Como jogar Fortnite: dicas para se dar bem no game

Fortnite
De:Thaime Lopes-
September 3, 2021

Fortnite, Battle Royale da Epic Games, se difere dos jogos do gênero por seu visual colorido e divertido. Mas, não se engane: ele é um game que exige bastante concentração e habilidade por parte de seus jogadores, que constantemente estão procurando dicas de como jogar o Fortnite para melhorarem no jogo!

Se você está começando agora, veja abaixo algumas dicas importantes que preparamos para te mostrar como jogar Fortnite da melhor forma e evoluir rapidamente.

O Fortnite está disponível para consoles, PC, MAC e até para celulares Android. Antes de baixar o jogo, confira os requisitos mínimos do Fortnite e veja se o seu PC ou smartphone roda o jogo.

Continue após a publicidade

Dicas de como jogar Fortnite

Antes de mais nada: aprenda a construir

As construções são tão fundamentais no Fortnite quanto ter boa mira e estratégia de jogo. Não só elas auxiliam os jogadores a alcançarem lugares altos para se ter uma visão aérea, por exemplo, mas elas são essenciais para a defesa e ataque.

Ao dominar as mecânicas das construções, os players conseguem ganhar higher ground em cima dos adversários, editar paredes  e chãos para chegar mais rápido até o inimigo ou, até mesmo, usar de suas habilidades para confundir e surpreender os outros jogadores.

Construções podem ser editáveis
Construções podem dar vantagens de altura, por exemplo (Divulgação/Epic Games)

Comece aos poucos: aprenda primeiro a fazer o básico (parede, chão, teto, escada) e depois vá treinando para ficar mais rápido. Depois, é hora de treinar a edição: ela pode ser crucial para escapar de uma emboscada, por exemplo.

O Modo Criativo é uma boa opção para quem deseja testar as habilidades de construção e testar diferentes estruturas.

Tire um tempo para conhecer as armas

Como todo jogo de tiro, o Fortnite tem um grande arsenal de armas. O problema para os jogadores, entretanto, é que os equipamentos são constantemente atualizados, nerfados, bufados ou até mesmo saem de rotação das partidas.

Armas vão e voltam do cofre no Fortnite
Armas saem e voltam de rotação com frequência (Divulgação/Epic Games)

Por isso, para jogar bem Fortnite é necessário ser flexível e se adaptar: uma espingarda que você curta muito pode simplesmente ir para o cofre e só retornar temporadas depois. Uma forma de driblar isso é não se apegar tanto a armas específicas, mas sim ao gênero de cada uma.

Isso significa que em vez de ter um fuzil preferido, é mais vantajoso aprender a controlar o recuo de todos eles para conseguir se sair bem com qualquer um que você achar na partida. O mesmo vale para o restante das armas.

Outra dica é ficar atento aos itens especiais que aparecem de tempos em tempos. O Fortnite já teve balões que faziam os jogadores voarem, camas-elásticas que funcionavam como um super-pulo para quem queria se mover rapidamente pelo mapa, bolas de hamster como meio de transporte, entre outros.

Drops de Stark jogavam itens especiais em Fortnite
Drones do Tony Stark são alguns dos itens especiais que já passaram por Fortnite (Divulgação/Epic Games)

Ao encontrar um item diferente, não se acanhe: faça o teste e se adapte – eles podem dar vantagens consideráveis aos jogadores que aprendem a dominá-los.

Explore o mapa

A ilha de Fortnite é enorme, com diferentes biomas por toda sua expansão. De montanhas a praias, passando por pântanos e lagos, o mapa ainda possui infinitas casas, prédios e restaurantes espalhados.

Deadpool voando pela ilha de Fortnite
Ilha de Fortnite muda frequentemente com as atualizações de temporada (Reprodução/Thaime Lopes)

Conhecer bem a ilha é necessário para criar estratégias. Ao fugir da tempestade, por exemplo, é mais fácil nadar com a correnteza de um rio – que te faz se movimentar mais rápido – do que tentar escalar uma montanha.

Esse tipo de coisa só é possível aprender justamente se o jogador explorar a ilha. Além de ficar mais fácil se movimentar, é assim que é possível entender também os melhores lugares para se esconder, se posicionar com sniper, entre outras estratégias.

Para facilitar a exploração, use os carros disponíveis – só não esqueça de parar para abastecer de vez em quando.

Carros sãp boa dica de Fortnite
Carros são boas opções para fugir dos adversários e explorar o mapa (Divulgação/Epic Games)

Como jogar Fortnite: dicas de configuração

Especialista em construção

Imagem da configuração de especialista em construção no Fortnite
O Fortnite oferece várias personalizações dos controles do jogo (Reprodução/Thaime Lopes)

Quer começar aos poucos? Então altere as configurações de construção no seu jogo. Essa mecânica em específico permite que você construa mais rápido, sendo que não é necessário sequer levantar o dedo do botão para criar quatro paredes, por exemplo. Basta começar a construir e mexer a câmera para ficar rodeado de estruturas.

Teste essa configuração com seu controle padrão ou teclado e veja se consegue se adaptar. O jogo também permite personalização dos botões, o que é recomendado para quem perceber que outras configurações poderiam ser benéficas. A graça é que é possível desfazer e criar quantas combinações o jogador quiser, então use a criatividade e encontre a melhor mecânica para seu estilo de jogo.

Sensibilidade do seu jeito

Configuração de sensibilidade no Fortntie
Ajuste a configuração de sensibilidade no Fortnite de acordo com suas preferências (Reprodução/Thaime Lopes)

Como todo jogo de tiro, a sensibilidade é uma configuração importante no Fortnite. Alguns jogadores optam por manter a mecânica nos números padrões do jogo, enquanto outros preferem alterar para se tornarem mais ágeis nas construções.

A melhor sensibilidade é aquela que combina com a forma como o jogador curte jogar – eu mesma nunca mexi nas configurações do Fortnite porque quando tentei alterar, não me adaptei. Mas isso é de cada um: se você está acostumado com sensibilidade alta em outros jogos, talvez seja uma boa fazer isso no Battle Royale também, principalmente para quem joga com teclado e mouse.

O jogo à sua maneira

Jogar Fortnite é uma experiência única e pessoal para cada um. Com suas mecânicas de construção, variedade de armas e mapa em constante evolução, a melhor forma de jogar é se divertindo e testando as novas funções conforme elas aparecerem. Ainda assim, treinar é o ponto principal e quanto mais se joga, mais fácil fica.

Agora com as nossas dicas de como jogar Fortnite você terá um desempenho melhor nas partidas e pouco a pouco irá perceber a evolução da sua gameplay. Acompanhe aqui no Mais Esports todas as notícias do Battle Royale e fique ligado em todas as novidades e atualizações.