A Epic Games anunciou uma das inovações mais ousadas para o Fortnite nos últimos anos: a introdução de NPCs com inteligência artificial generativa que poderão ser criados por usuários dentro do editor Unreal Editor for Fortnite (UEFN).
A novidade foi revelada durante o evento “State of Unreal” e promete mudar completamente o nível de interação entre jogadores e personagens não jogáveis no universo do Fortnite.
NPCs que conversam, pensam e agem com IA
Com essa nova ferramenta, criadores poderão personalizar não apenas o visual, mas também a voz, estilo de fala e personalidade de seus NPCs. Os personagens responderão em tempo real, sem depender de scripts fixos, oferecendo uma experiência de diálogo dinâmica e imprevisível.
Na demonstração oficial, um personagem chamado Mr. Buttons tentou convencer um jogador a apertar um botão vermelho, ignorando os alertas no ambiente. A fala do NPC foi gerada com apenas 20 linhas de prompt, o que ilustra a simplicidade de configuração aliada ao potencial criativo.
Inspirado em testes anteriores com Darth Vader
O conceito já havia sido experimentado anteriormente com um Darth Vader com voz IA em Fortnite. Alimentado pelo modelo Gemini 2.0 Flash e com dublagem gerada pela ElevenLabs — recriando a voz de James Earl Jones —, o personagem viralizou ao reagir de forma inesperada a falas de jogadores, inclusive soltando palavrões e depois repreendendo o usuário.
Esse episódio levou a Epic a aplicar um hotfix de emergência e rever os filtros de linguagem da ferramenta.
Segundo a Epic, os NPCs com IA chegarão ao público ainda em 2025 como parte das ferramentas do UEFN. Além disso, foi anunciado um assistente de desenvolvimento chamado Epic Developer Assistant, que utilizará IA para ajudar criadores com código na linguagem Verse.
