A Riot já havia revelado que o CBLOL Academy 2024 teria 12 times e uma classificatória aberta para a entrada dos dois times novos. Nesta sexta-feira (15) foram dados mais detalhes do torneio, novo formato, times convidados e mais.
Todas as organizações do CBLOL confirmaram participação no CBLOL 2024
Uma mudança importante no regulamento da divisão Academy do CBLOL é que os 10 times da franquia não são mais obrigados a terem times de base. No entanto, mesmo sem jogar a competição, ainda devem contribuir com o fundo de desenvolvimento da liga.
Pelo menos para o primeiro split, a Riot revelou que os 10 times do CBLOL optaram por continuar no CBLOL Academy.
Qualificatórias para o CBLOL Academy 2024
Com os 10 times do CBLOL confirmados, teremos duas vagas para o CBLOL Academy 2024 1° split. Ao todo são duas qualificatórias abertas feitas pela Liga.GG, essas que acontecerão em janeiro. Cada uma contará com 128 vagas, lista de espera e partidas no formato MD5. A final será em MD5.
Vem aí a LIGA GG 2024, a nova temporada da liga.
Com muitas novidades e campeonatos, nós da LIGA GG estamos prontos para fomentar ainda mais o cenário brasileiro de e-Sports e revelar novos talentos para o @CBLOL
Até agora, a LIGA GG já revelou 79 jogadores/staff, e estamos… pic.twitter.com/EAkHjAfUtA
— Liga GG (@LigaGG_) December 14, 2023
As inscrições para as qualificatórias abertas abrem no dia 2 de janeiro, cujo link ainda não foi revelado pela Riot. A seguir, veja a data de cada seletiva:
- Qualificatória Aberta 1: 13 a 16 de janeiro (início às 18h)
- Qualificatória Aberta 2: 19 a 22 de janeiro (início às 18h)
Os times ganham pontos de Circuito conforme suas colocações em cada qualificatória. As duas equipes com maior quantidade de pontos ficam com as vagas no CBLOL Academy 2024.
Quem pode participar das classificatórias do CBLOL Academy 2024?
A Riot deixou claro que, para manter o objetivo de revelação de talentos do torneio, cada time poderá contar com apenas dois “jogadores veteranos” em sua line-up.
O que é um jogador Veterano?
São aqueles que possuem 24 anos ou mais e foram escalados em no mínimo 19 jogos de qualquer Etapa do CBLOL.
Times poderão inscrever uma terceira line-up, se ela for inclusiva
Outro ponto importante é que uma organização que já está no CBLOL e no CBLOL Academy pode competir com um terceiro time, se ele for uma line-up inclusive.
Entendemos essa decisão como uma forma de fomentar ainda mais o cenário inclusivo, em paralelo a outras iniciativas, como a Ignis Cup, o Revelah Casters e o Inhouse Jinx.
Por exemplo, a paiN Gaming, que é atual campeã da Ignus Cup, pode disputar as classificatórias com sua line-up, mesmo tendo um time no CBLOL e um no Academy.