A Esports Integrity Commission (ESIC) anunciou na última quinta-feira (5) que mais três treinadores foram banidos do cenário de CS:GO por conta do uso do chamado ‘bug do coach’. Na ocasião, a entidade não havia divulgado os nomes dos envolvidos. No entanto, na manhã desta sexta-feira (6), Frankkaster, dono da 9z, revelou que o brasileiro zakk é um dos punidos.
Além disso, o insider do cenário OverDrive revelou que, além do treinador da 9z, outro brasileiro estaria na lista: peacemaker, técnico da Imperial. O leaker ainda expôs que o terceiro técnico é hally, comandante da Team Spirit.
There are more than 3 coaches at the Major who had coach bug. But ESIC gonna reveal only 3 of them from their full list. Names are: Hally, Peacemaker and Zakk. Some of the bans have strange circumstances.
— OverDrive (@ABOverDrive) May 6, 2022
Além disso, os sites Jaxon e Dexerto, segundo um relatório de abril, também afirmaram que peacemaker seria um dos punidos. A Imperial e o treinador ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Frankkaster, que revelou a punição de zakk, desabafou no Twitter. Segundo o executivo, zakk não poderá ficar nem na sala de treinamento da 9z. “Como pode a Valve, dias antes do Major, banir meu treinador por algo de 2018 e o proibir de ficar na sala de treinos. O melhor é que cancelaram os voos como castigo”, disse Frankkaster.
O argentino continuou: “É antiético deixar alguém de lado do outro lado do mundo e depois de ver os vods de “evidências”, percebo que ninguém os revisa porque é um meme.”, finalizou.
Antietico dejar a alguien tirado en la otra punta del mundo y luego de ver las vods de “pruebas” me doy cuenta que no las reviso nadie porque es un meme.
— Francisco Postiglione (@FrankkasterX) May 6, 2022
Em seu Twitter, zakk também falou sobre a ocorrência. O treinador brasileiro criticou o fato de ser avisado sobre o banimento três dias antes do Major e que não se lembra dos dois rounds que aconteceram o bug.
“Parece que estou banido de uma investigação que foi concluida há 14 meses atrás [sic], mas resolveram avisar três dias antes do Major. Infelizmente, não tive a memória para lembrar de dois rounds”, disse.
amigos, parece que estou banido de uma investigacao que foi concluida ha 14 meses atras mas resolveram avisar 3 dias antes do major.
Infelizmente, nao tive a memoria para lembrar de dois rounds (sendo que um, eu tenho certeza que estava away e voltei na hora do live)— zakk (@zakkfps) May 6, 2022
Em nota publica no site oficial da ESIC, a organização afirmou que encontrou três variantes difentes dos bugs: static spectator bug (espectador estático), free-roam spectator bug (espectador livre) e third-person spectator bug (espectador em terceira pessoa).
No primeiro, o profissional afetado fica parado em apenas um lugar do mapa. O segundo é o mais grave de todos. No free-roam spectator bug, o treinador fica livre para voar pelo mapas e, com isso, pode coletar todas as informações referentes ao adversário. O último é considero o mais brando de todos. É onde o treinador fica com a visão em terceira pessoa e consegue enxergar mais ângulos que seu jogador.
Veja também: PGL Major Antwerp será o primeiro mundial sem as presenças de dev1ce e olofmeister