O CS2 foi confirmado como uma das modalidades da Esports Nations Cup 2026, torneio tratado como uma espécie de Copa do Mundo do jogo. Diferente do que ocorre em competições tradicionais de seleções, as equipes não serão formadas por convocação direta, mas sim por meio de um amplo sistema de qualificatórias.
A competição será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, em Riade, na Arábia Saudita, e reunirá 24 seleções nacionais no evento presencial.
Generations of skill unite under one national flag. @CounterStrike arrives at the Esports Nations Cup this November. Which nation will write the next chapter of esports history? pic.twitter.com/i8yT9l9XGa
— Esports Nations Cup (@ENC_EN) February 8, 2026
Classificação por ranking e qualificatórias
As vagas para a Esports Nations Cup serão definidas por um classificatório em duas etapas, programado para acontecer entre 6 e 19 de julho. O processo começa com qualificatórias nacionais, realizadas em 96 países e territórios, que irão apontar a principal equipe de cada nação.
Os vencedores dessas disputas avançam para a fase regional, responsável por definir as seleções classificadas para o torneio principal. As qualificatórias nacionais serão disputadas em eliminação simples, enquanto a etapa regional terá formato de eliminação dupla.
Para determinar quais países terão direito a seletivas, será utilizado o Ranking de Seleções Nacionais de CS2, baseado no Valve Regional Standings. O ranking soma os pontos dos cinco jogadores mais bem colocados de cada país, considerando como data de corte o dia 1º de junho.
Regras para formação das seleções
As seleções nacionais deverão ser formadas exclusivamente por jogadores da mesma cidadania. Além disso, não será permitido registrar mais de três atletas do mesmo clube em uma única equipe nacional.
Outro ponto relevante envolve os clubes. Organizações que liberarem três jogadores de sua line-up principal para disputar o torneio poderão acumular pontos no Valve Regional Standings durante a competição.
Formato do torneio em Riade
Continue depois da publicidade
A fase inicial da Esports Nations Cup contará com 24 equipes, divididas em quatro grupos com seis times cada. Os confrontos dessa etapa serão disputados em formato de pontos corridos, com partidas em MD1.
Os quatro melhores de cada grupo avançam aos playoffs. A fase final será em eliminação simples, com séries MD3, enquanto a grande final será disputada em MD5.
A Esports Nations Cup 2026 terá premiação total de US$ 1,32 milhão e acontecerá em paralelo a outros grandes eventos do calendário internacional, às vésperas do segundo Major da temporada.
Times brasileiros se unem para representar o país
LOUD, FURIA, MIBR, paiN Gaming, Fluxo W7M e Red Canids formaram uma aliança para aplicar para ser a parceira oficial da seleção brasileira na Esports Nations Cup. O grupo seria responsável por construir e representar as equipes nacionais.
Yuri “Fly” Uchiyama, CEO da Gamers… pic.twitter.com/hZnSADcQay
— Mais Esports (@maisesportsbr) February 6, 2026
Enquanto o formato da Esports Nations Cup 2026 começa a ganhar forma, clubes brasileiros já se movimentaram nos bastidores. A iniciativa reúne Fluxo W7M, FURIA, LOUD, MIBR, paiN Gaming e Red Canids em um movimento conjunto junto à Esports World Cup Foundation.
A proposta segue a lógica da Nations Cup, que prevê seleções formadas por jogadores da mesma nacionalidade, independentemente das equipes que defendem no circuito regular. A iniciativa também busca facilitar o diálogo com a organização do evento e alinhar critérios para a liberação de atletas.
A Esports World Cup Foundation deve anunciar até março de 2026 quais candidaturas nacionais serão aprovadas. Caso o Brasil seja selecionado, o próximo passo será estruturar oficialmente a seleção e definir o processo competitivo para a disputa das qualificatórias do CS2.
Continue depois da publicidade







