A Valve revelou nesta terça-feira (5) a distribuição oficial de vagas para o StarLadder Budapest Major 2025. A região das Américas terá, ao todo, 10 vagas no torneio, que acontece entre os dias 24 de novembro e 14 de dezembro. Todos os classificados virão do Valve Regional Standings (VRS), sem seletivas abertas.
As vagas serão distribuídas em três fases: seis no Stage 1, duas no Stage 2 e duas no Stage 3. A alocação segue o desempenho da região no último Major — o BLAST.tv Austin Major — no qual a FURIA e a paiN alcançaram os playoffs, garantindo as duas vagas no estágio final.
VRS é o único critério de acesso ao Major
Pela primeira vez, o sistema de classificação será exclusivamente baseado no VRS. Assim, os dez melhores times das Américas no ranking atualizado estarão automaticamente qualificados, sem torneios classificatórios regionais.
Em comparação ao evento anterior, houve uma redução de uma vaga para as Américas — de 11 para 10. Já a Europa terá 16 vagas, e a Ásia, 6. A Valve manteve a mesma divisão de vagas da primeira fase do Austin Major, com 6 europeus, 6 americanos e 4 asiáticos no Stage 1.
Atualizações no sistema de ranking
A Valve também anunciou mudanças no cálculo do VRS. Agora, para um jogador constar como parte da lineup de um time, ele deve ter disputado pelo menos cinco das últimas dez partidas da equipe.
Além disso, fases iniciais de torneios com múltiplas etapas, como IEM Cologne e Katowice, terão peso adicional no VRS — parte da premiação da fase final será redistribuída proporcionalmente, corrigindo distorções anteriores no valor estatístico dessas partidas.








