Fall Guys: Idealizado por Machadinho, comunidade pede a inserção de personagem cadeirante

Fall Guys
De:Bruno Rodrigues-
August 20, 2020

A acessibilidade nos jogos e esports é um tema que está ganhando força ultimamente, e um dos nomes que mais levantam este debate no Brasil é o Machadinho, atual streamer da Detona. Ele é portador de amiotrofia muscular espinhal, uma doença que atrofia e causa fraqueza dos músculos.

O que ele mais joga em suas streams é Rainbow Six: Siege, mas com o lançamento do Fall Guys, Machadinho também entrou no hype de um dos jogos mais divertidos do momento.  Após ser cativado pela disputa louca entre os “feijões”, Machadinho iniciou uma campanha para pedir a inserção de um personagem com cadeira de rodas no jogo.

“Hey Fall Guys como você está, o que você acha de colocar representação no seu jogo com uma skin? Existem muitas pessoas deficientes que jogam e nós amaríamos nos sentir representados”, disse o streamer em seu tweet.

Não demorou para que a comunidade apoiasse a ideia massivamente, gerando mais de 5 mil likes e 900 compartilhamentos. O próprio perfil oficial do Fall Guys comentou na publicação e disse “nós amamos isso!”.

https://twitter.com/FallGuysGame/status/1295836577948733440

Machadinho contou ao Mais Esports que teve a ideia e conversou com uma artista chamada Ana para colocá-la em forma de desenho.

https://twitter.com/anactrln/status/1296063464880955393

“A principal ideia foi ilustrar a representatividade em si, eu quero que outros PCDs (pessoas com deficiência física) se identifiquem, igual em outros jogos”, comentou. Ele deu exemplo de outros games que possuem personagens com algum tipo de deficiência, como é o caso do Overcooked 2 e Apex Legends.

À esquerda, o personagem do Overcooked, à direita, o do Apex Legends.     (Foto: Divulgação/Overcooked 2 e Apex Legends)

Com a grande repercussão, muitas pessoas o acusaram de ter feito a publicação apenas para ganhar fama, e até comentaram que por ser um “jogo de parkour” não faz sentido ter um personagem cadeirante.

“Bom não queria fazer esse post, mas vamos la. Eu lancei essa ideia porque eu me importo com representatividade, tanto que eu trabalho com isso, aí vem a galera falar “mas é um jogo de parkour, nada a ver ter um personagem cadeirante”. Se seguir esse conceito, várias mídias não teriam personagens deficientes, por não sermos capazes de fazer algo. Isso não é para lacrar, é para mostrar que somos capazes, independente da nossa ” dificuldade”, para trazer representatividade ao próximo!”, respondeu Machadinho a todos que o acusavam.

Machadinho ressaltou que não esperava tanta repercussão da sua publicação, e disse que “ficou sem palavras” ao ver tantos nomes famosos do cenário compartilhando, entre eles o brKSEdu, Gaules, Zelune e outros. Não demorou para que algumas variações da sua arte começassem a aparecer no Twitter.

Entre essas artes 3D, a que mais ganhou repercussão foi criada pelo artista Mattos, que imaginou o conceito de uma forma detalhista. Confira:

Personagem cadeirante - Fall Guys
Foto: Divulgação/Twitter/@MattosGamer

No momento o perfil do Fall Guys ainda não comentou sobre a possível inserção de um personagem com cadeira de rodas no jogo, mas quem sabe eles já não estejam trabalhando secretamente na ideia?

Os desenvolvedores do jogo estão realizando um leilão para arrecadarem dinheiro para uma instituição de caridade. O que está sendo leiloado é uma skin dentro do jogo, que poderá ser caracterizada com a marca que vencer a disputa. Atualmente o maior lance é da empresa TUSHY Bidet, de US$ 420 mil.

Veja também: Artista desenha campeões do LoL como personagens de Fall Guys