Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

Das sombras aos céus: Sky

League of Legends

“Vamos avançar para a Seleção de Campeões para o jogo um. CJ Entus contra SK Telecom, nossa primeira partida da Champions Spring 2016. É tão bom estar de volta!”, exclamou Erik “DoA” Lonnquist naquela tarde de quarta-feira. Era o confronto de abertura da LCK Spring 2016 e o OGN eStadium, iluminado apenas pelos holofotes frontais, estava completamente lotado.

CJ e SKT, àquela altura, já eram organizações históricas tanto para a Coréia do Sul quanto para o cenário de League of Legends em geral. Eram lares de nomes como Hong “MadLife” Min-gi e Lee “Faker” Sang-hyeok e recebiam suporte de empresas gigantes. Era natural, portanto, que o estádio estivesse lotado e com torcedores apaixonados.

Mas não era uma disputa comum para nenhuma dessas equipes. A SKT mudava de topo pela segunda vez  —  com Lee “Duke” Ho-seong chegando para o lugar de Jang “MaRin” Gyeong-hwan  —  e a CJ, conhecida por manter jogadores antigos por muito tempo, reformulava a line-up quase que inteiramente.

Na temporada anterior, o roster de Park “Shy” Sang-myeon, Kang “Ambition” Chan-yong, Shin “CoCo” Jin-yeong, Seon “Space” Ho-san e MadLife foi um dos mais fortes. O único que, em solo coreano, levou Kim “kkOma” Jeong-gyun e companhia aos cinco jogos. Para 2016, contudo, nomes novos como Park “Untara” Ui-jin, Park “Bubbling” Jun-hyeong, Kim “Sky” Ha-neul e Ha “Kramer” Jong-hun representariam a franquia.

Sky, acima de todos os jogadores nas cabines de jogo, tinha pressão especial para ter bom desempenho. Não apenas estreava contra o melhor jogador da história (Faker), como também sabia que tinha que substituir bem o legado deixado por CoCo. Este fora possivelmente o segundo melhor mid laner da Coréia em 2015.

Ainda por cima, o posto do estreante não estava plenamente garantido. Havia meses que a CJ contratara Gwak “Bdd” Bo-seong, prodígio da fila ranqueada local e conhecido pelas jogadas com Zed, Yasuo e Azir. A expectativa era que, assim que tivesse idade para jogar profissionalmente, assumisse a titularidade e propulsionasse a organização à novas alturas. Sky, então, teria que jogar ainda melhor para se firmar.

Resultado de imagem para cj entus sky debut
Gwak “Bdd” Bo-seong, o segundo da foto, prestes a tomar a titularidade (OGN)

No game de estréia, ele garantiu o pick de Twisted Fate, que teoricamente era o principal da champion pool. Mas terminou com um score de 0/5/1 e 50 CS atrás do meio inimigo. Ao longo do jogo, cometeu erros de principiante como avançar até o meio do mapa mesmo sem torre, usar teleporte no meio de uma luta acabada apenas para morrer e até falhas de posicionamento. Depois, com LeBlanc, participou pouco tanto no Early Game como das teamfights em geral.

Após nove jogos, Sky e o esquadrão terminaram a primeira metade da fase regular com um recorde de quatro vitórias e cinco derrotas. Apresentaram um estilo mais passivo  —  eles e a Jin Air Green Wings foram os times com maior Média de Tempo de Jogo com 40,5 minutos  — , talvez por causa da dinâmica mid-jungle de Bubbling e Sky que buscava o scale para proteger a bot lane.

A vitória sobre a Kongdoo Monster foi a última vez que os fãs viram Sky naquela primeira etapa. Bdd tomou o posto de titular e, embora tenha terminado com o mesmo Win Ratio do companheiro de posição, se destacou muito mais. Foi dominante com um Azir fora do meta e até jogou uma vez de Zed.

O Summer começou com o atual meio da Kingzone DragonX jogando ainda melhor. Ele demonstrou performances carregadoras contra adversários como ROX Tigers, Longzhu Gaming e Samsung Galaxy. Mas, para a sorte de Sky, ainda assim a CJ não conseguiu emplacar vitórias. Dessa forma, a comissão técnica optou por reinstaurá-lo ao elenco. Ele voltou, jogou a maior parte do split e no fim voltou para o banco, mais uma vez sendo deixado nas sombras. A CJ terminou rebaixada.

Estatisticamente, Sky não impressionou no ano de estréia. Foi o terceiro pior laner na Primavera com CSD@10 de -2,8, teve a pior Taxa de Dano por Minuto com 462 e pouco participou dos abates do time com apenas 69,8%. No Verão, ficou com respectivamente -3,4, 548 e 72,1%. Não recebeu muitos recursos, entretanto, com respectivamente 23,7% e 22,9% de média de ouro.

Mas ele teve bons momentos, alguns até o renderam o prêmio de MVP pós-partida. Contra o futuro companheiro Park “Winged” Tae-jin, por exemplo, foi um dos primeiros a utilizar Taliyah competitivamente e deu um hard carry. Terminou a série com um placar de 18/4/15 e participou de 94,29% dos abates. Ninguém ousou deixar passar a Tecelã de Pedras contra ele depois disso.

Resultado de imagem para skt lck spring 2017 champions
Kim “Sky” Ha-neul só assistiu o título do Spring 2017 (SKT)

Com o rebaixamento, Sky foi liberado pela CJ e um mês depois teve a transferência para a SKT anunciada. Ele ficaria na reserva de Faker. No passado, já haviam utilizado Lee “Easyhoon” Ji-hoon para alternar com o líder da equipe, então era possível que o jovem meio aparecesse de vez em quando.

Mas o time foi tão bem no Spring de 2017  —  vencendo a fase regular, os playoffs e o Mid Season Invitational  —  e tão mal no Summer e no Mundial, portanto necessitando de todas as forças de Faker para arrastá-los à beira da linha de chegada, que ele não jogou um misero jogo pela tricampeã. O mais próximo de uma aparição foi a subida ao palco para comemorar o título da primeira etapa. Ele ficou, assim, novamente nas sombras.

Até que, de repente, a RED Canids anunciou a contratação de Sky. Pela primeira vez, ele poderia ter posse exclusiva da titularidade e mostrar o verdadeiro potencial como player. E isso seria ótimo para os meios da Etapa de Verão do CBLoL 2018, que poderiam evoluir ao lado de um indivíduo que aprendeu com a comissão da SKT.

Com os dois coreanos, a RED foi implacável durante a fase regular e só perdeu para a eventual campeã KaBuM! e-Sports. Sky foi constantemente elogiado, em especial com escolhas de Galio, Corki e Ryze. Mais que isso: mesmo tendo sido derrotado pela Vivo Keyd na semi-final, o Flash seguido de Miasma e Olhar Petrificador da Cassiopeia para garantir a liderança provisória da série ficou marcado na história do campeonato.

Kim “Sky” Ha-neul sendo abraçado pelos companheiros após vitória no CBLoL (Riot Games)

A Matilha tem Pedro “LEP” Marcari, Lee “Chaser” Sang-hyun, Gustavo “Sacy” Rossi e Caio “Loop” Almeida. Nomes de respeito do cenário brasileiro e internacional. Mas não se engane: o ponto focal dessa equipe é Sky e todos os olhos estarão voltados para ele. E para um mid laner que por toda a carreira viveu nas sombras, no segundo split tem tudo para provar que o céu é o limite.

Rick Birman

por Rick Birman

Publicado em 10 de junho de 2018 • Editado há 7 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
Copa do Mundo LoL 2025: T1 cai para a AL nas semifinais; Gen.G avança para a final
League of Legends

Copa do Mundo LoL 2025: T1 cai para a AL nas semifinais; Gen.G avança para a final

A Gen.G e a AGAL venceram as semifinais da Copa do Mundo de LoL 2025 e vão decidir o título no domingo.

Há 5 horas
League of Legends
LTA Sul 2025:  LEVIATAN oficializa lineup com Hauz
League of Legends

LTA Sul 2025: LEVIATAN oficializa lineup com Hauz

A LEVIATAN oficializa a chegada do seu novo mid-laner brasileiro: Hauz. O jogador chega junto de um novo suporte na equipe para a 3ª etapa da LTA Sul 2025.

Há 23 horas
League of Legends
LoL: Quais são os cinco melhores suportes para jogar com Smolder
League of Legends

LoL: Quais são os cinco melhores suportes para jogar com Smolder

Descubra os melhores suportes para jogar com o Smolder no LoL e como desengage é a chave para potenciar o campeão em diferentes estilos de jogo

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Confira quais são os campeões com mais skins no jogo
League of Legends

LoL: Confira quais são os campeões com mais skins no jogo

Nesta matéria você confere quais são os campeões com mais skins dentro do League of Legends, contando com todos os cosméticos já lançados!

Há 1 dia
League of Legends
Copa do Mundo LoL 2025: Gen.G e T1 avançam às semifinais
League of Legends

Copa do Mundo LoL 2025: Gen.G e T1 avançam às semifinais

As quartas de final da Copa do Mundo de LoL (EWC 2025) chegaram ao fim com classificação da T1 e Gen.G. Veja os próximos confrontos.

Há 1 dia
League of Legends
LCK 2025: Veja as lineups dos times para o “3° split”
League of Legends

LCK 2025: Veja as lineups dos times para o “3° split”

A LCK 2025 volta no fim de julho; veja todas as lineups dos times que disputarão o restante do split em busca de vaga no Worlds 2025!

Há 2 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais