraram.
Até a participação em first blood do atirador, que era 26,2%, subiu para mais de 34%, representando uma agressividade maior no começo de jogo nessa busca por abates no early game. O esquema abaixo pode deixar as coisas mais visíveis.
CBLOL 2023
- À frente na lane: 54,5%
- Participação em abates: 72,6%
- CS diff @15: +1
- XP diff @15: +139
CBLOL 2024
- À frente na lane: 58,4%
- Participação em abates: 76%
- CS diff @15: +5,4
- XP diff @15: +219
Sem alterar tanto, a porcentagem de ouro do jogador na equipe e o seu dano por minuto também aumentaram um pouco quando comparado à época de LOUD.
Números de Jojo
Sem Brance, Jojo tem duas temporadas a serem analisadas (11 e 12). Vendo os números de ambas, sua participação nos abates da equipe ficou entre 66% e 70%, permanecendo atrás em ouro em ambos os anos (-165 e -96). Sua pontuação de visão permaneceu 2,56 tanto em 2021, quanto em 2022, sem haver alternância nas wards colocadas e retiradas pelo suporte.
CBLOL 2021
- Participação em abates: 66,5%
- Gold diff @15: -165
- Ward colocada por minuto: 1,48
- Ward inimiga retirada por minuto: 0,33
- Placar de visão: 2,56
CBLOL 2022
- Participação em abates: 70%
- Gold diff @15: -96
- Ward colocada por minuto: 1,51
- Ward inimiga retirada por minuto: 0,34
- Placar de visão: 2,56
Com Brance, já no ano de estreia da botlane, Jojo participou de 75,9% dos abates, ficando uma média de 31 de ouro na frente na lane e tendo maior liberdade no mapa, resultando em uma crescente vertiginosa na sua pontuação de visão: 3,13.
A quantidade de wards colocadas e retiradas por minuto também aumentou. Já em 2024, todos os indicativos anteriores aumentaram, alguns mais e outros menos, sendo melhor visualizados no esquema abaixo:
CBLOL 2023
- Participação em abates: 75,9%
- Gold diff @15: +31
- Ward colocada por minuto: 1,51
- Ward inimiga retirada por minuto: 0,38
- Placar de visão: 3,13
CBLOL 2024
- Participação em abates: 79,5%
- Gold diff @15: +142
- Ward colocada por minuto: 1,77
- Ward inimiga retirada por minuto: 0,36
- Placar de visão: 3,39
“Quando eu jogava contra ele de Nautilus, eu tava sempre com o dedo pronto pra parar a âncora do Jojo porque ela podia vir a qualquer segundo.” – Ranger sobre jogar contra Jojo.
Botlane da RED é a chave para a vitória
Os números mostram que tanto Brance quanto Jojo estão mais agressivos agora, e enquanto o ADC está menos dependente, o suporte tem mais liberdade para andar pelo mapa, ganhar mais visão e até criar mais jogadas.
Ambos já tinham parceiros de rotas que eram considerados os melhores jogadores de cada posição, mas juntos, se tornaram uma botlane mais sólida, e os números comprovam isso, mas não em comparação aos seus passados, como também contra adversários de rota.
Jojo foi o suporte com o KDA mais alto (6) e o suporte com o menor número médio de mortes por jogo (2,1), assim como Brance foi o ADC com o maior KDA (6,1) e o ADC com maior média de abates por jogo (6,2).
RED Canids não terá caminho fácil nos playoffs do CBLOL 2024
Embora os números estejam positivos para a dupla da RED Canids, a equipe não terá caminho fácil no CBLOL 2024 para chegar à final. Eles enfrentarão a KaBuM, de Netuno e Ceos, nesta sexta-feira (5), e caso vençam, terão pela frente a paiN Gaming, de titaN e Kuri, ou a LOUD, de Route e Redbert.
A jornada será difícil, mas pode estabelecer a dupla de Brance e Jojo como a melhor do split no CBLOL 2024!
Acompanhe a cobertura completa do CBLOL 2024 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela, estatísticas das partidas e outras informações aqui no Mais Esports!