Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

First Stand 2025: KC Caliste comenta derrota para a TL e ressalta: “ainda estamos com fome de vencer”

League of Legends

Considerada a grande promessa da Europa, a Karmine Corp acabou sendo surpreendida e perdeu para a Team Liquid na estreia do First Stand 2025. Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, o ADC Caliste, considerado um prodígio na região, falou sobre a derrota, treinos para o torneio, pressão e mais!

A seguir, confira a nossa entrevista completa com o jogador.

O que faltou para a KC conseguir levar a série?

Acho que, no geral, houve muito estresse, eu diria. Nós não estávamos sendo nós mesmos. E não conseguimos achar o lugar que nós estávamos procurando. Estávamos tentando achar o que a gente fazia na LEC, mas a gente realmente não jogou no estilo Karmine Corp, eu diria e nos sufocamos muito com as coisas.
O segundo jogo, bem, foi um pouco mais fácil. Então… eles tinham uma boa match-up e foram agressivos, então tínhamos que respeitar um pouco. Mas de certa forma, não morremos e jogamos bem. Depois que o resto do time fez boas jogadas, nós finalmente conseguimos. Só que eu acho que foi isso, no jogo 1 e 3, nós realmente lutamos muito para… fazer jogadas proativas e demos uma pipocada de leve. Nós não jogamos a bot-lane como estávamos jogando na LEC, acho que esse foi o problema principal hoje, além do fato de ter sido muito estressante.

Diferença de performance na LEC e First Stand: pressão? Mental? Mudança de patch?

Provavelmente, ambos. Não foi uma adaptação por causa do patch, mas principalmente porque nós estamos praticamente uma semana sem jogar. Chegamos aqui e tínhamos muitos conteúdos pra fazer e não conseguíamos jogar. Então, não jogávamos o jogo tanto quanto gostaríamos.

E certamente foi uma coisa mental, porque foi o primeiro internacional para mim e pro Vladi, foi muito estressante. Também acho que foi um jogo bem importante hoje e também foi o primeiro jogo do First Stand. Então, provavelmente foi um pouco mais estressante.

Imagem do jogador CAliste no First Stand 2025
(Imagem: Divulgação/Riot)

Vocês tiveram a oportunidade de treinar contra as equipes da LCK?

Nós jogamos um pouco com as equipes do LPL, mas eram times do meio de tabela ou da parte de baixo da competição, então, foi bom, mas super interessante.
Nós vamos ter melhores treinos nos próximos dias. Não conseguimos treinar contra as equipes da LCK até agora.

Hoje o Yeon e CoreJJ foram realmente agressivos. Isso te surpreendeu você? Quais eram as suas expectativas?

Eu só esperava que eles fossem bons, porque eles são o melhor time no NA. Então, se eles estão aqui, tem alguma razão, por isso respeito todos e acho que todos são bons. Mas sim, eles jogaram bem agressivos, só que pra mim, na maioria das vezes, nós erramos. No geral, erramos como uma equipe, planejando, tentando controlar e jogando no bot-side. Então, foi muito difícil para nós.

Os únicos momentos em que fomos 2×2, nós matamos e ganhamos, então eu estou bem feliz com isso. Mas, eu acho que faltou um pouco de planejamento da equipe e realmente saber como jogar bem em ambos os lados, usando a botlane, mas isso é parte do meu trabalho. Eu preciso ajudar o time nisso.

E sim, eu acho que eles jogaram bem agressivos, mas se deve muito ao controle e a liderança que eles tiveram e também os matchups que eles tiveram. Por exemplo, na segunda partida, eu acho que eles precisaram jogar agressivos, e conseguiram, mas perderam.

Imagem do jogador Caliste cumprimentando o jogador Yeon no palco do First Stand 2025
(Imagem: Divulgação/Riot)

Você citou em uma entrevista que desde novo assiste o competitivo de League of Legends. Quando criança, você tinha essa rivalidade de NA contra EU? Chegou a viver isso?

Sim, eu vivi isso, eu acho… mas eu não vivo isso hoje, eu não tenho rivalidade com ninguém. Só porque está fora da Europa, eu não posso dizer que eu tenho uma rivalidade com NA. Quando eu nunca nem joguei contra eles na competição, digo, joguei hoje e perdi. Mas eu não posso dizer, por exemplo, que eu tenho uma rivalidade com Viper. Eu não joguei contra eles, eu sou apenas novo. Então, eu não sinto nenhuma rivalidade. Claro, eu quero vencer o mais difícil possível, mas não é porque é NA, LPL ou LCK que eu quero ganhar mais. Eu só quero ganhar muito, ganhar contra qualquer um e melhorar o máximo possível para um dia ser o melhor ADC do mundo.

E como você está se sentindo agora?

Nós ainda estamos com fome de vencer e não é porque perdemos a partida que deixamos isso de lado. É claro que é um pouco triste acabar perdendo, mas ainda tem garra e nós vamos continuar trabalhando muito para ganhar o próximo jogo.

Você é um campeão que ganhou sucesso em diferentes ligas. O que você faz de diferente? O que você acha que faz de diferente comparado com outros talentos?

Eu não sei, eu estou dedicado desde o começo. Há alguns anos eu estou jogando competitivamente e há muitos anos que eu estou assistindo a LFL. Então eu conheço várias coisas e, de novo, eu me dedico muito pra todos os dias colocar o máximo de trabalho e esforço, visando melhorar, para ter certeza de que estou fazendo um bom caminho.

Sempre busco encontrar novas maneiras de jogar, ser o melhor possível e busco o próximo dia para ter os próximos objetivos. Para ter certeza de que estou melhorando a cada dia e tentando ser a melhor versão de mim mesmo. Eu diria que sou muito dedicado e estou vivendo por isso, eu acho.

O próximo desafio da Karmine Corp é contra a CTBC Flying Oyster, que estreará na competição nesta terça-feira (11). Acompanhe a cobertura completa do First Stand 2025 com calendário de jogos, tabela, formato e outras informações aqui no Mais Esports!

Imagem do First Stand em 2025
(Imagem: Divulgação/Riot)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 10 de março de 2025 • Editado há 4 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LTA Sul 2025: Fluxo W7M confirma chegada do novo head-coach
League of Legends

LTA Sul 2025: Fluxo W7M confirma chegada do novo head-coach

Fluxo W7M anuncia Aoshi como novo head-coach e confirma as saídas de BP, Guiggs, Hidan e esclarece situação de Ganks.

Há 4 horas
League of Legends
LTA Sul 2025: RED Canids confirma as saídas de Grevthar e Aegis
League of Legends

LTA Sul 2025: RED Canids confirma as saídas de Grevthar e Aegis

RED Canids anuncia a saída de Aegis e Grevthar, encerrando um ciclo histórico. A organização deve apostar em novos nomes para o 3º split da LTA Sul 2025.

Há 4 horas
League of Legends
MSI 2025: Foi de igual pra igual! AL elimina a CFO do torneio
League of Legends

MSI 2025: Foi de igual pra igual! AL elimina a CFO do torneio

Anyone’s Legends elimina a CFO neste MSI 2025. Contudo, o placar falha e muito em resumir o quão intensa foi a série.

Há 16 horas
League of Legends
MSI 2025: Tatu revela detalhes dos treinos da FURIA no Canadá
League of Legends

MSI 2025: Tatu revela detalhes dos treinos da FURIA no Canadá

Tatu revelou que a FURIA teve apenas três dias de treino no MSI 2025, encarando as outras campeãs do ocidente, FlyQuest e Movistar KOI.

Há 23 horas
League of Legends
MSI 2025: Doran venceu a LPL em uma série pela primeira vez em 5 anos
League of Legends

MSI 2025: Doran venceu a LPL em uma série pela primeira vez em 5 anos

Doran venceu uma equipe da LPL em uma série pela primeira vez em 5 anos ao superar a Bilibili Gaming por 3 a 0 no MSI 2025.

Há 1 dia
League of Legends
MSI 2025: Dois campeões acumulam 15 jogos e nenhuma vitória
League of Legends

MSI 2025: Dois campeões acumulam 15 jogos e nenhuma vitória

Com mais de 50 partidas jogadas no MSI 2025, duas escolhas bastante lembradas pelas equipes ainda não conseguiram vencer no torneio.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais