A paiN venceu a LOUD no CBLOL 2024 de uma forma muito dominante, o que foi inesperado para muitos torcedores que estão acompanhando os playoffs do CLBOL 2024 2° split. Foi a primeira vez que a paiN aplicou um 3-0 na LOUD nos últimos anos, e agora a equipe está a um passo de chegar em outra grande final.
Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o jogador TitaN falou sobre tudo o que a equipe vem trabalhando para melhorar. O ADC também falou do resultado contra a LOUD, postura dos jogadores e mais!
Aprendizados do Split passado e controle de waves no mid
A gente sabe transferir nossas pressões muito bem das sides e, com as waves que pegamos no mid, a gente sempre retorna muito bem para sempre ser ajudado no mid. Acho que essa é a parte mais importante em que estamos focando e trabalhando muito bem. Na antiga Pain, eu sempre reclamava muito disso, né? Eu ficava muito sozinho no mid, morria muito no mid por situações em que, mesmo que eu estivesse 3/0, o outro ADC mais fraco acabava conseguindo algo. E isso era algo que eu bati muito o pé junto com o Xero, e a gente melhorou nesse quesito. Está dando certo.
Impacto da mudança na Bot Lane da Pain
Acho que era mais sobre como a gente lidava com a pressão no mid e como íamos proteger o Wizer com base nisso. Nesse jogo, eles não conseguiram fazer muita coisa no Wizer, e toda vez que eles tentavam, morriam na side. Isso era muito mais questão da bot lane saber como proteger o Wizer.
Muita gente jogava muita culpa em cima do Wizer porque ele morria bastante e era o alvo fácil da situação. Mas, obviamente, a bot lane também estava pecando. Não sei se era a bot lane em si, mas como o time estava vendo o jogo nessa situação.
Mudança de atitude de Wizer e influência de TitaN
A gente sentiu bastante isso porque, por mais que eu estivesse mais forte que o Route, ele andava para frente como se estivesse 30/0, com 30 pessoas atrás dele. E quando eu ia olhar o jogo de verdade, não era bem assim, não tinha todo mundo atrás dele controlando as coisas.
Nesse início de split, a gente focou, saiu um pouco do individual e focou mais no time. Trabalhamos muito bem isso, porque era inaceitável ver que um jogador desse tipo, com o nosso potencial, deixasse isso acontecer. Então, a gente mudou, e está dando muito certo.
TitaN fala sobre a postura agressiva de Route e relembra sua própria fase
É um pouco erro dele, de avançar demais sabendo que ninguém está dando cover nele. Obviamente, houve muitas mortes que não foram só dele, mas também do RedBert e do Croc no mid, porque estavam desrespeitando, sem tempo, sem vantagem alguma, sem número.
Acho que, nesse momento, eles são o que nós éramos no passado. Digo isso porque o Route é um cara tão ativo, tão comunicativo quanto eu. Então, me parece que ele quer resolver as coisas no dedo, mas também quer mostrar para a galera que está querendo fazer a diferença.
Confronto de titaN contra Route
Cara, eu penso que meu time é melhor que o deles. Tipo, não é muito sobre o confronto do bot, porque para mim não era tão importante ganhar o bot, mas sim como eu ia transferir minhas vantagens para o meu time. Joguei muito mais em wave, e nas horas em que pude punir, eu puni. Então, não foi algo em que eu pensava muito em ganhar dele. Tipo, não é super importante eu ganhar dele para mudar o jogo inteiro. Se eu ganhar, não vai mudar o game inteiro. Com certeza não estava com essa pressão, não tive esse sentimento. Nunca senti isso, pelo menos não neste split.
O 3-0 foi um resultado que surpreendeu?
Acho que não, mano, não. Não porque, no momento em que estamos vivendo, com a confiança que a gente estava, os nossos treinos foram super produtivos, mesmo que tenham sido estressantes.
A gente não jogou com muita coisa que estávamos acostumados a jogar. Mudamos totalmente as outras situações, e o Xero evitava pegar um monte de picks para ter uma visão totalmente oposta do que ia acontecer. A gente treinou contra Jayce e baniu Jayce no palco. Então, se você for ver como a gente treinou, foi muito diferente e acabou sendo uma semana bem estressante. Mas eu estava super confiante, porque sabia que, se a gente chegasse aqui, a gente jogaria com os picks que estávamos bem confortáveis.
- Leia também: Comunidade reage à vitória da paiN: “a LOUD morreu”
A paiN está preparada para ter todos os holofotes e ser a favorita do torneio?
A gente não pensa muito nisso, né? Mas até o momento em que chega, acho que estamos preparados para qualquer situação. Não me importa o que vai acontecer agora no futuro. Nos próximos confrontos, contra keyd, por exemplo, ou pode ser a Red também, acho que estamos bem preparados para tudo que vier. E, obviamente, temos essa parte do favoritismo, porque o momento que estamos vivendo é muito bom, então isso é algo positivo. Não tem como levar isso como algo ruim.
Os jogadores da Pain acham que, individualmente, estão prontos para serem protagonistas da história?
Cara, acho que sim. Acho que eu e o kURI somos mais essa dupla de querer ser protagonista, de ser a estrela do time. O CAriok e o Wizer, e o dYNQUEDO são muito mais focados no time, no grupo, nas coisas mais conscientes. Eu e o kURI temos um estilo de jogo mais moleque, né? E isso combinou muito bem com os dois estilos, e é isso.
Querendo ou não, traz um pouco mais de protagonismo, porque você vai estar sempre buscando as coisas, vai estar fazendo as coisas para frente, e isso vai trazer benefícios para você. Mas, obviamente, no momento em que vivemos hoje, o grupo importa mais do que olhar só para isso. Não temos esse pensamento de ser estrela, sabe?
Próximos jogos do CBLOL 2024
Com o resultado da série, a LOUD cai para a Chave Inferior e irá enfrentar a FURIA. Já a páiN Gaming vai para a final da Chave Superior e espera o resultado de Vivo Keyd Stars e RED Canids.
Acompanhe a cobertura completa da CBLOL 2024 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!