Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

CBLOL Academy 2024: O Fearless Draft renovou o torneio!

League of Legends

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome

Em junho eu escrevi aqui para o Mais Esports sobre o impacto que o Fearless Draft poderia ter no competitivo de LoL. Se você está por fora, vou resumir o que é: um time não pode escolher o mesmo campeão mais de uma vez em uma série.

Esse formato, que tem algumas variações, começou na categoria de base da China ano passado, e esse ano começou a chegar em outras ligas, incluindo a própria LPL e no nosso tão amado CBLOL Academy 2° split. A final do torneio foi no domingo (25) e a Vivo Keyd Stars foi a grande campeã!

A Riot já revelou nas mudanças do competitivo de 2025 que o Fearless Draft será adotado nos principais torneios Tier 1 ao redor do mundo, por isso neste texto vamos falar sobre o impacto que esse formato teve no CBLOL Academy e o que esperar para o ano que vem!

Em primeiro lugar: Fearless Draft é foda!

Tanto o CBLOL Academy quanto a LPL não adotaram o Fearless Draft no campeonato todo, mas sim em uma parte dele. No gráfico abaixo, a linha vertical azul, simboliza o início do Fearless no CBLOL Academy e a vermelha o término dele na LPL.

Picks únicos no decorrer dos campeonatos

Nosso ponto de partida da análise é de que o CBLOL Academy antes da implementação do Fearless Draft havia selecionado 89 campeões, enquanto a LPL 88 campeões (já em formato Fearless).

Como podemos ver, o Fearless Draft fez com que a quantidade de picks únicos aumentasse no CBLOL Academy de 93 para 111. NUNCA, em nenhuma competição Major (incluindo internacionais), um campeonato teve tantos picks únicos assim. O recorde estava nas mãos da LEC 2024 Split 1 com 108 campeões em 173 jogos. O CBLOL Academy conseguiu bater o recorde com um número considerável a menos de jogos, apenas 138.

Quando observamos a LPL. A sua fase de Fearless Draft atingiu 88 picks únicos. Enquanto até hoje o número total de campeões selecionados foi de 98. Se compararmos os dois incrementos, o CBLOL Academy conseguiu aumentar em 18, enquanto a LPL apenas 10 campeões.

Escolha de novos campeões a cada dia

Uma coisa que é interessante perceber é como os picks únicos apareceram no decorrer dos campeonatos. O CBLOL Academy é uma máquina de campeões diferentes. Mesmo antes do Fearless, não houve um dia sequer que não tenha aparecido pelo menos um campeão único. E como sabemos, quanto mais campeões selecionados previamente, mais difícil é aparecer um campeão novo posteriormente.

Quantidade de Picks únicos novos a cada dia

Após o início do Fearless Draft, apenas no dia 20/08, na partida entre IDL e VKS, não apareceu um campeão novo. Não podemos afirmar com 100% de certeza que foi devido ao baixo número de jogos na série (3×0 para a VKS), mas é um indicativo. Fora este dia, todos os outros tiveram campeões novos, incluindo na grande final.

E na LPL?

Já na LPL, podemos ver que mesmo com o Fearless Draft, houve vários dias em que não apareceu campeões novos. No entanto, isso pode ter acontecido pela diferença do formato, já que no CBLOL Academy, se uma equipe escolher X campeão, ele fica banido para todos no restante da série, enquanto na LPL, esse campeão fica banido apenas para a equipe em questão.

Imagem do Fearless Draft na LPL 2024
Na LPL 2024, o Fearless Draft já foi usado, veja na barra inferior com os campeões já escolhidos na série (Imagem: Divulgação/LoL)

Em muitos jogos da LPL vimos uma troca quase que 100% dos campeões, ou seja, no primeiro jogo, a equipe do Blue side usava uma composição que seria praticamente copiada pelo Red side no Jogo 2. Além disso, na LPL tínhamos séries em MD3 e muitas delas terminaram no 2-0, o que colabora com a hipótese anterior.

Por fim, ao analisarmos os jogos após o término do Fearless, tivemos 6 dias com campeões novos e 9 sem campeões novos aparecendo, e este é outro ponto que depõe contra o formato tradicional, uma vez que o aumento de campeões únicos foi substancialmente inferior ao comparar com o CBLOL Academy.

Olhando além dos números

Para além dos números, é importante ver os impactos indiretos do novo formato na performance dos jogadores. O Jungler da Vivo Keyd Stars, Sarolu, comentou em coletiva após a final:

A minha pool de campeões é meio esquisita, né? Eu puxo Rengar, eu puxo Talon, aí eu jogo mal de Sejuani e Maokai. Aí o Fearless Draft sempre foi uma zona de conforto, eu sempre fiquei ansioso para jogar o Fearless Draft, porque eu vou falar a verdade: (…) tenho inclusive picks do meta que eu não consigo jogar.

Na foto, Sarolu, jungler da VKS no CBLOL Academy 2024 2º split
(Foto: Divulgação/CBLOL)

Observando este depoimento. Vemos que Sarolu é um jogador que está em desenvolvimento, mas que o Fearless Draft foi capaz de fazer com que a sua individualidade aparecesse e brilhasse.

Após o 3 jogo, com 6 junglers bloqueados, a pool se diversifica e campeões que antes eram bons contra os seus picks malucos, agora não podem ser pegos e não há necessidade de queimar bans para que eles possam aparecer.

O Fearless Draft não só aumentou a diversidade de campeões durante o campeonato, como possibilitou e potencializou a criatividade dos jogadores. Atualmente, a Vivo Keyd Stars Academy só agradece em ter podido utilizar o Rengar e o Talon 2 e 3 vezes, respectivamente com 100% de vitória com ambos os campeões.

O que esperar para 2025?

Em 2025 teremos mudanças grandes no competitivo, e como dissemos no começo do texto, a Riot já revelou que adotará o Fearless Draft nas ligas Tier 1, mas não sabemos se chegará no CBLOL (que será a Conferência Sul), afinal o torneio ainda é em MD1.

Na minha visão, colocar o Fearless Draft no torneio será muito benéfico, principalmente para a experiência do público. Poderemos ver mais Sions do Grevthar, ou quem sabe a Luluzinha do Prodelta, que não deu as caras nesse split, ou mesmo a famosa Janna do Jojo, que está quase aposentada. Enfim, estou ansioso para o que nos aguarda no ano que vem!

Imagem do palco do CBLOL
(Foto: Divulgação/Riot)

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome
João "Hypno" Fernandes

por João "Hypno" Fernandes

Publicado em 28 de agosto de 2024 • Editado há 9 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCK 2025: Gen.G está próxima de igualar recorde da T1 ZOFGK
League of Legends

LCK 2025: Gen.G está próxima de igualar recorde da T1 ZOFGK

A Gen.G está 15-0 na LCK 2025 2º Split, e se aproxima cada vez mais de alcançar recorde da T1 de Zeus, Oner, Faker, Gumayusi e Keria.

Há 3 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 22 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 22 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle de hoje com todas as soluções do dia. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 8 horas
League of Legends
LoL: Fã norte-americano reclama sobre fusão LTA e distribuição de vagas
League of Legends

LoL: Fã norte-americano reclama sobre fusão LTA e distribuição de vagas

Não somos apenas nós que criticamos constantemente a fusão LTA, mas os norte-americanos também tem suas queixas. Faz sentido essa? Ou é apenas exagero?

Há 22 horas
League of Legends
LoL: Qual campeão você queria usar, mas não joga por falta de mecânica?
League of Legends

LoL: Qual campeão você queria usar, mas não joga por falta de mecânica?

Às vezes somos apaixonados por alguns campeões, mas nos falta a mecânica... e a gente acaba nem tentando. Qual campeão é assim pra você? A comunidade relatou alguns!

Há 23 horas
League of Legends
LCK 2025: Pentakill do jogador do ano. A Gen.G está uma máquina!
League of Legends

LCK 2025: Pentakill do jogador do ano. A Gen.G está uma máquina!

Você já ouviu em diferentes mídias o canal/portal Mais Esports dizer que é o "ano do Chovy". O jogador do ano continua dando motivos para acreditar.

Há 1 dia
League of Legends
LTA Sul 2025: paiN no The Penta! Wizer aparece no Top-5 da Riot
League of Legends

LTA Sul 2025: paiN no The Penta! Wizer aparece no Top-5 da Riot

Essa Ambessa do Wizer não tinha outro lugar pra ficar além do top-1 e a Riot assumiu isso! O top-laner da paiN teve a melhor jogada no The Penta global!

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais