×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

CS:GO: Major mostrou que cenário brasileiro precisa evoluir

CS:GO

A BLAST.tv Paris Major 2023 foi desastrosa para os times brasileiros. FURIA, paiN e Fluxo não conseguiram ter boas atuações, e o país conquistou apenas uma vitória durante toda a competição. Somente a paiN venceu; FURIA e Fluxo foram eliminados com três derrotas.

Expectativa vs. Realidade

A expectativa era grande. Para o último Major da história do CS:GO, a comunidade brasileira cultivava uma esperança. O maior desejo era que as equipes pudessem desempenhar um bom jogo e disputar, até os últimos momentos, vagas nas fases seguintes. Isso não aconteceu.

Fluxo e paiN eram Challengers, entraram na primeira fase do Major de Paris. No entanto, o desempenho não foi suficiente para avançar ao Legends Stage. Apesar do esperado 0-3 do Fluxo por parte da comunidade internacional, a torcida brasileira esperava boas atuações e um nível de competição maior.

Já no primeiro dia, felps e companhia ficaram 0-2. O que mais assustou foi o nível de jogo apresentado. Para exemplificar isso, o dado que a equipe pontuou apenas dez vezes corrobora o nível baixo de atuação. No jogo final, contra a Liquid, o Fluxo até começou com vitória no mapa, mas sofreu a eliminação com uma virada. O Fluxo começou mal, mas quando estava recuperando seu jogo, o tempo era escasso.

guerri com a bandeira do brasil
Foto: Radosław Makuch/HLTV

A paiN foi a única equipe brasileira que deu alegrias para o torcedor. Durante a jornada na Challenger Stage, biguzera e companhia chegaram na última rodada com chances de classificação. No entanto, sofreram com a Liquid. A paiN venceu os únicos dois jogos de times brasileiros.

A FURIA foi decepcionante. Tida como a equipe brasileira mais bem preparada, a equipe não desempenhou o jogo esperado pela comunidade. O quinteto brasileiro vinha de um mau momento nos campeonatos e não conseguiu melhorar. O time foi eliminado sem nenhuma vitória, o que foi um vexame para o nível que a equipe tem.

Futuro do CS:GO brasileiro

O Brasil terminou o CS:GO com um desempenho pífio no último Major da história do jogo. Isso deixou a comunidade preocupada com o futuro do cenário, principalmente pelas últimas atuações dos brasileiros contra adversários da região da Europa. 

Esse também é um momento que as equipes enfrentam, principalmente quando atuam contra times europeus, uma grande pressão por resultados. A torcida brasileira não vê um grande título desde 2017, o que aumenta ainda mais essa pressão já citada.

Se tratando de CS:GO, essa grande pressão por resultados é nova. Equipes e torcedores têm que entender o momento. Não é fácil, mas equipes têm que se fechar, melhorar seu jogo e desempenhar um CS de maior qualidade. Para o CS 2, principalmente, a questão que fica é: Europa ou Estados Unidos.

Imagem da IEM Rio 2022, um dos principais campeonatos de esports do ano
Foto: Stephanie Lindgren/ESL

FalleN já falou sobre isso. Para o Verdadeiro, equipes que querem chegar ao topo mundial precisam ter sede na Europa. Ex-companheiro de FalleN, coldzera apoiou a ideia do Professor. A FURIA já possui uma sede em Malta, mas ainda disputa competições pela América do Norte.

O fato é que o CS:GO brasileiro tem que se reinventar. Essa reinvenção precisa em todos os aspectos: mira, decisões, psicológico, mecânicas… Em todos os pontos que um profissional pode melhorar, o cenário brasileiro precisa fazer para alcançar um nível superior ao que tem demonstrado nos últimos meses.

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 26 de maio de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 7 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 7 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 9 meses

















































Campeonatos Atuais