Eleito o melhor jogador do mundo de CS:GO em 2018, Oleksandr “s1mple” Kostyliev recebeu um ban de uma semana da Twitch na última terça-feira (13). A punição ocorreu após o ucraniano de 21 anos utilizar um termo homofóbico para se referir ao seu companheiro de time durante uma transmissão ao vivo.
s1mple has been suspended from Twitch for one week
source with knowledge confirms this is indeed because s1mple used a homophobic slur (pidor) jokingly during a July 29th FPL game to his NaVi teammate Boombl4
here’s the clip, a CIS editor even made a meme video two weeks ago pic.twitter.com/pQmx9kk7iR
— Rod Breslau (@Slasher) August 13, 2019
Segundo Rod “Slasher” Breslau, conhecido jornalista de Esports, o jogador da Natus Vincere recebeu o ban por ter utilizado a palavra “pidor”, termo usado na Rússia para se referir de forma pejorativo a pessoas homossexuais.
“Fontes me confirmaram que s1mple foi realmente banido por ter utilizado um termo homofóbico (pidor), em forma de brincadeira, direcionado ao seu companheiro de equipe Kirill “Boombl4″ Mikhailov durante uma partida de FPL”, afirmou Slasher.
Horas após o ocorrido, s1mpe foi ao seu Twitter para se desculpar, de maneira irônica, com seu companheiro de equipe: “A Twitch é uma piada. Desculpa por tanto ódio Boombl4”.
Twitch is a joke , sorry for such a hatred @Boombl4CS pic.twitter.com/P4SIVvjgsi
— Sasha (@s1mpleO) August 14, 2019
Ainda de acordo com Slasher, diversos influenciados e streamers da região da Comunidade dos Estados Independentes estão sendo banidos da plataforma por cometerem infrações parecidas com a de s1mple. Alguns deles inclusive receberam punições de 30 dias, o máximo antes de uma exclusão do canal do infrator.