×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Gaules sobre sucesso das transmissões casuais: “Não estava louco”

Geral

Gaules é um stremear que ultrapassou a bolha do esporte eletrônico. Suas transmissões de campeonato abrangem um público maior do que dos amantes do esport. Seu estilo é marcado pela descontração e ele queria que fosse desse jeito, sendo diferente das transmissões de esportes tradicionais.

O Mais Esports conversou com Gaules e o streamer falou sobre muitas coisas. Uma delas é o fato de sua stream ter furado a bolha do esport. Para Gaules, esse fato aconteceu justamente por conta do seu estilo de transmissão mais casual.

Acho que furar a bolha é uma barreira que a gente quebrou por mostrar que a transmissão do esporte eletrônico pode ser muito mais casual e se aproximar muito mais das pessoas do que só a relação de gostar de Counter-Strike ou qualquer outra modalidade. A maioria das pessoas não joga futebol, mas assistem aos jogos. Sempre pensei que daria para ser diferente no esporte eletrônico no sentido de não necessariamente as pessoas jogarem Counter-Strike, mas acompanharam e criaram um gosto por isso.

Para se tornar um sucesso entre até quem não joga CS:GO, Gaules contou com sua personalidade, disse. Isso ajudou no fato de trazer espectadores que não entendiam o jogo, mas que se mostraram abertos para conhecer.

Juntou muita coisa: a minha história, minha vivência, ser uma pessoa mais velha, ser uma companhia legal para as pessoas e fazer com que elas se interessassem no que eu gosto muito, na minha paixão que é o Counter-Strike. Uma coisa levou à outra: eu consegui que meu conteúdo chegasse em muitas pessoas e essas pessoas estavam abertas a conhecer e assistir. Aí começaram a torcer e se apaixonar pelos esports. Foi um caminho diferente, mas muito satisfatório.

Sobre a transmissão informal, Gaules foi muito criticado no início. No entanto, o tempo mostrou que esse é um modelo que agrada parte dos espectadores na internet. Inclusive, o formato foi copiado em outras transmissões, até de esportes tradicionais.

É muito legal saber que eu não estava louco [com a transmissão mais informal]. Eu sempre achei que o esporte eletrônico fosse algo muito moderno. No esporte convencional já tem muitos anos de transmissão. Existem esportes que estão há muito tempo em um formato onde você já tem tudo configurado. O esporte eletrônico estava indo para a mesma linha de trazer os elementos da transmissão tradicional. Lá em 2012, 2013, quando já começaram as transmissões na época da Agência X5, nas que a gente fazia para a Riot. Quem lembra dessa época sabe que era uma coisa super informal e que eu gostava muito. Tinham os campeonatos na arena, a forma que a transmissão era feita, como o conteúdo era divulgado… Eu achava que aquilo era um caminho que iria agradar às pessoas e que faria muito mais sentido. Só que com o tempo, as empresas foram internalizando essa parte de transmissão, dos profissionais que trabalhavam e também trouxeram muita gente da TV e do esporte tradicional.

Gaules viu com incômodo o fato das transmissões de esports estarem se assemelhando aos jogos dos esportes tradicionais. No entanto, ele viu a oportunidade de fazer algo diferente depois que começou a fazer streams em 2018.

Isso foi mudando no sentido de que o sentimento de tornar mais profissional era trazer esse formato do esporte tradicional. Eu via e pensava estar indo para um lugar totalmente distante do que acredito. Quando eu tive a oportunidade em 2018 de fazer streams e ver que tinha campeonato que eu conseguia transmitir, eu pensei em colocar em prática tudo que acredito que seja o futuro que as pessoas querem assistir. Já que eu não encontrava esse conteúdo que eu gostaria de ver, eu fiz para que as pessoas tivessem. Fico satisfeito de ver que era uma coisa que enxerguei antes de outras pessoas. Alguém tem que dar a cara a tapa e tentar. Eu tentei e acho que muitas pessoas se inspiraram e se perguntaram o que estava acontecendo para ter tanta gente vendo CS:GO. Hoje pode ser que as pessoas não conheçam as streams e o cenário de esporte eletrônico, mas tenho certeza que em algum momento eles já trombaram com algum formato de transmissão que a gente acabou criando. Me deixa muito satisfeito saber que em algum momento da história a gente conseguiu fazer algo diferente.

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 30 de março de 2023 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 9 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 10 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 12 dias
Geral
LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido
Geral

LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido

Neste sábado, em partida contra a T1, o Deft alcançou uma marca que até então só Faker, o maior da história, havia conseguido.

Há 23 dias
Geral
LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização
Geral

LOUD anuncia Coringa como novo sócio da organização

A LOUD anunciou na noite desta quinta-feira (27) através das redes sociais, que Coringa se tornou o novo sócio da organização.

Há 25 dias
Geral
Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024
Geral

Gaules, Coringa e mais brasileiros são finalistas do Esports Awards 2024

O Esports Awards, premiação internacional de esports, anunciou os primeiros finalistas de algumas categorias presentes no evento.

Há 25 dias

















































Campeonatos Atuais