Em reunião sobre a segurança nas escolas, Luiz Inácio Lula da Silva criticou os jogos violentos e afirmou que eles influenciam negativamente o comportamento dos jovens. O presidente da república conversou com governadores, ministros e representantes de outros poderes para falar dos ataques recentes em diversas instituições de ensino no país.
Em suas falas, Lula associou jogos violentos com a possibilidade de jovens cometerem crimes, inclusive homicídios. O presidente afirmou que games não ensinam amor e sim a matar.
Não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. Os games estão ensinando a molecada a matar.
Pode ser que tenha uma raríssima exceção que não faça isso, mas eu duvido que não tenho um moleque de 8, 9, 10, 12 anos que não esteja habituado a passar a maior parte do tempo jogando essas porcarias. […] E tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças.
Logo após a fala, Lula afirmou que a população brasileira está chocada com o incidente em Blumenau, Santa Catarina. Na ocasião, um jovem assassinou quatro crianças utilizando uma machadinha em uma creche da cidade. Após o crime, o deputado Zé Trovão (PL-SC) chegou a pedir a suspensão de “jogos violentos” no Brasil ao governo.