Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

Gaules sobre sucesso das transmissões casuais: “Não estava louco”

Geral

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome

Gaules é um stremear que ultrapassou a bolha do esporte eletrônico. Suas transmissões de campeonato abrangem um público maior do que dos amantes do esport. Seu estilo é marcado pela descontração e ele queria que fosse desse jeito, sendo diferente das transmissões de esportes tradicionais.

O Mais Esports conversou com Gaules e o streamer falou sobre muitas coisas. Uma delas é o fato de sua stream ter furado a bolha do esport. Para Gaules, esse fato aconteceu justamente por conta do seu estilo de transmissão mais casual.

Acho que furar a bolha é uma barreira que a gente quebrou por mostrar que a transmissão do esporte eletrônico pode ser muito mais casual e se aproximar muito mais das pessoas do que só a relação de gostar de Counter-Strike ou qualquer outra modalidade. A maioria das pessoas não joga futebol, mas assistem aos jogos. Sempre pensei que daria para ser diferente no esporte eletrônico no sentido de não necessariamente as pessoas jogarem Counter-Strike, mas acompanharam e criaram um gosto por isso.

Para se tornar um sucesso entre até quem não joga CS:GO, Gaules contou com sua personalidade, disse. Isso ajudou no fato de trazer espectadores que não entendiam o jogo, mas que se mostraram abertos para conhecer.

Juntou muita coisa: a minha história, minha vivência, ser uma pessoa mais velha, ser uma companhia legal para as pessoas e fazer com que elas se interessassem no que eu gosto muito, na minha paixão que é o Counter-Strike. Uma coisa levou à outra: eu consegui que meu conteúdo chegasse em muitas pessoas e essas pessoas estavam abertas a conhecer e assistir. Aí começaram a torcer e se apaixonar pelos esports. Foi um caminho diferente, mas muito satisfatório.

Sobre a transmissão informal, Gaules foi muito criticado no início. No entanto, o tempo mostrou que esse é um modelo que agrada parte dos espectadores na internet. Inclusive, o formato foi copiado em outras transmissões, até de esportes tradicionais.

É muito legal saber que eu não estava louco [com a transmissão mais informal]. Eu sempre achei que o esporte eletrônico fosse algo muito moderno. No esporte convencional já tem muitos anos de transmissão. Existem esportes que estão há muito tempo em um formato onde você já tem tudo configurado. O esporte eletrônico estava indo para a mesma linha de trazer os elementos da transmissão tradicional. Lá em 2012, 2013, quando já começaram as transmissões na época da Agência X5, nas que a gente fazia para a Riot. Quem lembra dessa época sabe que era uma coisa super informal e que eu gostava muito. Tinham os campeonatos na arena, a forma que a transmissão era feita, como o conteúdo era divulgado… Eu achava que aquilo era um caminho que iria agradar às pessoas e que faria muito mais sentido. Só que com o tempo, as empresas foram internalizando essa parte de transmissão, dos profissionais que trabalhavam e também trouxeram muita gente da TV e do esporte tradicional.

Gaules viu com incômodo o fato das transmissões de esports estarem se assemelhando aos jogos dos esportes tradicionais. No entanto, ele viu a oportunidade de fazer algo diferente depois que começou a fazer streams em 2018.

Isso foi mudando no sentido de que o sentimento de tornar mais profissional era trazer esse formato do esporte tradicional. Eu via e pensava estar indo para um lugar totalmente distante do que acredito. Quando eu tive a oportunidade em 2018 de fazer streams e ver que tinha campeonato que eu conseguia transmitir, eu pensei em colocar em prática tudo que acredito que seja o futuro que as pessoas querem assistir. Já que eu não encontrava esse conteúdo que eu gostaria de ver, eu fiz para que as pessoas tivessem. Fico satisfeito de ver que era uma coisa que enxerguei antes de outras pessoas. Alguém tem que dar a cara a tapa e tentar. Eu tentei e acho que muitas pessoas se inspiraram e se perguntaram o que estava acontecendo para ter tanta gente vendo CS:GO. Hoje pode ser que as pessoas não conheçam as streams e o cenário de esporte eletrônico, mas tenho certeza que em algum momento eles já trombaram com algum formato de transmissão que a gente acabou criando. Me deixa muito satisfeito saber que em algum momento da história a gente conseguiu fazer algo diferente.

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome
Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 30 de março de 2023 • Editado há 2 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Primeiro ambulatório de Esports do Brasil é inaugurado com atendimento gratuito pelo SUS
Geral

Primeiro ambulatório de Esports do Brasil é inaugurado com atendimento gratuito pelo SUS

Iniciativa pioneira, dentro do Centro de Traumato-ortopedia do Esporte, ambulatório busca atender streamers, profissionais e fãs de Esports.

Há 2 dias
Geral
Após perda de patrocínio da Honda, Co-CEO da Team Liquid defende jogador: “Esse garoto merece jogar”
Geral

Após perda de patrocínio da Honda, Co-CEO da Team Liquid defende jogador: “Esse garoto merece jogar”

Um dos Fundadores da Liquid, Nazgul, protegeu DiasLucasBr, após jogador de Siege X fazer postagem que teve ampla repercussão negativa.

Há 5 dias
Geral
Team Liquid perde seu principal patrocínio após postagem de jogador brasileiro
Geral

Team Liquid perde seu principal patrocínio após postagem de jogador brasileiro

Após post polêmico com GIF de explosão, Honda rompe com Team Liquid e Lucas Dias é advertido por conduta inadequada no RELOAD.

Há 6 dias
Geral
Copa do Mundo de Esports 2025: veja jogos, datas, formatos e onde assistir
Geral

Copa do Mundo de Esports 2025: veja jogos, datas, formatos e onde assistir

A Copa do Mundo de Esports 2025 (Esports World Cup 2025) promete ser o maior evento do cenário competitivo, trazendo uma premiação de US$ 70 milhões. 

Há 9 dias
Geral
Valve confirma vazamento de dados de 89 milhões de contas na Steam, mas tranquiliza usuários
Geral

Valve confirma vazamento de dados de 89 milhões de contas na Steam, mas tranquiliza usuários

A Valve confirmou nesta semana um vazamento envolvendo dados de até 89 milhões de contas da Steam, plataforma digital da empresa.

Há 9 dias
Geral
CEO da Vivo Keyd Stars fala sobre encerramento de modalidades
Geral

CEO da Vivo Keyd Stars fala sobre encerramento de modalidades

O CEO da Vivo Keyd Stars, Hugo Tristão (Vex), explicou a saída da organização de algumas modalidades como a Ignis Cup e o Rainbow6.

Há 10 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais