A temporada de 2023 terá mudanças na ESL Pro League, a principal liga de CS:GO do cenário internacional. A ESL anunciou nesta quarta-feira (21) algumas novidades direcionadas às próximas edições do torneio.
You wanted it to mean more. Well for the teams at the ESL Pro League everything is about to change!
Read more 👇
🔗: https://t.co/I7q7XwgTfg pic.twitter.com/4gqT6lMnK5
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) December 21, 2022
Entre as alterações estão o aumento para 32 equipes e mudança no formato, representação mínima de regiões, extinção da EPL Conference, mudança na classificação à competição, diminuição da duração da ESL Pro League e o fim da Conference League.
Mais equipes e novo formato da ESL Pro League
Todas as etapas da ESL Pro League foram modificadas para 2023. Antes com 24 equipes, agora a competição contará com 32 elencos, o que acarretou também na mudança do formato. Segundo a ESL, o aumento de times foi feito para receber mais representação das regiões no torneio.
A ESL Pro League contará com quatro grupos com oito equipes no formato de dupla-eliminação e a adição de uma repescagem para o último classificado. Os playoffs serão realizados em formato de eliminação simples.
- Astralis (parceiro da ESL)
- BIG (parceiro da ESL)
- Complexity (parceiro da ESL)
- ENCE (parceiro da ESL)
- EG (parceiro da ESL)
- FaZe (parceiro da ESL)
- fnatic (parceiro da ESL)
- FURIA (parceiro da ESL)
- G2 (parceiro da ESL)
- Heroic (parceiro da ESL)
- MOUZ (parceiro da ESL)
- Natus Vincere (parceiro da ESL)
- Ninjas in Pyjamas (parceiro da ESL)
- Team Liquid (parceiro da ESL)
- Team Vitality (parceiro da ESL)
- Movistar Riders (ESL Challenger)
- Outsiders (ESL Challenger)
- paiN Gaming (ESL Challenger)
- Cloud9 (ranking da ESL)
- OG (ranking da ESL)
- Spirit (ranking da ESL)
FURIA e paiN confirmadas
Com o novo formato, a competição ganhará mais uma equipe brasileira: a paiN. A equipe de PKL conquistou a vaga com o novo formato por vencer a ESL Challengers Melbourne 2022. Os brasileiros, com a vitória, iriam disputar a ESL Pro League Conference, mas com a mudança, o quinteto passou a ter a vaga direto na ESL Pro League Season 17.
A FURIA já estava garantida antes mesmo das alterações promovidas pela ESL. A equipe brasileira é uma parceira da ESL, garantindo a vaga da FURIA nas etapas principais do torneio.
ESL Pro League Conference
Entre as alterações promovidas pela ESL está a extinção da ESL Pro League Conference. No entanto, uma última edição será disputada no início de 2023, sendo a última. O torneio será jogado de forma online e separado por regiões.
No novo formato, 11 vagas serão distribuídas entre cinco regiões: América do Sul, América do Norte, Ásia e Oceania ficam com duas vagas cada e a Europa contará com três vagas.
A América do Sul contará com três equipes no torneio classificatório com Imperial e 00 Nation já confirmadas. Pela América do Norte, o MIBR jogará contra ATK e Nouns pela vaga. A Case jogará na Europa.