×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

IEM Rio Major 2022: arT projeta confronto contra NAVI: “Estamos preparados”

CS:GO

A FURIA está prestes a enfrentar um grande desafio na IEM Rio Major 2022. A equipe brasileira vai enfrentar a poderosa NAVI pelas quartas de final do Major do Rio. Antes do jogo, o capitão arT conversou com o Mais Esports sobre o confronto decisivo na competição.

Durante a entrevista, arT falou sobre o jogo contra a NAVI, torcida brasileira e possíveis confrontos na semifinal do Major brasileiro; confira.

IEM Rio Major FURIA
(Foto: ESL)

A FURIA contra NAVI

Sobre o jogo contra a equipe de s1mple, arT admitiu ser um grande desafio, mas que a partida não seria menos complicada se fosse com uma equipe que tenha menos nome no cenário internacional do CS:GO. Além disso, o capitão apontou a torcida como uma grande aliada no confronto da próxima sexta-feira (11).

Quando a gente pensa em NAVI, a gente pensa em um desafio, mas a gente leva para o lado bom. Já enfrentamos oponentes com menos renome do que a NAVI em playoffs de Major e não foi mais fácil do que enfrentar equipes maiores. Então, a gente se sente muito preparado e a gente sabe que quando chegar no stage, com a torcida brasileira apoiando, a gente tem muita chance de ganhar. E o melhor dos casos, se a gente ganhar, vai ter um momento muito grande para a gente levar para o resto do torneio. Então, ganhar da NAVI nas quartas de final dá uma moral muito grande para a gente, uma motivação para ir à semifinal e à final. Acho que é um bom oponente para pegar nas quartas de final.

A FURIA terminou o Legends Stage de forma fácil com uma campanha 3-0. A NAVI enfrentou mais dificuldades na segunda fase do torneio. No entanto, o quinteto de s1mple ainda continua sendo a favorita no confronto, e arT sabe disso. 

Acho que isso é normal no CS e em qualquer esporte tradicional. Quando você tem uma equipe com muito renome, que já foi campeão de Major, com um dos melhores jogadores do mundo jogando lá, normal que tenha essa expectativa grande em cima deles e é normal que a gente seja underdog quando vai encarar um confronto desse. Mas o CS:GO é muito estacado atualmente: você pega a NAVI contra outros times ou até contra a FURIA, é uma partida muito mais pegada do que as aparências falam. Para mim, vai ser uma partida tão acirrada, quanto seria se a gente enfrentasse a Spirit ou MOUZ.

s1mple
Foto: Reprodução/BLAST

Na entrevista, arT também pontuou quais serão as maiores dificuldades no jogo das quartas de final contra a NAVI. Para o capitão da FURIA, o estilo de jogo e a mudança constante da equipe adversária será um grande empecilho, mas a equipe conta com um plano de jogo: começar bem no confronto.

A maior dificuldade que a gente vai ter é que vai ser uma batalha técnica. Acho que eles têm um mindgames contra nós, muito forte. Eles mudam muito a estrutura do jogo, então vai ser uma batalha mental de calls e quem vencer no início do jogo, vai criar um bom momento, então acho que esse começo de jogo contra a NAVI vai ser muito importante. Se a gente conseguir levar um primeiro armado ou um segundo armado e abrir uma distância, vai ser o cenário ideal. Então, a gente não pode deixar os caras começarem bem. Acho que esse é o maior desafio para gente. Temos que começar bem e não deixar os caras criarem um bom momento na partida porque aí vamos ter muito mais vantagem, vamos crescer no jogo e é muito importante para gente isso.

A FURIA e sua gente

A torcida brasileira deu um show no Challengers e Legends Stage. Na etapa das Lendas, a FURIA teve o suporte de todo o Riocentro e impressionou tanto a organização brasileira, quanto todos que acompanham a IEM Rio Major 2022.

torcida brasileira na iem rio major 2022
Foto: Adela Sznajder/ESL

Na entrevista, arT citou o primeiro jogo e revelou que a equipe sentiu a pressão e a responsabilidade de disputar o maior campeonato de CS:GO dentro de casa. No entanto, o capitão afirmou que a equipe absorveu melhor os apoios e, com isso, a partir do segundo jogo, tiveram um desempenho melhor.

Antes de vir para o Major, não sabíamos como ia ser a torcida. Na primeira partida, a gente sentiu um pouco quando chegamos no Challengers Stage e jogamos o primeiro mapa, sentimos um pouco de pressão, uma responsabilidade e acabou afetando nosso condicionamento no server. Depois da primeira partida, aprendemos como um time. Cada um, individualmente, deu para perceber pelo tom de voz, pela pegada dentro do jogo, que abraçamos essa pressão e essa responsabilidade de ter torcedores brasileiros nos apoiando e acabou nos motivando ainda mais. 

Além disso, arT também se disse muito motivado com os cantos e gritos da torcida no Riocentro e que os brasileiros nas arquibancadas foram fundamentais para a campanha da FURIA no Major até agora.

Quando você está lá, com a torcida gritando e apoiando, você se sente muito mais motivado e com confiança de fazer as plays. No jogo contra a Spirit estava 10-1 para os caras e fizemos o primeiro round e a torcida gritando como se fossemos campeões do Major. Quando você sente isso na pele, você acredita até o final. Isso é uma parada muito legal que nós nunca vivenciamos antes.

equipe da furia na iem rio major 2022
Foto: Stephanie Lindgren/ESL

Esse apoio, como o que veio da torcida contra a Spirit, será fundamental para que a FURIA possa vencer a NAVI nas quartas de final. De acordo com arT, os ucranianos podem sentir a pressão da torcida. 

Definitivamente (a torcida contra a NAVI pode fazer a diferença em favor da FURIA). No esporte tem muito disso: o favoritismo quando você joga em casa é muito maior. Nós acreditamos que essa torcida nos apoiando e contra a NAVI vai pegar nos caras e vai pegar em nós também de forma diferente. A NAVI vai se sentir mais pressionanda e nós vamos soltos e tenho certeza que isso vai ser um ponto de impacto, ponto decisivo para ganhar da NAVI.

A FURIA no Champions Stage

FURIA e NAVI seria uma final antecipada? Para arT sim e não. O capitão disse que para a mídia essa pode, sim, ser considerada uma final antecipada. Para a FURIA, não tanto. De acordo com arT, a equipe encara cada jogo como se fosse uma final, mas admitiu que a NAVI seria uma equipe que se espera enfrentar na final. 

Eu acho que para nós dá para dizer ser [uma final antecipada]. A NAVI é uma equipe que você espera enfrentar em uma final, todo mundo espera, pelo nome e pelos jogadores que eles têm, pela história. Dá para dizer que, pela mídia, é uma final antecipada. Para nós, sabemos que não é. Sabemos que todos os times que estão nos playoffs mereceram a vaga. Não é à toa que a NAVI passou 3-2 para o Champions Stage com muito sofrimento. Poderia não ter passado. Então sabemos que o CS:GO é estacado, mas, querendo ou não, é a NAVI. Gostamos de enfrentá-los, então vai ser um jogo legal. Para nós, vamos nos sentir como se fosse uma final, assim como todos os jogos que disputamos e vamos disputar.

FURIA IEM Rio Major 2022
(Foto: ESL)

Se passar pela NAVI, os brasileiros vão enfrentar as equipes da Heroic ou Spirit. Perguntado, arT não escolheu um adversário caso a FURIA vença seu confronto contra s1mple e companhia. O jogador brasileiro ainda fez uma breve análise de cada um dos elencos e se disse preparado para o que vier.

Sinceramente, não temos preferência de adversário. Nós já enfrentamos a Spirit várias vezes e é um bom time, um time cascudo, mas com muito jogador novo, que está bem no servidor e que não sentem tanta pressão como deveriam sentir. A Heroic é um time com muita história, com diversos campeonatos disputados e muitos campeonatos grandes. Acho que os dois times (Spirit e Heroic) são bem parecidos de formas diferentes. Ganhando da NAVI, acho que vamos levar um bom momento para o próximo jogo. E o que vier, estamos preparados.

Em parceria com a GG.BET estamos realizando a cobertura completa da IEM Major Rio de CS:GO. A GG.BET oferece a melhor experiência em apostas de esports junto às melhores ODs possíveis! Clique aqui e obtenha um seguro de aposta, uma aposta grátis ou um bônus em seu primeiro depósito até R$ 500.

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 10 de novembro de 2022 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 7 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 7 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 8 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 9 meses

















































Campeonatos Atuais