Após uma postagem fazendo alusão a uma explosão nuclear, o jogador DiasLucasBr, parte do elenco de Rainbow Six Siege X da Team Liquid, iniciou uma sequência de eventos que culminou com a perda do principal patrocínio da Cavalaria, a montadora japonesa Honda.
Após comunicado oficial da Liquid sobre quais ações tomaria acerca do caso do jogador brasileiro, que ganhou grande repercussão e furou a bolha do Siege, o Co-Ceo da Cavalaria, Victor “Nazgul” Goossens, veio a público para dar mais contexto sobre a postagem de Dias.
“Foi um erro, não um ato de malícia”, diz Nazgul
O executivo, que também é um dos fundadores da Team Liquid, deu mais detalhes sobre o que DiasLucas queria dizer com a postagem, e que queria dar a entender que seu time havia “implodido” durante a partida, e que não calculou como sua mensagem poderia ser entendida:
O que aconteceu foi um erro, não um ato de malícia. Dias é um jogador jovem que buscou “bomba caindo” em português para expressar como o time “explodiu” na partida. A imagem que ele escolheu foi impensada, mas não havia intenção de ódio por trás disso. Esse contexto é importante.
Nazgul foi além, e desmentiu que a postagem teria sido direcionada como citação a Bomba de Hiroshima, que vitimou milhares de japoneses ao fim da Segunda Guerra Mundial:
A alegação de que essa imagem só poderia ser encontrada ao procurar por “Hiroshima” simplesmente não é verdadeira. Ela aparece em resultados para termos genéricos como “explosão” e “bomba” e tem sido amplamente utilizada.
“Já nos separamos de pessoas no passado”, diz Co-Ceo sobre decisão de manter DiasLucasBr
Por fim, Nazgul afirmou que acredita que as providências já foram tomadas, e alegou que irá manter o jogador brasileiro na organização após o ocorrido, pois não enxerga que DiasLucas agiu de má-fé:
Tomamos providências e acreditamos na responsabilidade. Mas também acreditamos na justiça e no contexto. Já nos separamos de pessoas no passado quando uma linha clara foi cruzada. Não acreditamos que seja o caso agora. Esse garoto merece jogar.
Vale lembrar quais as medidas tomadas pela Liquid, que utilizará o caso como estudo interno em treinamentos futuros da organização, visando prevenir situações semelhantes:
- Multa de 4 salários a DiasLucas por conduta inadequada
- Treinamento obrigatório de mídia e sensibilidade para o jogador
- Doação de 100% da premiação do RELOAD para instituições de caridade
- Reeducação obrigatória para todos os elencos da Team Liquid ao longo de 6 meses
Confira o pronunciamento completo de Nazgul, Co-Ceo da Team Liquid
Quero pedir sinceras desculpas pela ofensa e pela dor causadas por esta situação. É algo profundamente lamentável, e quero enfatizar que estamos tratando o assunto com seriedade.
Mas também quero deixar algo claro: o que aconteceu foi um erro, não um ato de malícia. Dias é um jogador jovem que buscou “bomba caindo” em português para expressar como o time “explodiu” na partida. A imagem que ele escolheu foi impensada, mas não havia intenção de ódio por trás disso. Esse contexto é importante.
A alegação de que essa imagem só poderia ser encontrada ao procurar por “Hiroshima” simplesmente não é verdadeira. Ela aparece em resultados para termos genéricos como “explosão” e “bomba” e tem sido amplamente utilizada. Tem sido doloroso assistir ao esforço de reescrever sua intenção, aumentar a indignação e exigir demissões.
Tomamos providências e acreditamos na responsabilidade. Mas também acreditamos na justiça e no contexto. Já nos separamos de pessoas no passado quando uma linha clara foi cruzada. Não acreditamos que seja o caso agora. Esse garoto merece jogar.
