Posições no CS:GO: entenda a função de cada um no time

CS:GO
De:Bruno Martins-
January 19, 2021

Em toda equipe profissional cada jogador possui uma função para fazer durante o jogo. As posições no CS:GO refletem diretamente como o time e o próprio jogador vão fazer durante os rounds e campeonatos. O Mais Esports preparou uma lista explicando a função de cada posição no FPS da Valve.

Posições no CS:GO: IGL – In-game Leader

Posições no CS:GO - IGL
FalleN foi capitão/IGL pelas equipes que passou. Foto: Reprodução
Continue após a publicidade

A função de IGL é uma das mais importantes no CS:GO. O jogador que faz essa função dita as táticas que a equipe irá desenvolver durante os rounds e partidas. Além disso, o in-game leader também pode atuar em mais uma função que não seja a de capitão.

Posições no CS:GO: Awper

Posições no CS:GO - AWP
ZywOo, melhor jogador do mundo, é awper de ofício. Foto: StarLadder

O awper é o sniper da equipe: é o jogador que usa a AWP (Sniper) nas partidas. Esse jogador precisa ter paciência para esperar o adversário aparecer na sua mira, uma boa noção de mapa e uma movimentação que faça com que os adversários pensem que ele está em qualquer lugar do mapa. Assim como a função de IGL, o awper também pode fazer mais um papel na equipe.

Posições no CS:GO: Entry fragger

posições no CS:GO
rain, da FaZe, é um dos principais entry fraggers do mundo. Foto: ESL

O entry fragger é o jogador que vai na frente dos companheiros de equipe e abre o bombsite, limpa e ganha espaço para seus companheiros que vierem atrás. Um bom entry precisa ser atento, ter uma boa movimentação e também ter a ajuda de seus companheiros de equipe para que sua jogada gere resultados.

Posições no CS:GO: Suporte

posições no CS:GO
Xyp9x atua como suporte na Astralis. Foto: StarLadder

O suporte, assim como em todos os jogos que possuem essa função, vai auxiliar seus companheiros de equipe. A maneira mais comum disso acontecer é com os utilitários, principalmente a flashbang para a entrada do entry fragger da equipe.

Posições no CS:GO: Lurker ou costinha

posições no CS:GO
olofmeister, uma das lendas do CS:GO, é um exemplo de lurker. Foto: Igor Bezborodv/StarLadder

Lurker é aquele cara que joga mais afastado de sua equipe. Sua função é marcar as rotações do adversário e pegá-los desprevinidos enquanto estão preocupados com a invação do bomsite ou com a própria rotação de mapa. Além disso, também pode fazer barulho em lugar do mapa onde sua equipe não tem posição para confundir os adversários.

Posições no CS:GO: Segundo contato

Coldzera
coldzera é um exemplo de player que atua como jogador de segundo contato. Foto: HLTV

Menos conhecido, o jogador de segundo contato é aquele que não está na frente, mas sim entre atrás do entry fragger. Sua função é ser o segundo jogador a aparecer e, caso seu companheiro seja eliminação, sua função é de realizar a troca pouco tempo depois e não deixar sua equipe em desvantagem.

Posições no CS:GO: Playmaker

Fer Playmaker
fer é um playmaker. Foto: Todd Gutierrez/Beyond The Summit

O playmaker é um jogador mais agressivo e que busca realizar jogadas mais fora do padrão para surpreender os adversários. Sua função é basicamente abrir espaços com jogadas agressivas e fora da caixinha.

Posições no CS:GO: Coringa

O brasileiro felps é um coringa. Foto: HLTV

Coringa é o jogador que pode realizar mais de uma função dentro do mapa. Caso o entry fragger seja eliminado, por exemplo, o coringa pode assumir essa posição. Fora isso, na defesa, pode marcar mais de um spot e rotacionar rapidamente caso seja preciso.

Veja também: Overwatch: Pai gamer joga de Lúcio como nunca e vira ícone da comunidade