A Epic Games anunciou neste domingo (20) que toda a receita arrecadada com o Fortnite entre os dias 20 de março e 3 de abril será revertida em ajuda humanitária à Ucrânia. O esforço será em conjunto com o Xbox, conforme comunicado da Epic, que mencionou que as organizações apoiadas pelas empresas estão garantindo suporte médico e jurídico, alimentos, água potável, artigos essenciais e abrigos aos refugiados da guerra.
Segundo blog no post oficial do Fortnite, a Epic explicou que todas as compras realizadas em dinheiro real no jogo durante o período serão revertidas em ajuda. Isso inclui desde pacotes de V-Bucks até Passes de Batalha e assinaturas do Clube Fortnite.
Enquanto a Epic doará 100% do valor bruto arrecadado entre os dias 20 de março e 3 de abril, a Microsoft contribuirá com a renda líquida de todas as vendas de conteúdos do Fortnite na Microsoft Store durante o mesmo período. Todos os países em que o Battle Royale é comercializado entrarão na conta.
Atualmente, 4 organizações receberão ajuda da Epic e do Xbox: Direct Relief, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (UNWFP) e Agência da ONU para Refugiados (UNHCR).
Para informações completas, acesse o site oficial da campanha.
Impacto da guerra entre Ucrânia e Rússia nos esports
Com a situação entre os dois países, até mesmo o PGL Major Antwerp pode ser prejudicado, tendo em vista que o ministro belga sugeriu a proibição da entrada de russos na Bélgica. A Riot optou por adiar os jogos do VCT EMEA devido aos conflitos, que também fizeram a Imperial, nova organização do Last Dance, a voltar do bootcamp da Polônia. O MIBR, que também estava no país, tomou a mesma decisão.
Várias organizações de esports mostraram solidariedade com o povo ucraniano, sendo uma delas a Team Liquid, que disponibilizou seus apartamentos na Holanda para jogadores de qualquer time que não conseguirem voltar para casa no momento.
A BLAST anunciou medidas restritivas a times com base russa, dessa forma, eles não poderão participar dos campeonatos da organizadora.
Por fim, a Epic Games baniu jogadores russos de participarem de campeonatos de Fortnite com premiações em dinheiro.
Veja também: Russos são banidos de participar de campeonatos com prêmio em dinheiro