×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CS2: S1mple relembra jogo contra a FURIA na Major Rio: “não escutávamos nada”

CS2

Em entrevista ao Mais Esports, o lendário jogador S1mple, considerado o melhor da história do CS, falou sobre a sua pausa do competitivo, contou sobre o novo projeto “Play Like a S1mple” e também relembrou quando jogou contra a FURIA no Major Rio!

S1mple fala sobre a decisão de dar uma pausa em sua carreira

Quando pausei a carreira, sabia que sentiria falta do cenário competitivo, mas, ao mesmo tempo, sabia que precisava fazer muitas outras coisas fora do jogo, sabe? Então estava fazendo, como disse antes, um documentário e outros detalhes, e ainda há muito mais que estava fazendo por mim e também pela minha família, então, é… E até mesmo morando aqui na Varsóvia (Polônia), que é uma nova cidade para mim. E estou morando aqui há quase… Quase dez meses, talvez, ou nove meses, não lembro ao certo. Então, é. Foi um passo difícil.

Criação do programa “Play Like a S1mple”

Meu objetivo é criar uma nova plataforma para as pessoas jogarem melhor, não necessariamente competitivamente, mas ao menos com amigos. Eu não tenho que fazer jogadores jogarem melhor, sabe? Eu vejo muitos dos erros que eles cometem e sei que este programa irá educá-los muito fora e dentro do CS.

Não é só habilidade mecânica ou algumas estratégias. É tudo junto. Tem até alguns aspectos psicológicos também. Há trabalho em equipe, jogo em equipe, como usar utilitários, enfim, muitos detalhes pequenos que eu aprendi. E quando eu comecei a jogar não tive uma oportunidade como essa lá em 2012 quando comecei no CS:GO. Mas vivemos em um mundo novo, e finalmente podemos compartilhar conhecimento uns com os outros.

Como esse programa vai funcionar?

Eu vou explicar como ser um profissional e o que você precisa fazer para ser um profissional. Muitas coisas você remove da sua vida se quiser ser um jogador profissional do mais alto nível. Então consigo compartilhar algumas coisas que ninguém compartilhou comigo quando comecei.

E fora isso, criaremos um espaço de comunidade com premiações muito legais para pessoas que, como você disse, não têm oportunidade de ter um computador ou de viajar por conta de sua idade, ou talvez porque os pais não acham que jogos trarão qualquer coisa para eles. Então nos nossos cursos e lições, tentaremos trazer tudo isso. E essa é só a primeira parte do projeto, a segunda parte virá na sequência.

Ao fim do texto, você confere todas as informações sobre o projeto Play Like a S1mple. 

Trabalho duro vs Talento

Acho que, primeiro de tudo, você precisa saber jogar como time, porque Cristiano Ronaldo e Messi tiveram equipes realmente insanas no Real Madrid e Barcelona. E, por exemplo, quando o Ronaldo saiu não para a Juventus, mas para o Manchester United, você viu o que aconteceu. Então primeiro de tudo, os jogadores novos precisam entender como trabalhar em equipe, porque se seus companheiros confiarem em você, e você neles, você pode competir em um nível completamente diferente. Às vezes você pode vencer um 2×4 com um companheiro, como fiz muitas vezes no passado jogando com o electronic. Você aprende no primeiro ‘estágio’ de jogo em equipe que, com tudo envolvido, o trabalho duro… Na verdade o talento… Tipo, trabalho duro ganha de talento quando talento falha em trabalhar duro, sabe? Então basicamente, primeiro de tudo, acho que todos precisam ser profissionais em qualquer coisa que fazemos e no que nos propomos a conseguir.

Balanço entre “seguir as regras” e ser criativo no jogo

É o conhecimento deles sobre o jogo, e também de como os adversários jogam. Porque às vezes você pode ir lá e fazer algumas coisas malucas, ir na frente de geral e dar uns headshots, mas às vezes, sabe, por exemplo, algumas equipes colocam um AWP para olhar.

Por exemplo, estou pensando em minha cabeça no Bomb A da Ancient. Como Terroristas é muito difícil invadir quando um Awper está segurando, e às vezes tudo depende do seu plano de jogo, como você pensa no jogo, como você se prepara para o adversário, e também seus companheiros, é claro, porque às vezes há um IGL, e digo, se você quiser jogar melhor em equipe você deve confiar nos seus companheiros e no seu IGL, e eles devem confiar em você também. Porque quando eu estava jogando, sempre me perguntava ‘posso fazer isso? Posso fazer aquilo?’, para que a minha escolha não destrua os planos do meu IGL para aquele round.

O programa de S1mple também ajudará a criar novos IGLs?

Nossa, essa é difícil. Essa é difícil. Sobre IGLs… Porque você precisa ter diversas habilidades diferentes, em comunicação, em ver tudo acontecendo e ter que tomar as decisões. E às vezes isso é algo que vem cedo na sua vida, mas às vezes é algo que você só consegue com experiência, certo? Sinto que falaremos mais sobre liderança e tocaremos um pouco sobre ser IGL também, mas primeiro de tudo, se você quer se tornar um bom IGL deve ser o líder da sua equipe, e todos devem respeitar a sua opinião. Mas para que isso aconteça, como eu disse, tudo depende de jogo em equipe, e o quanto você e seus jogadores conseguem fazê-lo no CS.

O que S1mple aprendeu sobre si mesmo e deseja ter na próxima equipe?

Ah, isso é segredo, porque tudo depende. Por exemplo, o primeiro detalhe é a Na’Vi ganhando o Major, né? Sim, sim! Venceram o Major, o plano mudou. Digo, aprendi muito sobre o CS2 porque assisti tudo do Tier 1 nesse tempo, todos os jogos, todos os eventos, todas as partidas da Na’Vi, então estou no processo de melhorar mesmo não competindo, para que quando eu voltar, já terei todo este conhecimento que não perderei, sabe? Porque o CS é parte da minha vida, então já é um hábito meu assistir a todas as partidas e seguir o CS.

O que mais aprendi? Aprendi que os nossos jogadores, que joguei junto, jL, iM, Aleksib, todos passaram para um próximo nível por conta de sistemas que a Na’Vi sempre teve. Não importa quem venha para a Na’Vi, em algum momento se tornarão melhores. Foi isso que aconteceu, e ainda melhor que aconteceu durante o Major e que eles conseguiram trazer mais uma vitória para a organização.

S1mple relembra quando jogou a IEM Rio contra a FURIA

Cara, a gente não conseguia ouvir passos no jogo, não conseguimos ouvir nossa própria comunicação. Às vezes no meio do round a gente escutava a torcida através do microfone dos companheiros, todo mundo gritando e torcendo.

Acho que é… Me senti como num jogo de futebol, sabe? Você não escuta seus companheiros, geral está gritando. Foi como na partida entre Real Madrid e Manchester City, sabe? Às vezes você não consegue compreender o que realmente está acontecendo. E fora isso, você sempre precisa estar focado e jogar no seu melhor nível possível de jogo. Definitivamente aquela foi uma das partidas mais difíceis que já joguei.

Momentos que S1mple se lembra da série contra a FURIA

Não me lembro de tudo daquele dia, mas lembro de meio que estar andando na entrada, da nossa preleção em time antes da série, e durante os mapas… Destes eu me lembro. Me lembro também do momento em que perdemos. Lembro de mostrar o dedo do meio para um torcedor. Ele estava gritando, cara.

Ele estava gritando muito, como se realmente me odiasse, sabe? Não consegui me segurar. E até mesmo o Neymar me mandou uma mensagem depois do jogo, dizendo… Não… Ele disse ‘não fique triste com os nossos fãs, o Brasil é assim’. Ah, sim, eu vi! Foi muito legal.

Sobre o projeto Play Like a S1mple

O projeto “Play Like s1mple”, liderado pelo próprio s1mple, é uma plataforma educacional projetada para ajudar jogadores a maximizar seu potencial no CS 2. Com mais de 60 lições interativas e tutoriais em vídeo, o programa enfatiza o desenvolvimento de habilidades, estratégias e avanço de carreira.

Este projeto também se destaca pela parceria com a FACEIT, integrando o programa educacional na renomada plataforma de jogos competitivos para proporcionar aos participantes acesso exclusivo a recursos premium e conteúdo especializado.

O “Play Like s1mple” promove uma experiência de aprendizagem aos jogadores de todos os níveis, desde amadores até profissionais aspirantes, melhorar suas habilidades, entender melhor o jogo e desenvolver uma mentalidade de campeão.

As inscrições para o programa abrem em 13 de maio no site playlikes1mple.com, com vagas limitadas. 

Imagem do jogador S1mple para o projeto Play Like A S1mple
(Imagem: Divulgação/Play Like A S1mple)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 11 de maio de 2024 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
CS2
Betboom Dacha Belgrade: MOUZ é a grande campeã do torneio
CS2

Betboom Dacha Belgrade: MOUZ é a grande campeã do torneio

O Betboom Dacha Belgrade 2024 chegou ao fim neste domingo (19) e a MOUZ se sagrou campeã da competição após vencer a Team Spirit, de Donk,

Há 2 meses
CS2
CS2: S1mple relembra jogo contra a FURIA na Major Rio: “não escutávamos nada”
CS2

CS2: S1mple relembra jogo contra a FURIA na Major Rio: “não escutávamos nada”

Em entrevista ao Mais Esports, o S1mple falou sobre a sua pausa, contou sobre o novo projeto "Play Like a S1mple" e relembrou quando jogou contra a FURIA na IEM Rio! 

Há 2 meses
CS2
BetBoom Dacha Belgrade 2024: Torneio terá transmissão em português pela BTSBrasilTV
CS2

BetBoom Dacha Belgrade 2024: Torneio terá transmissão em português pela BTSBrasilTV

O BetBoom Dacha Belgrade 2024 de CS2 terá uma transmissão toda em português pela BTSBrasilTV com mais 20 personalidades do cenário!

Há 2 meses
CS2
BetBoom anuncia parceria com a Team Spirit em produção de “O Clipe Perfeito”
CS2

BetBoom anuncia parceria com a Team Spirit em produção de “O Clipe Perfeito”

A BetBoom é a nova parceira de longo prazo da organização de esports Team Spirit, uma das equipes de esports em ascensão no cenário.

Há 3 meses
CS2
CS2: Betboom lança vídeo “Estilo Brasileiro” com personalidades do cenário
CS2

CS2: Betboom lança vídeo “Estilo Brasileiro” com personalidades do cenário

A produção do vídeo de CS2 contou com mais de 90 profissionais envolvidos e tem nomes como FNX, Fer, Bida e Nyvi Estephan como atores.

Há 4 meses
CS2
CS2: BTS vence Gaules na disputa pelos direitos do Major Copenhagen 2024
CS2

CS2: BTS vence Gaules na disputa pelos direitos do Major Copenhagen 2024

Gaules não terá os direitos de transmissão do PGL Major Copenhagen 2024, o primeiro Major da história do CS2.

Há 6 meses

















































Campeonatos Atuais