Logo MaisEsports
HomeAssistaRecallAnuncie
Logo MaisEsports

CS:GO: Relembre as principais mudanças de time em 2021

Victor Hugo Porto
publicado em 30 de dezembro de 2021
CS:GO

O ano de 2021 no CS:GO contou com diversas surpresas em relações às mudanças dos times. Neste ano, teve jogadores tetracampeões de major deixando a equipe, capitão brasileiro indo jogar com time norte-americano e mais. Portanto, o Mais Esports te ajuda a lembrar das principais mudanças de time em 2021 no CS:GO.

Embora a lista das principais mudanças de time não tenha ordem de importância, a primeira movimentação foi a que mais surpreendeu em 2021.

Relembre as principais mudanças de time em 2021

device deixa a Astralis rumo à NiP

dev1ce
device quando foi anunciado na NiP (Imagem: Divulgação/NiP)

Considerado um dos maiores da história do CS:GO – se não o melhor -, device fez sua história na Astralis. O jogador atuou pela equipe dinamarquesa entre 2016 e 2021 e neste período ergueu 4 títulos de major, além de diversos outros títulos relevantes.

Esta trajetória vitoriosa chegou ao fim em abril de 2021, quando device anunciou a saída da Astralis e, no mesmo dia, foi contratado pela NiP. Na nova casa, não conquistou grandes títulos até o momento.

FalleN é contratado pela Team Liquid

BLAST World Final
FalleN em atuação com a Team Liquid (Foto: Divulgação/Team Liquid)

Outra movimentação que surpreendeu o cenário foi a de FalleN pela Liquid. Os norte-americanos contrataram o ídolo brasileiro logo nos primeiros dias de janeiro, depois de FalleN estar afastado do elenco do MIBR desde setembro de 2020.

Esta foi a primeira vez que FalleN se juntou à um elenco internacional no CS:GO. A parceria chegou ao fim quase um ano depois com a saída de FalleN, Grim e Stewie2K. O elenco venceu o cs_summit 8. Para 2022, FalleN deve participar do Last Dance.

dupreeh, Magisk e zonic fora da Astralis

Peter "dupreeh" Rasmussen, jogador da Astralis (Foto; HLTV)
Peter “dupreeh” Rasmussen, jogador da Astralis (Foto; HLTV)

Além de perder device, a Astralis se despediu de outros três integrantes que eram verdadeiros viciados em vencer. zonic e dupreeh venceram quatro major com a equipe, enquanto Magisk venceu três.

A saída do trio se deu, inclusive, após uma campanha fraca no major. Os dinamarqueses só venceram uma partida em quatro disputadas no Legends Stage do PGL Major Stockholm e foram eliminados do torneio antes dos playoffs. O trio ainda não anunciou onde irão jogar no próximo ano.

JW se despede Fnatic

Foto de JW enquanto jogador da Fnatic
JW durante a IEM Katowice 2019. (Foto: Divulgação/Turtle Entertainment)

Outro jogador que marcou a história da organização e deixou a equipe neste ano foi JW. O jogador teve sua primeira passagem pela Fnatic entre 2013 e 2016 e, neste período, venceu 3 majors. No início de 2017, o jogador voltou para a equipe e ficou lá até outubro de 2021.

Com 26 anos, JW saiu da Fnatic e ainda está com o futuro incerto.

Twistzz da Liquid para FaZe

Twistzz com a FaZe no PGL Major Stockholm
Twistzz com a FaZe no PGL Major Stockholm (Foto: Divulgação/PGL)

Dono de uma das miras mais afiadas do CS:GO, Twistzz entrou em 2021 com uma nova casa. O jogador saiu da Liquid – e deu espaço para FalleN -, para ser contratado pela FaZe Clan.

O canadense estava na Liquid desde 2017 e venceu 9 títulos com a equipe como a ESL One Cologne 2019, IEM Chicago 2019 e DH Masters Dallas 2019. Porém, não conseguiu os mesmos reultados na FaZe até o momento.

coldzera deixa FaZe para coL

Complexity anuncia coldzera como suplente
Complexity anuncia coldzera como suplente (Imagem: Divulgação/Complexity)

Na FaZe desde 2019, coldzera foi companheiro de equipe de Twistzz neste ano. A parceria não rendeu grandes títulos e, em setembro, o brasileiro anunciou que atuaria temporariamente pela Complexity.

Pela coL, coldzera disputou torneios do circuito da BLAST e os RMRs em busca de uma vaga no major. No entanto, a equipe não conseguiu a vaga. Em novembro, ele deixou o time.

O jogador foi cotado para participar do Last Dance, mas ao lado de TACO negou a participação. A apuração do ge e do The Enemy indicam que cold negocia com a 00Nation.

TACO fora do MIBR rumo à GODSENT

TACO, capitão da GODSENT, no PGL Major Stockholm (Foto: Divulgação/PGL)

Embora o MIBR tivesse anunciado a saída de TACO ainda em 2020, o vínculo das duas partes chegou ao fim somente em janeiro deste ano. O bicampeão de major fazia parte da maior escalação brasileira, que foi contratada em 2018.

Depois de estar livre do contrato, TACO apostou em um novo projeto. Em janeiro, anunciou que participaria da GODSENT com o ex-companheiro felps e três novos jogadores. A escalação cresceu durante o ano e conseguiu se classificar para o major.

yel, chelo, boltz e shz para o MIBR

boltz MIBR
boltz, jogador do MIBR (Foto: Reprodução/MIBR)

Felps, que se juntou à TACO na GODSENT, estava ao lado do quarteto contratado pelo MIBR. Em 2020, a escalação defendia a BOOM e dominava o cenário brasileiro, tendo vencido torneios como GC Masters V, duas etapas do CBCS e a FiReLEAGUE 2020: Global Finals.

yel, chelo, boltz e shz se juntaram com danoco no MIBR. O quinteto disputou torneios internacionais, mas não conseguiu bons resultados. Já em março, a equipe contratou exit que futuramente entrou no lugar de danoco. Com a nova escalação, o MIBR foi campeão do CBCS Elite League S1.

Formação do O Plano e ida para a 00Nation

Imagem de anúncio do O Plano na 00Nation
Escalação da 00 Nation (Foto: Divulgação/00Nation)

O ano de 2021 também contou com a formação de um novo elenco. No início do ano, cogu anunciou uma escalação com seis jogadores: kNg, trk, HEN1, LUCAS1, leo_drk e VSM. Em maio, o sexteto passou a atuar pela TAG de O Plano, como um projeto independente.

Só em julho que os jogadores encontraram uma casa. A equipe foi contratada pela 00Nation com direito à gaming house em Oslo, na Noruega. A 00Nation não conseguiu bons resultados e fez mudanças na sua escalação: moveu HEN1 e LUCAS1 para o banco.

fer volta à ativa na 00Nation

fer 00nation
fer é anunciado na 00Nation (Foto: Reprodução)

Para suprir a vaga no elenco, a 00Nation contratou fer. O bicampeão de major tinha atuado pela Imperial por somente três meses como stand-in antes de ir à equipe.

Na nova casa, fer ficou por pouco tempo. O jogador voltou ao Brasil no início de dezembro e disse que não continuará na equipe para o próximo ano. A expectativa é que fer se junte ao FalleN no Last Dance.

Para o próximo ano, quais vocês acreditam que poderão ser as principais mudanças de time? Será que o Last Dance realmente vai acontecer e entrar na lista de 2022?

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!

Logo MaisEsports© Todos os direitos reservados à maisesports