Na madrugada deste 1º de maio, a atual jungler campeã da Ignis Cup, paiN Juny, relatou um caso de transfobia vindo do atual ADC da RED: Brance. O caso aconteceu durante uma partida em que os dois se encontraram na soloQ. Em suas redes sociais, o jogador se defendeu.
paiN Juny acusa RED Brance de atitude transfóbica

A Juny está no elo Desafiante por anos, e ao cair em uma partida com o jogador, foi “provocada” ao fim do jogo. Brance se referiu a ela usando um pronome masculino, e de acordo com ela, os dois já se conhecem há algum tempo.
gente voces acham q eu seria tao doente de postar isso se eu tipo nao tivesse falado com o brance antigamente ou ele nunca tivesse me visto? por isso que alguns de voces nao podem fazer enem
— paiN juny (@junylol1) May 1, 2024
Brance se explica nas redes sociais
Rapidamente o caso ganhou repercussão nas redes sociais, e logo o jogador veio pedir desculpas para a Juny, além de explicar a ocasião. Ele explicou que não sabia que era ela na partida em questão.
Confira o relato completo:
Gente, me desculpem, mas eu não consigo saber o gênero de cada player da soloq. Se ofendi alguém, peço desculpas. Sobre o jogo, não vou nem entrar em detalhes, tava só tentando ganhar o jogo e só respondi pra quem tava digitando e pra quem não queria ganhar.
Boa noite. https://t.co/jipcPW7Tw2— RED Brance (@brancelol01) May 1, 2024
Tréplica? paiN Juny rebate outra vez
Segundo Juny, o Brance já a conhecia por anos. Em uma tréplica da jogadora nas redes sociais, foi atestado que os jogadores se conheciam desde 2020. A jogadora ainda o acusou de “digitar para todo mundo” nas partidas:
brance para de ser sonso q vc me conhece desde a epoca q tu jogava duo com vicenzo lá em 2020 e era mono ashe, voce é super imundo soloq e digita pra todo mundo https://t.co/uMthUB27wG
— paiN juny (@junylol1) May 1, 2024
Outro comentário também ressalta que Brance e Juny já se conhecem há algum tempo, e inclusive brigaram no passado. Foi postado um vídeo de uma partida de titaN em que Randal fala sobre o desentendimento de ambos:
Até o fechamento desta matéria, Brance não voltou a responder Juny nas redes sociais. A RED Canids ou mesmo a Riot Games também não comentaram o caso.
