Free Fire: Fluxo demite Buxexa após comentário transfóbico em live

FreeFire
De:Bruno Rodrigues-
June 20, 2021

O influenciador de Free Fire e ex-jogador profissional Buxexa, foi desligado da Fluxo neste domingo (20) após comentários transfóbicos em sua transmissão. O jogador se referiu a influenciadora Marcella Pantaleão, que é trans, como “ruiva de três pernas”. Em comunicado, a organização diz não compactuar com tais atitudes e que elas não refletem os valores da empresa.

“Mesmo com apenas 6 meses de vida, sabemos que o cenário de esports precisa se unir contra qualquer tipo de preconceito, que machuca e exclui as pessoas da sociedade. Nós, do Fluxo, nos comprometemos a usar nosso poder de comunicação para acabar com atitudes deste tipo, fomentando o respeito pelo ser humano, independente do seu gênero, credo ou tom de pele, Por conta disso, informamos que o influenciador e criador de conteúdo Buxexa não faz mais parte da nossa organização”

Comunicado Fluxo
Comunicado do Fluxo sobre o desligamento de Buxexa da organização. (Foto: Divulgação/Fluxo)

Caso de transfobia de Buxexa

Na ocasião Buxexa falou sobre Nobru, um dos maiores nomes do Free Fire do Brasil e dono da Fluxo, ter comentado na foto de Marcella. “O Nobru comentou a foto da ruiva lá, botando coraçãozinho no olho, quando foi ver era uma ruiva de três pernas. Ave Maria”.

Logo em seguida El Racha, outro influenciador que também estava na live, comentou: “Eu vi (risos). Minha mulher me mostrou e disse “Nobru comentou nesta foto aqui, mas essa mulher é um homem, ele não sabe não?”.

Veja o vídeo com os comentários:

Reação de Marcella aos comentários

Pouco tempo depois dos comentários de Buxexa e El Racha, a Marcella publicou um vídeo em suas redes sociais chorando e desabafando sobre a situação. Ela ainda se mostrou indignada por muitos fãs dos influenciadores falarem que ela só “quer hype” com tudo isso.

É por isso que eu não faço amizade, prefiro ser sozinha, porque é esse tipo de coisa que acontece quando tendo fazer amizade com alguém […]. Todo dia é uma nova coisa que coloca na minha cabeça assim ‘some, some da internet que você vai acabar morrendo um dia de tanto ler esse tipo de coisa.

Stories da Marcella após o acontecido. (Foto: Reprodução/InstagramqMarcella)

Pedido de desculpas de Buxexa e El Racha

Ambos os influenciadores se manifestaram no Instagram e pediram desculpas à Marcella. Buxexa disse que “falou algo na zueira” e em momento algum mencionou o nome de Marcella.

Stories do Buxexa após o acontecido. (Foto: Reprodução/Instagram/Buxexa)

Já El Racha ressaltou que errou e não tem justificativa para o que fez. Ele pediu desculpas a influenciadora e aos seus espectadores, ressaltando que isso servirá de “aprendizado para todos”.

stories el racha
Storie do El Racha após o acontecido. (Foto: Reprodução/Instagram/El Racha)

Posicionamento da Garena

A Garena, empresa desenvolvedora do Free Fire, também se posicionou sobre o caso e ressaltou que não tolera nenhum tipo de discriminação, e “espera que streamers, espectadores e jogadores mantenham um bom comportamento dentro e fora dos jogos e transmissões”.

A empresa comunicou que as contas de Buxexa e El Racha no jogo foram banidas e os contratos de ambos com a BOOYAH!, plataforma de streaming, foram rompidos. Veja abaixo o comunicado na íntegra:

A Garena não tolera atos de racismo, preconceito, assédio e manifestações de ódio, e espera que streamers, espectadores e jogadores mantenham um bom comportamento dentro e fora dos jogos e transmissões. A empresa é veementemente contra qualquer tipo de má conduta e se solidariza com qualquer pessoa ofendida com o ocorrido. A empresa não apenas se reserva o direito de tomar medidas disciplinares apropriadas, inclusive banimentos, suspensão, ou encerramento e exclusão das contas, como comunica que Rachaxp e Buxexa, envolvidos na recente polêmica, não fazem mais parte do quadro de streamers da plataforma BOOYAH! e do programa de influenciadores da Garena. Tais ações têm o intuito de proteger a integridade e garantir as melhores condições possíveis aos jogadores, equipes, atletas, patrocinadores e colaboradores.

Veja também: Corinthians conquista dobradinha e assume a liderança da tabela da LBFF 2021