Quanto tempo um jogo continuará vivo? Essa é uma pergunta muito difícil de se responder, praticamente impossível na verdade, a menos que alguém tenha poderes de prever o futuro. Em participação no 2v1 Podcast, o Manager do time de Free Fire da Team Liquid, Erickão, declarou que o jogo Mobile da Garena por vezes passa por momentos de insegurança, mas que não devem ser motivo de pânico.
Eu vejo no Free Fire muitas coisas que já vimos no LoL, que as pessoas falam ‘ai meu deus, está acabando!’ e eu digo para que não, não está acabando, e eu sei porque já vivi isso. Todo mês escuto essa história. Eu falo para os jogadores, o Free Fire teve um pico surreal, e claro que a Pandemia ajudou nisso, porque a galera estava em casa e precisava consumir alguma coisa, mas agora as pessoas estão saindo de casa, não vão ficar assistindo campeonato.
Erickão comentou também que, quando surgiram as informações de que a Riot Games poderia estar preparando uma versão Mobile do seu FPS, Valorant, a comunidade de Free Fire ficou um pouco pessimista. “Não sei quanto vai durar, mas acabando, te garanto que não está, muita gente joga Free Fire, muita gente.”
“A audiência vai oscilar, é normal, mas aquele pico é insustentável. O normal é agora, vai estabilizar, o padrão que vemos em todos os jogos”, explica Erickão, que diz ainda que o hype em torno de um jogo pode aumentar dependendo do contexto competitivo, quando um time brasileiro conquista o título mundial.
O manager citou também a importância das vitórias para que um jogo seja e se mantenha relevante. “O CS é o grande exemplo disso, quando o Brasil ganha o pessoal já fica animado e joga, mas aí se vai mal, dá uma desanimada na audiência.”
Além de comentar sobre a vida útil do Free Fire, Erickão também comentou sobre as diferenças que sentiu entre a Riot Games e a Garena, lembrando que antes de ir para a Team Liquid, Erickão passou quase dez anos trabalhando no cenário de LoL.
Você pode conferir o episódio completo com Erickão abaixo.
Veja também: “Você cria rixas por nada”, comenta Daniels sobre cenário