Posições no Rainbow Six: entenda a função de cada um no time

Rainbow Six
De:Bruno Martins-
February 19, 2021

Em toda equipe profissional cada jogador possui uma função para fazer durante o jogo e a cada rodada. As posições no Rainbow Six refletem diretamente como o time e o próprio jogador vão fazer durante os rounds e campeonatos. O Mais Esports preparou uma lista explicando a função de cada posição no FPS da Ubisoft.

Posições no Rainbow Six

Capitão/In-game Leader

Reduct, capitão da Team One. Foto: Siege.gg

O IGL é a voz da equipe dentro das rodadas no Rainbow Six. É o capitão que definirá, junto com seu time, a estratégia que será utilizada para vencer a partida e também realiza as chamadas call de mid-round, onde o IGL precisa definir, em um curto espaço de tempo, de acordo com o andamento da partida, como a equipe finalizará a rodada.

O jogador não precisa ter um operador específico para atuar como IGL. Além de ser capitão, o jogador que lidera a equipe também possui outra função a ser desempenha, que geralmente é suporte. Reduct, da Team One, é exemplo de IGL.

Entry Fragger

Posições no Rainbow Six - Nesk
nesk durante partida do Six Invitationa 2020. Foto: Reprodução/Eric Ananmalay

Assim como no CS:GO, o entry fragger é geralmente o jogador mais agressivo da equipe. Sua principal função é ganhar espaço e eliminações para ajudar sua equipe a avançar no mapa e desativar a bomba. O entry fragger costuma ter o maior número de abates durante uma partida justamente por estar na linha de frente do time.

Como exemplos de entry fragger, temos nesk, jogador da Liquid, Bullet1, atualmente no MIBR e Astro, da FaZe. Os operadores mais utilizados para essa função são os seguintes: Ash, Ying, Twitch, IQ e Hibana.

Suporte

Lagonis é uma promessa do Rainbow Six nacional. Foto: Divulgação/Black Dragons

O nome já diz tudo. O suporte no Rainbow Six é o jogador que vai auxiliar seus companheiros de equipe na busca pelo ponto da rodada. No ataque, é o suporte que fará a dronagem para comunicar ao entry fragger quais locais estão livres e quais possuem inimigos. Na defesa, o suporte tem a função de olhar câmeras e utilizar seus gadgets para ajudar a equipe.

Lagonis, ex-Black Dragons, cameram4n, do MIBR, e muringa são exemplos de suporte. Entre os operadores que podem cobrir essa função estão Thermite, Lion, Jäger, Rook, Doc entre outros.

Intermediário

Posições no Rainbow Six - xSexyCake
xSexyCake, da Liquid, durante a DreamHack Winter 2018. Foto: DreamHack

A função de intermediário é equivalente à função de coringa no CS:GO. Esse jogador pode atuar em diversas posições durante uma partida ou rodada. Se o entry fragger é eliminado, por exemplo, o Intermediário tem a habilidade de substituir seu companheiro de equipe e atuar na função desejada.

No Brasil, xS3xyCake, da Liquid, cumpre essa função na equipe. Entre os operadores habilitados para ser Intermediário estão: Capitão, Maverick, Dokkaebi entre outros.

Roamer

Posições no Rainbow Six - Paluh
Paluh na final do Brasileirão de Rainbow Six. Foto: Reprodução/Saymon Sampaio

O roamer é o andarilho da equipe e é utilizado quando o time está na defesa do mapa. Sua função é percorrer todo o mapa e, com as calls dadas pelo suporte, atrasar o maior tempo possível o avanço do adversário no mapa.

Paluh, também da Liquid, faz essa função. Vigil, Caveira, Ela, Jäger, Pulse, Valkyrie são operadores que possuem habilidades excelentes para fazer a função de roamer.

Veja também: Wild Rift, King of Fighters e mais: os lançamentos dos esports em 2021

Compartilhe!