Foi divulgado que a Epic Games e a Apple se envolveram em um imbróglio nesta quinta-feira (13). Fortnite foi removido da App Store e após tomar conhecimento, a Epic entrou com uma ação judicial contra a Apple.
Epic Games has filed legal papers in response to Apple, read more here: https://t.co/c4sgvxQUvb
— Fortnite (@FortniteGame) August 13, 2020
A polêmica começou com a última atualização da terceira temporada do Fortnite. Com o patch, a Epic Games também desenvolveu um outro meio de pagamento por itens cosméticos que não estava inclusa a taxa que é cobrada em transações na App Store.
Com o novo método de pagamento, que não garante os 30% para a Apple, a gigante da tecnologia resolveu bloquear o aplicativo na loja do iOS. Após o bloqueio, a Apple se posicionou em artigo no site The Verge.
“Hoje, a Epic Games deu o infeliz passo de violar os termos da App Store que são aplicados igualmente para todos os desenvolvedores e que tem a função de manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, Fortnite foi removido da App Store. A Epic lançou recursos que não foram aprovados pela Apple, e fizeram isso com a intenção de violar as nossas diretrizes em relação aos pagamentos”, disse a nota.
E continua: “A Epic concordou com os termos e as diretrizes da Apple Store, e estamos felizes que eles conseguiram um espaço na loja. Vamos fazer o possível para trabalhar com a Epic Games para resolver essas violações e talvez o jogo volte para a App Store”.
A Epic Games não ficou atrás. No Twitter, a desenvolvedora publicou a seguinte mensagem: “A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite em um bilhão de dispositivos”.
Além disso, a Epic também produziu um vídeo crítico ao bloqueio. Tal produção é uma referência direta a um comercial da Apple que foi ao ar em 1984. A peça também faz alusão ao livro homônimo de George Orwell, um clássico da literatura mundial.
No comercial, a Apple faz uma crítica à IBM que na época era líder de vendas no mercado de computadores. Hoje, a Epic colocou a Apple no lugar do vilão ‘Big Brother’ que a própria Apple tinha colocado a IBM na década de 1980.
A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite em um bilhão de dispositivos. Visite https://t.co/bcOrwBLCrn e lute com a gente para que 2020 não vire “1984”. pic.twitter.com/xojzpUs9Fg
— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) August 13, 2020
Horas após a divulgação do bloqueio de Fortnite em sistemas iOS, o Battle Royale também foi retirado na Play Store. No entanto, o jogo ainda pode ser baixado e jogado em dispositivos Android já que o sistema comporta outras lojas e permite instalação de aplicativos de terceiros.
Veja também: Epic revela data de chegada dos carros em Fortnite