A temporada competitiva de 2023 começou movimentada para o FPS brasileiro. Os cenários de Rainbow Six, VALORANT e CS:GO já tiveram seus primeiros campeonatos internacionais. Equipes brasileiras como LOUD e w7m foram vice-campeãs do VCT Lock In e Six Invitational, respectivamente. Em oposto, a FURIA começou o ano ruim na IEM Katowice 2023.
Consolidação internacional no Brasil
No VCT Lock In, a LOUD disputou sua primeira competição após o título do VALORANT Champions 2022 e confirmou o fato de ser considerada uma das favoritas para conquistar o troféu. Mesmo com as saídas de Sacy e pANcada, a equipe brasileira foi à final.
A campanha foi de afirmação. Jovens jogadores como tuyz e cauanzin desempenharam um bom jogo e ajudaram a LOUD a chegar na decisão. O caminho até a final foi de vitórias. Elas aumentaram para nove desde o Mundial de 2022, mas a sequência foi interrompida pela Fnatic no jogo do título do VCT Lock In.
Apesar de não ter conquistado o título, a LOUD demonstrou que as saídas de dois campeões mundiais foram supridas com os novos jogadores. Isto quer dizer que a equipe brasileira está no caminho certo para disputar o VCT 2023: Americas League, que começará no dia 1 de abril.
De volta à final, Brasil fica com segundo vice
No Rainbow Six, o Brasil também foi bem. Assim como no VCT Lock In, o país ficou com o vice-campeonato do mundial da modalidade. Em sua primeira competição no ano, a w7m quase trouxe a Marreta para o Brasil, mas perdeu para a G2 na decisão.
Na fase de grupos, os Bulls fizeram uma campanha com quatro vitórias e uma derrota. Nos playoffs, a w7m seguiu apenas pela upper bracket com a mesma quantidade de vitórias da primeira fase.
Apesar da boa campanha, a w7m tem seu futuro indefinido. Dois de seus jogadores saíram do elenco. Julio tornou-se treinador da MNM Gaming, e Volpz deixou o quinteto e ainda está sem organização até o momento. A w7m não definiu os substitutos para a disputa do Brazil League Stage 1.
Eliminação precoce no primeiro torneio
Com a FURIA, foi diferente. Na primeira competição da equipe no CS:GO, a equipe caiu ainda na no play-in, antes mesmo da fase de grupos da IEM Katowice 2023. A FURIA venceu apenas um jogo com duas derrotas na campanha.
A vitória na estreia contra Permitta foi logo posta em cheque após derrotas contra a BIG e da desconhecida IHC, o que preocupou os torcedores para a sequência da temporada. No entanto, o espírito da arquibancada mudou.
Na ESL Pro League, a FURIA entrou mais ligada e com melhor desempenho na competição. Pelo Grupo B, o quinteto de arT e companhia se classificou com uma campanha de três vitórias e uma derrota.
Agora, a FURIA tem mais uma chance de levar o CS:GO brasileiro de volta ao topo na ESL Pro League S17 e mostrar que a campanha na IEM Katowice 2023 foi um ponto fora da curva por parte da equipe.