A Copa América é o segundo torneio mais importante para as seleções da América do Sul, já que coloca frente a frente as melhores equipes do continente e acirra as rivalidades regionais. O campeonato move paixões e agita os torcedores dos países, todos os segmentos do mundo esportivo se movem ao redor da disputa do título.
Os jornalistas esportivos e casas de apostas já começaram a fazer os seus prognósticos. Nesse caso, ambos coincidem que Argentina e Brasil, nessa ordem, são apontados como favoritos, o Uruguai completa o pódio. Além disso, uma aposta Copa América que está em alta é uma provável final entre Brasil e Argentina, repetindo a disputa da edição 2021.
Para além do campo de jogo, diversos jogadores de futebol estão fascinados pelos eSports. Ao aliar a competitividade das modalidades esportivas tradicionais com a variedade de gêneros, que vão desde os simuladores de futebol até avançados FPS, os boleiros estão entrando com tudo no ramo dos esportes eletrônicos.
A seguir, conheceremos a relação de diversos craques, muitos deles que estarão na Copa América, com os eSports. Confira:
Ronaldinho Gaúcho
Começando por um dos maiores nomes da seleção brasileira, Ronaldinho Gaúcho, também conhecido como “Bruxo”, venceu a Copa do Mundo de 2002 e a Copa América de 1999 com a amarelinha. Além disso, o craque também empilhou títulos pelo Barcelona, Milan, Flamengo e Atlético Mineiro.
Já aposentado, Ronaldinho investiu em uma organização de eSports que disputa os campeonatos mais importantes de FIFA. A R10 Team, que desponta no cenário como uma das equipes mais promissoras e que conta com jogadores como Danielzin, Prodígio e Giuliano Olivieri, um craque argentino.
Na galeria de troféus da R10 Team estão títulos importantes como a Copa eLibertadores de 2022, que foi conquistada na véspera do aniversário de Ronaldinho, e a Copa do Brasil da temporada 21/22. Sem dúvida, 2022 foi um ano mágico para a organização que segue em busca de glórias.
Messi
Maior nome do futebol dos últimos anos, Messi encantou o mundo com jogadas mágicas e gols inesquecíveis. O argentino venceu a Copa do Mundo de 2022, sendo eleito o melhor jogador do torneio, e também tem em sua lista de conquistas a Copa América de 2021, vencida no Maracanã, contra a seleção brasileira. Agora, o jogador se prepara para a nova edição do torneio.
No mundo dos jogos eletrônicos, Messi está muito bem acompanhado. O craque tornou-se sócio da KRÜ Esports, organização fundada pelo ex-jogador Kun Agüero. A equipe da dupla argentina conta com times no Valorant, Rocket League e Counter Strike 2, todos títulos renomados no segmento.
A KRÜ Esports tem nome no Valorant, nesse jogo o time já venceu o Champions 2022, Champions 2021, VCT: Stage 3 Masters – Berlin e o VCT 2021: Stage 2 Masters – Reykjavík. Não restam dúvidas, Messi e Agüero continuam a fazer história, agora, fora de campo.
Casemiro
O volante brasileiro consolidou-se no mundo do futebol com sua marcante trajetória no Real Madri, onde conquistou cinco vezes a Champions League, três vezes o Campeonato Espanhol e uma vez a Copa do Rei. Pela seleção brasileira, Casemiro tem na lista o título da Copa América de 2019.
Nos jogos eletrônicos, Casemiro aparece como um CEO da Case Esports, que tem na lista de sócios o meio-campista Lucas Paquetá, companheiro de seleção do volante. A organização está em diversos títulos de renome, como FIFA, Counter-Strike: Global Offensive, Valorant e Rainbow Six Siege.
O diferencial da equipe é contar com jogadores de diversos países e disputar ligas internacionais. Na sala de troféus da Case estão títulos no Valorant, todos vencidos na liga espanhola do game; a Aorus League 2022 no Counter-Strike; e, por fim, dois títulos da segunda divisão espanhola de League of Legends.
A relação entre futebol e eSports na América do Sul está crescendo cada vez mais. Essa união é benéfica para ambas as partes, ajudando a popularizar o segmento, profissionalizar o cenário competitivo e desenvolver novas habilidades nos jogadores de futebol.