O segundo dia de IEM Major Rio 2022 foi marcado por uma pequena polêmica durante a transmissão brasileira e presencial do torneio de CS:GO. A ESL optou por tirar o minimapa e raioX da transmissão, alegando “preservar a integridade competitiva”, e foi duramente criticada por Gaules.
A retirada dos recursos se deu porque a ESL entendeu que a torcida pudesse estar “ajudando” a Imperial no jogo contra a Cloud9. Os recursos sumiram no fim do primeiro mapa e começo do segundo, e chegaram a gerar gritos de “ESL vai tomar no c*” pelo público presente.
Desde ontem, a possibilidade de “sanções” pelos gritos de posição da torcida já eram esperadas nos bastidores. ESL toma a primeira agora, tirando raio-x e minimapa dos telões. #IEM pic.twitter.com/8S41llx5CM
— Roque Marques (@roque_mn) November 2, 2022
Gaules dá dura na organização da IEM Major Rio 2022
Gaules estava transmitindo o campeonato direto do riocentro e se pronunciou sobre o caso:
Dando um esclarecimento a todo mundo que está em casa e quem está na arena também. Por falta de estrutura, a ESL não consegue jogar um sinal diferente da stream e do palco, então eles tiraram o raios x e o mapa por não entenderem português. Eles acham que tudo que estamos cantando é ‘call’, então somos o único lugar do mundo que vamos ter uma transmissão sem raios x, sem mini-mapa, por falta de estrutura da ESL, por falta de entender a nossa língua. Então eu peço que a educação aconteça no chat e vamos mostrar pra eles que é uma situação dura
Gaules continuou falando e criticou a estrutura da ESL, inclusive chegando a pedir para que traduzissem a sua “bronca” para a organizadora:
Aparentemente, a gente é o único lugar do mundo que vai ter a maior transmissão do planeta e eles, por falta de estrutura, não conseguem jogar uma transmissão na internet e uma para a arena. Se eles acham que tudo que estamos falando é ‘call’, eles deveriam falar português. Peço desculpa à maior transmissão de Counter-Strike por não estar assistindo com raios x e mini-mapa, mas estamos aí, para a gente é sempre mais difícil. Por mais que eles façam essa festa, eles não vão entender nunca o que é ser brasileiro. E agora aproveita alguém aí da produção e traduz essa p**** para eles
ESL se pronuncia sobre o caso
A ESL publicou um comunicado falando sobre o caso e disse que a decisão foi para “defender a integridade competitiva” do torneio:
A integridade do torneio é o fator mais importante para nós. Nos últimos dias, tivemos incidentes que acreditamos , possam ter colocado isso em risco. Durante todo o torneio, temos comunicado ao público o nível de importância desta questão. No início desta noite, sentimos a necessidade de remover o mini mapa e a visão de raios x para o público presente no evento, por várias rodadas, para proteger a integridade do torneio. Fizemos isso pois não queremos estragar a experiência da nossa audiência e do público. Continuaremos defendendo a integridade do torneio.
Outros jogadores se pronunciam sobre a retirada dos recursos
arT, da FURIA, que inclusive está jogando a IEM Major Rio 2022, se pronunciou sobre o caso e disse que não ouviu nada enquanto jogava
Eu que to la jogando não ouvi nenhuma call, diminuir a experiência da torcida por causa de chanting é palhaçada demais, devem ta achando que “uh vai morrer” é call KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Barulho da torcida qnd tem alguém marotado é assim desde sempre, é parte do cs live
— Andrei Piovezan (@arTcsgo) November 2, 2022
vsm, do Fluxo, questionou o motivo de o recurso também não ser retirado em campeonatos que acontecem no exterior: “a Omen Challenge que ganhei com a detona, dava pra ouvir até narração”
legal ne, no brasil tiram o xray e na gringa nao? antigamente os player colocava mira na parede e a torcida gritava e podia? a omen challenge que ganhei com a detona, dava pra ouvir ate narracao e a recente ESL rotterdã tb dava pra ouvir a narracao ingles e ninguem falo nada ….
— Vinicius Moreira (@vsmzin) November 2, 2022
A ESL acabou voltando com o minimapa e raioX pouco depois da retirada. Na série em questão, a Imperial foi derrotada por 2-0 e, consequentemente, foi eliminada do torneio. No mesmo, dia a 00 Nation também foi eliminada.
Em parceria com a GG.BET estamos realizando a cobertura completa da IEM Major Rio de CS:GO. A GG.BET oferece a melhor experiência em apostas de esports junto às melhores ODs possíveis! Clique aqui e obtenha um seguro de aposta, uma aposta grátis ou um bônus em seu primeiro depósito até R$ 500.