Como aumentar o FPS no LoL em 6 passos

League of Legends
De:Maximilian Rox-
August 3, 2021

Nem todo computador é uma verdadeira máquina para jogos, e é por isso que muitos procuram como aumentar o FPS no LoL. Afinal, existem meios de otimizar o jogo para deixá-lo suave e fluído mesmo nos PCs mais modestos.

Isso pode ser feito alterando algumas opções gráficas no jogo. Por isso, nós preparamos um tutorial para te mostrar quais as principais configurações que podem deixar o seu LoL rodando com um desempenho melhor nas partidas.

Mostrando o FPS no LoL

Continue após a publicidade

Aumentar FPS LoL

Para ajustar as configurações gráficas no seu League of Legends, primeiro você deve fazer com que a taxa de FPS e Ping apareça na sua tela, assim você saberá a performance do seu PC durante a partida. Para fazer isso basta usar o comando “CTRL+F”  dentro do jogo.

Como melhorar o FPS no LoL

Passo 1. Crie uma partida personalizada para testar as configurações sem atrapalhar os outros jogadores. Para isso, siga para o menu “jogar” e depois “criar personalizada”. Só iniciar a partida e escolher qualquer campeão.

Melhorar FPS League of Legends

Passo 2. Muito bem, agora clique em ESC e depois em “vídeo”. Por lá, teremos algumas configurações de gráficos para você escolher.

Passo 3.  O primeiro passo é diminuir os gráficos, que é o mais importante para aumentar o FPS no LoL. Você pode usar a barra para diminuir ou aumentar os valores globais, ou escolher cada um dos valores logo abaixo um por um. Desligar o recurso de sombras também diminuirá o consumo gráfico do jogo.

Gráfico LoL
Foto: (Reprodução/LoL)

Passo 4. Aproveite para ativar a opção “ocultar belezas visuais” logo ali abaixo. Ela diminui alguns efeitos gráficos adicionais, também otimizando a performance do seu jogo.

Aumentar FPS League of Legends
Foto: (Reprodução/LoL)

Passo 5: Outra dica valiosa é ativar o modo tela cheia, pois isso diz ao seu computador que o LoL é o programa principal em execução naquele momento. O modo janela costuma utilizar mais o processamento do seu computador, o que naturalmente também compromete o FPS do League of Legends.

Como aumentar o FPS no LoL
Foto: (Reprodução/LoL)

Passo 6. Diminua a resolução, se for preciso! Uma resolução menor significará um jogo menos detalhado, mas irá aumentar o FPS do seu LoL.

Resolução FPS LoL
Foto: (Reprodução/LoL)

Passo 7. Desative o Anti-Aliasing! Essa opção está disponível conforme você desce pela seção de gráficos. Ela corrige algumas irregularidades, e desativá-la irá melhorar a performance. Aproveite para desmarcar a opção logo abaixo, “Aguardar sincronização vertical“. Ela tem uma função similar e também melhora o seu FPS.

Melhorando FPS LoL
Foto: (Reprodução/LoL)

Fechando programas em segundo plano

Aplicativos rodando ao fundo enquanto você joga irão utilizar parte do processamento que poderia ser dedicado ao seu jogo, o que naturalmente diminui o FPS durante a jogatina, então uma boa dica é você fechar os softwares que estejam rodando em segundo plano e não sejam necessários naquele momento.

Abra o processador de tarefas usando as teclas “CTRL + ALT + DEL”, e por lá, feche os programas que você não está utilizando e veja se isso melhora um pouco as suas condições de jogo.

FPS League of Legends
Foto: (Reprodução/LoL)

Qual o FPS recomendado?

O FPS recomendado para o bom funcionamento do seu LoL é 60 em diante. Um valor maior resulta em mais desempenho, mas aqui é importante ressaltar que a partir de certo número, a diferença já fica quase imperceptível ao olho humano. Um valor menor trará aquele sentimento chato do jogo “engasgando”.

Você também pode pedir para que o jogo trave o FPS em um determinado valor. Para isso, ajuste na seção “avançado”, logo acima onde você desativou o Anti-Aliasing.

Melhorando FPS LoL
Foto: (Reprodução/LoL)

Meu FPS no LoL ainda está baixo, o que fazer?

Se mesmo após todas essas configurações seu FPS continua baixo, então talvez o seu computador não atenda os requisitos mínimos e recomendados do LoL.

Veja abaixo os requisitos mínimos para executar o jogo:

  • Processador: Intel: Core i3-530, AMD: A6-3650, ARM: não é compatível;
  • Placa de vídeo (GPU): GeForce 9600 GT, AMD HD 6570,  Intel HD 4600 integrada;
  • VRAM: 1 GB;
  • Espaço de armazenamento: 16 GB no HD;
  • Sistema operacional: Windows 7, 8 ou 10;
  • Memória RAM: 2 GB.

Esperamos que tenha aprendido como aumentar o FPS no LoL a partir de agora. Caso queira trocar o idioma do jogo, também preparamos um tutorial bem simples para você no vídeo logo acima, confira: