Segundo o ditado popular, de grão em grão a galinha enche o papo. Porém, quando uma maioria quer que a galinha fique satisfeita logo para que outra galinha assuma seu lugar, é a hora de rolar um open food pro bicho ficar de buchin chei e dar um tempo. E é justamente isso que está prestes a acontecer com o meta de Overwatch.
Analogia não é meu forte, então, pra ficar mais claro: A composição mandatória do meta, após tantas esperanças de estar acabando, pode finalmente ter encontrado seu último suspiro. Como? Com o Patch 1.34, que estará presente nos playoffs da Overwatch Contenders e na Fase 2 da Overwatch League! Vem comigo que as mudanças são longas!
Primeiramente, é importante entender que os tanques, atualmente, recebem mais dano em geral de uma diversidade maior de heróis. E isso acontece por conta das mudanças recentes no sistema de Armadura do jogo, aquela “vida amarela” que já está presente em alguns heróis e que pode ser concedida por outros como bônus. Resumidamente, a consequência da diminuição do dano mitigado pela armadura são machucados maiores quando se está lidando com DPS e heróis em geral que possuem armas usam munição particionada, ou seja, metralhadoras, shotguns, entre outros. Além disso, nessa atualização os danos aplicados por tempo e por armas de laser/choque/feixes, como Winston, estão maiores, e tudo isso favorece ainda mais o uso do Cientista, Orisa e Wrecking Ball, por exemplo.
E, como se as mudanças na Armadura – que fazem com que tanques fiquem menos tempo de pé – não bastassem, diversos heróis foram modificados para lidar melhor com a composição de GOATS ou para diminuir a força de tal estratégia. Então, bora entender o que rolou!
• Ana
Com a diminuição da cura de seu Estimulante, a possibilidade de salvar algum tanque do seu time na hora H diminui em 50 pontos de vida. Parece pouco, mas na hora de ganhar milissegundos pra alguma habilidade voltar e operar o milagre que sua linha de frente espera, a vida a mais conta muito. Com isso, a taxa de cura da Ana permanecerá alta, mas o fôlego dos tanques no meio da luta pode diminuir. Comece a perceber, aos poucos, o direcionamento das mudanças à tática de GOATS.
• Doomfist
Um herói que estava sendo apontado como fortíssimo há um tempo atrás e que caiu em desuso após drásticas mudanças. Finalmente, a esperança dos jogadores de DF está mais alta, pois, com a redução de tempo de recarga de seu combo, a facilidade de entrar na luta, explodir um suporte e sair no socão – ou até mesmo eliminar mais alguém que esteja dando sopa – aumentou. E, claro, mais mobilidade, menos punição e mais opções. Tudo que o personagem precisa.
Imagino que possa aparecer situacionalmente, em especial em composições com Sombra nos famosos Dives.
• Junkrat
Um dos principais counters de composições que se movimentam em blocos e estrela da composição de Spam com Orisa e Widowmaker, o Junkzão da massa teve seu dano aumentado em geral, o que é um pesadelo para tanques. E para a GOATS, claro.
Porém, seu pneu permanece mais ou menos com o mesmo tempo necessário para ser carregado, ou seja: a intenção não é agilizar a suprema. É não deixar rotação nenhuma ser feita impunemente em direção ao ponto!
• Lúcio
Com certeza, a mudança mais grave de todas em se tratando de composições com muitos tanques.
O brasileiro sempre foi conhecido e pesadamente utilizado pela capacidade de aumentar a velocidade de seu time, o que ajuda na hora de atacar ou sair de uma briga que não está dando muito certo. Porém, tanto seu aumento de velocidade normal quanto sua versão com o volume no máximo foram diminuídos, o que torna tal movimentação do time muito mais imprecisa e passível de punição.
E, sim, a mudança no comportamento do Boop faz com que o Lúcio tenha mais facilidade em geral na hora de mandar alguém para fora do mapa, mas isso, considerando o time como um todo, não salva o herói. Entretanto, auxilia Lúcios agressivos e independentes, pois o brazuca teve sua velocidade pessoal balanceada com um aumento de velocidade concedido ao herói por utilizar as paredes pra se locomover.
Resumo da ópera: Pode até ter ficado melhor de Lúcio sozinho, na sua, fazendo plays, mas as novidades são horríveis pro jogo em time fechado, e claro, pra GOATS!
• McCree
Até pouco tempo atrás, a chance do pistoleiro acertar alguma conta na sua Suprema era baixíssima, sendo esta utilizada mais como forma de espantar o time adversário de alguma área que quisesse ser controlada. Porém, o jogo virou, e os boletos podem finalmente ser pagos, justamente pelo aumento considerável no dano do Tiro Certeiro nos primeiros 1,5 segundos de utilização. Aumento esse que é suficiente para eliminar a maioria dos alvos com seus 550 de dano. E outra coisa importante: Com o tempo de recarga da Matriz Defensiva da D.Va aumentado para 2 segundos, um McCree de alto nível será capaz de ler a utilização de Matriz adversária, contá-la, começar sua Suprema neste meio tempo e dispará-la sem que a D.Va tenha chance de abrir novamente sua Matriz para engolir os projéteis adversários!
• Orisa
O cavalão biônico agora anda muito mais rápido enquanto atira, o que facilita as rotações das famosas bases fixas montadas pela heroína. Vale lembrar que sua arma se beneficia com a mudança na Armadura e, por conta, composições que apresentem a Orisa podem ser mais comuns e fortes do que no passado. E, claro, mais efetivas contra algumas variações da GOATS.
• Soldado: 76
Não só ajudado pelas mudanças da Armadura, o 76 agora tem dano geral maior e consegue se movimentar mais rápido enquanto atira, fazendo com que a mecânica de kiting – correr e atirar – e o reposicionamento do herói fiquem mais dinâmicos. Portanto, o Soldadão que era uma opção menos letal à longa distância do que uma Widowmaker e uma Ashe, e menos contundente à curta distância do que um McCree, pode finalmente ver dias melhores dentro do jogo competitivo!
• Sombra
Possivelmente a rainha do próximo meta. Já estava forte, já era cotada como uma boa resposta à GOATS padrão em certos mapas que favorecem a utilização da heroína, e, agora, poderá aparecer mais ainda, seja com uma estratégia mais pesada ou com algo mais móvel. E isso se dá por que agora seu hack tem seu tempo de recarga diminuído pela metade quando é utilizado em pacotes de vida. Ou seja: Será muito mais fácil manter dois pacotes de vida hackeados, impedindo o uso deles pelo oponente e aumentando sua velocidade de recarga, e, em meio a lutas, será muito mais plausível e menos perigoso sair de posição para hackear um pacote de vida importante para o momento e voltar para a briga já tendo seu Hack novamente. Cuidado com a mexicana!
• Zarya
Uma das, senão a principal fonte de dano em composições formadas por muitos tanques, a russa agora tem seu raio de explosão do mouse alternado – a esfera de energia lançada de sua arma – fixo. Isso faz com que ela não acerte um espaço maior de acordo com a quantidade de energia que possui e, consequentemente, com que cause menos dano em área, possibilitando mais jogadas de resposta pelo adversário. Outro soco na cara da GOATS. Um pouco mais fraco, talvez, mas que, junto de todos os golpes apresentados, pode enfraquecer o estilo de jogo.
• Zenyatta
O monge está mais tranquilo do que nunca! Ou melhor: Pessoalmente está mais bravo, com seu dano no tiro normal aumentado. Porém, não está mais possibilitando à sua equipe causar tanto dano extra, uma vez que sua Orbe de Discórdia passa a não diminuir tanto a resistência dos alvos marcados, impedindo que derretimentos aconteçam. E essa era justamente uma das características mais importantes e fortes da composição de GOATS com Zenyatta que, obviamente, sofre impactos negativos visíveis após a mudança.
• Baptiste
Finalmente, o herói novo chega com muita cura, um bom potencial de dano, possibilidade de fazer sua equipe sobreviver em diversos momentos e, claro, com sua Matriz Amplificadora que deleta escudos e adversários. Portanto, com o Baptiste dentro de jogo, sobreviver a um ataque conjunto da GOATS e, no meio tempo, carregar uma suprema importante ou conseguir um abate será muito mais tranquilo. Além disso, caso ele possua sua Suprema habilitada, derreter escudos do outro lado será mais fácil, especialmente com a velocidade do Lúcio diminuída, fazendo com que composições com muitos tanques fiquem mais tempo recebendo dano. Portanto, o pensamento inicial é que o Baptiste possa, sim, ser importante e forte na hora de mandar a famigerada tática de GOATS para o status de situacional ao invés de mandatória. E, sinceramente, espero muito que isso seja verdade, que o meta abra e que os times descubram estilos e variações próprias de acordo com suas características, assim como a Chengdu Hunters fez na Fase 1 da Liga.
E você? Acha que o Baptiste será importante no combate às cabras? Acha que essa atualização realmente veio pra por um fim em tal estilo de jogo? Tá curtindo o herói novo? Dá um salve ai nos comentário e não se esquece de acompanhar tudo do Overwatch profissional nas transmissões em português da Segunda Fase da Overwatch League, a partir do dia 04 de Abril em seu Canal Oficial, e da Overwatch Contenders América do Sul, toda Segunda e Quarta às 19h em seu Canal Oficial. Vejo vocês nas transmissões e na semana que vem aqui com mais um artigo de Overwatch competitivo! Abraço! :D