A organizadora PGL anunciou neste sábado (11) o cancelamento de seu campeonato de CS2 previsto para agosto de 2026. O motivo foi o choque de datas com a Esports World Cup, que anunciou uma expansão de duração e número de participantes para o mesmo período.
Decisão causou novo atrito entre PGL e EWC
Segundo comunicado, o torneio da PGL seria realizado de 6 a 16 de agosto de 2026, com a agenda publicada desde março de 2024. Porém, com a EWC estendendo sua próxima edição para duas semanas, o evento passaria a ocorrer simultaneamente, tornando inviável a realização de ambos.
“Não realizaremos nosso evento Counter-Strike 2 de 6 a 16 de agosto de 2026. A decisão ocorre após outro torneio ser anunciado em uma data posterior que coincide com o nosso”, informou a empresa.
Histórico de conflitos e críticas públicas
O cancelamento reacende o embate entre a PGL e outras organizadoras como a ESL, envolvida na Esports World Cup. Em outras ocasiões, como no primeiro semestre de 2025, eventos da PGL também coincidiram com torneios da concorrência, forçando mudanças de agenda ou afetando times como a FURIA, que chegou com atraso à IEM Dallas após disputar a PGL Astana.
Silviu Stroie, CEO da PGL, já havia acusado outras empresas de agirem para dificultar a realização de seus torneios, alegando “esforços deliberados” para prejudicar sua organização.
Planos futuros da PGL
Apesar da desistência, a empresa confirmou que manterá a realização de quatro campeonatos em 2026. As sedes escolhidas são Cluj-Napoca, Bucareste, Astana e Belgrado, mantendo a PGL como uma das principais organizadoras do competitivo de CS2 no próximo ano.












