A Team Liquid se sobressaiu contra a Karmine Corp, saindo vitoriosa da rivalidade clássica entre América do Norte e Europa. A Cavalaria tem vindo de uma crescente desde que se tornou campeã da LTA 2025 em terras brasileiras, e seu mid laner, Always Plan Ahead, ou APA em uma abreviação simples, acha que a equipe ficou ainda melhor no Brasil.
Esse foi um dos pontos abordados com o mid laner norte-americano em entrevista exclusiva para o Mais Esports. Confira:
APA, como se sente após a primeira série?
Definitivamente bem. Sempre é bom ganhar no palco internacional. Na verdade, durante a semana passada, todos os tweets que encontrei, que eram relacionados a Team Liquid, estavam sendo inundados pelos fãs do Karmine Corp. Então me senti como se eu estivesse fazendo justiça ao ganhar por eles e derrotando a KC.
Na LTA Sul, você teve muitos fãs torcendo contra você. No First Stand, aconteceu o mesmo. Você teria um buff por ser um “vilão”?
Honestamente, ir para o Brasil foi uma experiência muito útil. Porque ouvimos o público brasileiro e o quão alto eles estavam gritando. É claro que isso não é justo, porque estamos na Coreia, não estamos na casa da LEC, na Alemanha (Riot Arena), mas, quando eu estava no Brasil, no primeiro jogo contra o Isurus Estral, nós estávamos sendo atacados muito forte. Então, honestamente, isso me preparou, e provavelmente fortaleceu eu e meu time, para vir e não ser derrotado pelos fãs do Karmine Corp.

O que foi mais difícil, jogar contra o LTA Sul ou contra a Karmine Corp hoje?
Definitivamente a KC, mesmo que tenhamos ganho, eles ainda são um time ótimo. Eles jogaram muito no segundo jogo, eles terminaram o jogo (2) em 24 minutos, não estava nenhum pouco equilibrado. Eu acho que tivemos muitos erros, mas… Eu acho que nos jogos 1 e 3, eles devem ter perdido muita esperança, porque nós apenas os sufocamos repetidamente, mas, eles ainda são um bom time, nós ainda tivemos que suar para ganhar os nossos jogos.
O que aconteceu de errado no segundo jogo?
Eu fui completamente exposto. Morri por um minion que valia 21 de ouro, então foi assim que fui solado e o top laner foi solado e nós tivemos a jogada do TP no top. Então, como escolhemos um draft com muito scaling, acabamos ficando, provavelmente, uns 3 ou 4 mil de ouro atrás na partida.
E a side lane era só mais sobre responder e responder, porque tipo… eu estava perdendo ouro, UmTi estava perdendo ouro. Então, devagar, mas com certeza, em cada uma das waves, eles tinham uma vantagem de 50 ouro. Logo, nós não conseguíamos fazer nada, não tínhamos ouro para lutar.
Nós jogamos com muitos desses campeões antes. Se a gente não estivesse jogando tão mal… Assim, eu realmente gostei da nossa composição, mas não conseguimos mostrar a força dela.
Vocês acreditam que provaram, de uma vez por todas, que o NA é melhor que a Europa?
Pelo menos desde que estive no Tier 1, O NA definitivamente foi melhor do que o EU.

Como estão sendo os treinos na Coreia?
Nós só tivemos 3 treinos, na verdade, porque nós não estivemos aqui por muito tempo. E nós não treinamos contra os times da LCK. Nós treinamos contra o time do LPL. Nós treinamos contra… outro time do LTA, que também está aqui. Ok, nós treinamos contra um time da LCK, mas não foram muitos. Então é difícil dizer que alguém foi bem porque nós jogamos apenas 12 jogos de scrims.
E falando sobre a morte do swap de lanes. Como vocês estão se adaptando neste novo meta?
Eu acho que as pessoas esquecem sobre o nosso time, como nós vencemos o primeiro split de 2024, foi por conta de todos estarem jogando muito bem nas lanes. Antes que o swap de lanes fosse conhecido, antes que a G2 inventasse algo. Então eu não acho que foi uma grande dor para o meu time como as pessoas esperavam, nós fomos conhecidos como o time do lane swap, mas se olhar bem para aquele split de 2024, nós fomos o time dominante nas lanes.
E então… nós ficamos bons na meta. Então eu acho que não foi um grande impacto para nós. Nós só voltamos às nossas raízes.
Qual time você está mais ansioso para jogar contra?
Eu quero muito jogar contra Top Esports. Eles ganharam da gente no último ano no MSI. E eu quero muito enfrentar o Creme, não sinto que mostrei meu melhor contra ele, acredito que ele foi superior a mim na série do MSI. Então eu quero mostrar o quanto que melhorei e acho que ele também evoluiu bastante, assistindo aos seus jogos.
Acompanhe o First Stand 2025!
Amanhã (11), a Team Liquid encara na TES, podendo ficar em boa situação para garantir vaga aos playoffs da competição, e de quebra realizando a vingança que APA deseja. A CBTC Flying Oyster estreia contra a KC na outra série do dia, com início marcado para às 05h.
Acompanhe a cobertura completa do First Stand 2025 com calendário de jogos, formato, resultados, escalações e outras informações aqui no Mais Esports!